Rosiane Nunes Araujo2 SEMED – AM, Escola Municipal
Irmã Cristine rosianearaujo44@yahoo.com.br
Elizandra Vinente Lopes3 SEMED-AM, Escola Municipal
Irmã Cristine elizandravinent@gmail.com
Introdução
Segundo
Marinho (2007) Blog é a “denominação atual para aquilo que foi chamado de
weblog, um termo que teria sido cunhado em 1997. Weblog veio de web + log. Log
representa um registro; web diz respeito à teia que é a Internet, também
conhecida como WWW que é um sistema de documentos em hipermídias que são
interligados e executados na internet”. Seria uma versão eletrônica do diário,
uma forma de registro adotada há tempos notadamente por principalmente por
jovens do sexo feminino; aquele diário que guardava reflexões e pensamentos
mais acanhados, geralmente inacessíveis a outras pessoas. Sobretudo, agora
quando as fronteiras entre o público e o privado ficam mais tênues, a exposição
pública do que é pessoal, através das redes sociais e que estão fazendo que
cada vez mais sua vida pessoal se torne públicas envolvendo cada vez mais
pessoas, notadamente jovens. O blog faz parte atualmente de uma grande rede de
comunicação, onde os usuários se comunicam com outros, tendo como principio
ponto de interesses em comuns, ou apenas uma simples curiosidade. Hoje são
indispensáveis, afinal fazem parte dessa grande rede de informação que estamos
vivendo. O blog está ocupando um lugar de destaque no contexto educacional, esse
fato pode ser comprovado pelos diversos tipos de blogs com fins pedagógicos e
seus diversos recursos digitais que auxiliam na práxis pedagógica,como afirma
Marinho (2007) esses recursos são: “Arquivos de imagem, estática ou em
movimento, e de sons podem ser incorporados. Existem (web)blogs de fotografias,
os fotoblogs; de sons, ao áudio blogs e de imagens em movimento, os videoblogs.
Alguns sites hospedam recursos que permitem a produção de ”espaços” pessoais
que permitem a convergência de mídias: texto, imagens e sons em um só lugar. “
Assim, nesse contexto a utilização do blog como instrumento de divulgação da
pratica pedagógica beneficiará alunos e professores a expressar suas ideias de
um ambiente lúdico e criativo. No entanto, tudo depende do nosso olhar, da
nossa vontade de mudar, de propiciar ao aluno novas maneiras de aprender. Um
olhar positivo para o uso correto da Tecnologia em sala de aula poderá
constatar que ela trará muito mais do que se imagina, seu uso impulsiona a
inteligência e criam ambientes favoráveis à aprendizagem. Precisamos quebrar os
paradigmas que nos prendem a modelos antigos e ineficazes de educação, já que o
objetivo da escola é o desenvolvimento das capacidades físicas, intelectuais e
morais dos alunos. Ela precisa democratizar o SABER e reconhecer a necessidade
que se faz de trazer a Tecnologia para dentro da sala de aula, para dentro de
seu planejamento, sendo entendida, assimilada, criticada. A escola deve assumir
uma postura de crescimento, de mudança e buscar através das novas tecnologias
formas de dinamizar o ensino, requer uma postura didática que: “[...] assume a
multidimensional idade do processo de ensino aprendizagem e coloca a
articulação das três dimensões, técnica, humana e política, no centro configurador
de sua temática" ( CANDAU, 1984 .p.21 ). Quanto à dimensão técnica,
refere-se ao processo de ensino aprendizagem como ação intencional,
sistemática, que procura organizar as condições que melhor propiciem a
aprendizagem. Aspectos como objetivos instrucionais, seleção do conteúdo,
estratégias de ensino, avaliação etc., constituem o seu núcleo de preocupações.
Trata-se do aspecto considerado objetivo e racional do processo de ensino aprendizagem.
Sobre a dimensão humana o desafio de ser professor nos dias de hoje impõe uma
constante reflexão sobre a ação enquanto docente, em relação ao conhecimento, à
metodologia e às práticas pedagógicas empregadas para ensinar. Estar
comprometido com essa ação requer do profissional a capacidade de promover em
si e nos seus alunos a novidade do “aprender a aprender” (BEHRENS, 1999,
p.123). A dimensão política no que diz respeito ao ensino - aprendizagem
contribui ao educador como um fato relevante a educação na vida social do
educando e do local onde está inserido. Diante deste contexto, o artigo
pretende desenvolver a utilização do blog como fonte de informação e interação
entre alunos e professores, apresentando um instrumento diferente e inovador
nas praticas pedagógicas. Segundo D’eça ( 1998 apud MACHADO, 2009, p. 3. “ A
interatividade ganha centralidade na cibercultura1, pois ocorre a mudança de
paradigmas, passando da transição da lógica da distribuição (transmissão) para
a lógica da comunicação (interatividade), causando uma modificação radical no
esquema clássico de informação baseado na ligação unilateral
emissor-mensagem-receptor. Torna-se essencial um olhar concreto acerca das
potencialidades da World Wide Web ( na prática pedagógica, devendo esta ser
encarada positivamente dado que proporciona ao aluno a descoberta da informação
e, como se pretende, coloca-o num lugar privilegiado ao lhe ser dada a
possibilidade de se tornar um produtor de informação para a Web. Diante disso o
professor é de fundamental importância no meio de toda essa aquisição de
informação, pois é ele o facilitador da aprendizagem dos seus alunos ao
utilizarem os recursos tecnológicos. Tornando-se o principal transformador
desse novo ambiente, dependendo dele a metodologia utilizada e o rumo das
aulas, como sempre foi, só que, agora, transformada em alguns detalhes, com
novos recursos tecnológicas, onde sem dúvida irão enriquecer suas práticas
pedagógicas. Com a utilização dos recursos da web 2.0, que é a utilizada
atualmente onde o usuário pode postar, comentar, enviar imagens, compartilhar
arquivos e trocar informações de forma participativa. O professor irar ajudar a
ampliar as habilidades dos alunos de forma a elaborar textos, pesquisar sobre
um assunto, emitir opinião e debater com outros usuários, através de
comentários e compartilhamentos digitais através de redes colaborativas através
de projetos de aprendizagem os quais poderão ser melhor e mais dinâmico
gerenciados por professores, utilizando as ferramentas que existem neste novo
contexto.
PONTOS PARA UMA REFLEXÃO DO USO PEDAGÓGICO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS
Com as
inovações tecnológicas presente cada vez mais no cotidiano das pessoas é
esperado que estes avanços também repercutam no meio educacional. Nesta
situação, o processo de ensino aprendizagem não se restringe apenas ao uso de
livros textos e aulas meramente expositivas como exclusivos recursos didáticos.
Os alunos, que em sua maioria são familiarizados com as atuais tecnologias da
informação, possibilitam que no espaço da sala de aula seja possível utilizar
ferramentas tais como os blogs para facilitar este processo. Blog é uma
abreviação de weblog e significa diário on-line. A diferença do blog de um site
é a facilidade para construção e atualização de dados. Os registros aparecem em
ordem cronológica e exigem apenas conhecimentos elementares de informática, o
que o torna mais flexível e dinâmico (GOMES, 2005). Os educadores entendem a
necessidade do uso das TICs na vida diária para o desenvolvimento da atividade
profissional, observando a uma grande motivação dos educandos em relação as
novas tecnologias em sala de aula. Segundo Freire (2002): Nunca fui ingênuo
apreciador da tecnologia: não a divinizo, de um lado, nem a diabolizo de outro.
Por isso sempre estive em paz para lidar com ela. (...).Ninguém melhor do que
meus netos e minhas netas para me falar de sua curiosidade de instigada pelos
computadores com as quais convivem. ( FREIRE, 2002, p. 97 e 98). A facilidade
de construir um blog, a rapidez e praticidade com que são veiculadas as
informações proporcionam diversas possibilidades para seu uso pedagógico.
Assim, vários docentes têm inserido o desenvolvimento de blogs em suas práticas
educativas. Especificamente na educação ambiental, uma temática que exige um
processo de ensino aprendizagem interdisciplinar e contextual, percebe-se a
adequação a essas exigências quando incentivamos o emprego de blogs como
elemento de mediação didática em sala de aula. Segundo (MARINHO, 2007) os blogs
na escola podem servir para vários fins: podem ser o portal da escola sua forma
de se abrir e se mostrar para o mundo. Podem ser o espaço de divulgação de
ações ou projetos específicos. O uso do blog na educação está transformando-se
num meio de construção coletiva da aprendizagem uma vez que essa ferramenta
estimula a comunicação, a democratização de ideias, informações e
conhecimentos, construindo-se a aprendizagem de forma colaborativa. Na condição
de utilização do blog como recurso educacional, Boeira (2009) afirma que os
alunos não são mais apenas receptores passivos de informações, eles também
devem contribuir com o processo de aprendizagem, uma vez que esse processo é
ativo, no qual tanto o aluno quanto o professor participam. Segundo Valente
(2010), é importante que o professor utilize os recursos para os alunos
desenvolverem atividades, trabalharem. Não necessariamente em sala de aula,
afinal não estarão presentes todos os recursos que o aluno precisa. Mas ao sair
da escola o aluno pode fotografar, filmar, buscar informações entrevistando,
buscando pessoas e organizar todos esses dados gerando assim um produto. Este
produto pode ser um relatório ou projeto com começo, meio e fim, que o
professor acessará e verificará em que poderia melhorar. Para Valente (2010)
deter-se à atividade em aula é limitar-se.
AS POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
RELACIONADAS AO USO DOS BLOGS
O projeto “A
utilização do blog como ferramenta didática em sala de aula” propiciará aos
alunos a interatividade entre professor e aluno ao decorrer do período de
execução avaliar as diversas áreas do conhecimento. Através do desenvolvimento
do projeto acarretará no processo ensino-aprendizagem do aluno de forma
individual e coletiva com acompanhamento mediante a discussões, produção e
compartilhamento de produtos multimídia, como jornais on-line e podcasts
(programas digitais de áudio, etc.), e com elaboração de desafios, de
concursos, de gincanas, de situações lúdicas, onde os alunos aprendem e se
divertem ao mesmo tempo. Atualmente existem muitos blogs voltados para a área
da educação, o que comprova a sua real possibilidade de utilização nessa área.
Barbosa e Granado (2004, p. 69) afirmam que “se há alguma área onde os weblogs
podem ser utilizados como ferramenta de comunicação e de troca de experiências
com excelentes resultados, essa área é sem dúvida, a da educação”. Assim, nesta
vertente a utilização do blog como instrumento de divulgação da prática
pedagógica beneficiará alunos e professores a expressar suas ideias através de
um ambiente lúdico e criativo. Mídias e as possibilidades educativas. Nos dias
atuais o uso do blog em sala de aula pode trazer mais dinamismo para a
realização e apresentação de trabalhos, facilita o dia-a-dia de professores e
estudantes que têm no ambiente virtual uma espécie de arquivo de documentos,
além de aproximar os alunos, que podem discutir ideias e opiniões sem que estejam
no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo (FERNANDES 2011). Os blogs, usados em
projetos educacionais, podem desencadear entre os participantes o exercício da
expressão criadora escrita, artística, hipertextual. Pela sua estrutura,
permitem o exercício do diálogo, da autoria e coautoria e possibilitam, também,
o retorno à própria produção, a reflexão crítica, a reinterpretação de
conceitos e práticas. Professores e alunos, parceiros de aprendizagem, podem
retroagir sobre seu trabalho, revendo etapas e processos, tomando consciência
de sua prática. O blog registra de forma dinâmica todo o processo de construção
do conhecimento e abre espaço para a pesquisa.
O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE
Inserir o
blog de forma interdisciplinar vem se tornando uma fonte de informações e
interação entre professores e alunos onde é compreendida como uma forma de
trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em
diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as
diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir
sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a
busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber. A
interdisciplinaridade nos propicia a interatividade como elemento de construção
de uma escola participativa e decisiva na formação social do indivíduo, bem
como uma prática coletiva e solidária na organização da escola. Um projeto
interdisciplinar de educação deverá ser marcado por uma visão geral da educação,
num sentido progressista e libertador. Práticas lúdicas com o uso das tics:
Ferramentas incríveis que auxilia os professores em suas atividades em sala,
além de se torna um o hábito de escrever e ter seu texto lido e comentado, não
é preciso dizer que se cria um excelente canal de comunicação com os alunos,
tantas vezes tão distantes. Segundo Echeita e Martin (1995, p.37), a interação
“constitui o
núcleo da atividade, já que o conhecimento é gerado, construído, ou, melhor
dito, co-construído, construído conjuntamente, exatamente porque se produz
interatividade entre duas ou mais pessoas que participam dele”. Assim, é
através das interações que o sujeito desencadeia um processo interno de
construção, que o levam a compartilhar idéias e gerar novas interações. É neste
processo que se pode constituir uma relação de cooperação.