domingo, 5 de fevereiro de 2017

O QUE É UMA WEBQUEST E COMO UTILIZAR NA SALA DE AULA

Desde que tive minha monografia de pós graduação aprovada tinha o projeto de publicar esse artigo, abordando Webquests, mas o tempo passou e agora finalmente consegui um tempo pra colocar o projeto em prática.

O que é uma Webquest?

Webquest é uma atividade investigativa, que se caracteriza pelo fato de que toda, ou pelo menos uma parte, da informação com a qual os alunos interagem vem da internet.
O conceito foi apresentado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia (EUA), no intuito de usar a internet de forma criativa.

Como funciona a Webquest

Numa webquest é proposto aos alunos a resolução de um problema. Para isso eles precisam pesquisar na internet, guiados por critérios e perguntas específicas, evitando assim a dispersão com distrações com jogos online e redes sociais. Essa ferramenta funciona melhor quando utilizada em grupos de alunos e desenvolve a capacidade de pesquisar assuntos na internet, de encontrar a informação que precisa e transformá-la em conhecimento para solucionar o problema proposto.

Problemas na implantação de uma Webquest

Como a webquest precisa estar disponível na internet, surge aqui um problema que talvez impeça a sua implementação na sala de aula, a falta de habilidade dos professores com programação e desenvolvimento web. Isso pode ser resolvido de duas maneiras simples:
  • Na primeira a escola contrata um desenvolvedor web que irá criar e manter as páginas das webquests sempre disponíveis.
  • Na segunda, os professores podem procurar por sites que disponibilizam espaço gratuito para criar webquests. Um desses sites é o webquestBrasil. Nele é possível criar e hospedar sua webquest gratuitamente, bastando apenas para isso realizar um cadastro.
Mendes (2009) relata a utilização de webquests no ensino de Geografia. Ela destaca como vantagem o enfoque diferenciado que a webquest dá a questão da pesquisa na internet, guiando os alunos por temas definidos e tarefas específicas, auxiliando-os na construção de seu conhecimento.
Esse enfoque diferenciado faz toda a diferença, pois os alunos são orientados e seguem um roteiro pré-definido, o que evita as distrações que a web oferece e ao mesmo tempo revela uma gama de informação que provavelmente o aluno não teria acesso na sala de aula, por vários fatores, entre eles desinteresse, tempo reduzido das aulas, falta de material didático, entre outros.

Aprendemos melhor com os outros

O trabalho com webquest baseia-se na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Este tipo de trabalho, portanto, promove a aprendizagem cooperativa, colocando pessoas em contato com pessoas, estimulando o aluno a transformar ativamente a informação e incentivando a criatividade. Nele, professores e alunos podem observar melhor como ocorre a percepção da informação e os processos de apropriação, construção e aplicação do conhecimento”. (MENDES, 2009, p. 17).

Conclusão

A Webquest auxilia o aluno a focalizar a busca do conhecimento na internet, evitando caminhos que o levem a distrações ou até mesmo a informação de baixa qualidade e lhe mostrando como obter os melhores resultados numa busca por conhecimento direcionada pelo professor.

FONTE: http://gfsolucoes.net/webquest-utilizar-sala-aula/