Desde que tive minha monografia de
pós graduação aprovada tinha o projeto de publicar esse artigo, abordando
Webquests, mas o tempo passou e agora finalmente consegui um tempo pra colocar
o projeto em prática.
O que
é uma Webquest?
Webquest
é uma atividade investigativa, que se caracteriza pelo fato de que toda, ou
pelo menos uma parte, da informação com a qual os alunos interagem vem da
internet.
O conceito foi apresentado em 1995, por Bernie Dodge, professor da
universidade estadual da Califórnia (EUA), no intuito de usar a internet de
forma criativa.
Como funciona a Webquest
Numa webquest é proposto aos alunos a resolução de um problema. Para isso
eles precisam pesquisar na internet, guiados por critérios e perguntas
específicas, evitando assim a dispersão com distrações com jogos online e redes
sociais. Essa ferramenta funciona melhor quando utilizada em grupos de alunos e
desenvolve a capacidade de pesquisar assuntos na internet, de encontrar a
informação que precisa e transformá-la em conhecimento para solucionar o
problema proposto.
Problemas
na implantação de uma Webquest
Como a webquest precisa estar disponível na internet, surge aqui um
problema que talvez impeça a sua implementação na sala de aula,
a falta de habilidade dos professores com programação e desenvolvimento web.
Isso pode ser resolvido de duas maneiras simples:
- Na primeira a escola contrata um desenvolvedor web que irá criar e
manter as páginas das webquests sempre disponíveis.
- Na segunda, os professores podem procurar por sites que
disponibilizam espaço gratuito para criar webquests. Um desses sites é o webquestBrasil.
Nele é possível criar e hospedar sua webquest gratuitamente, bastando
apenas para isso realizar um cadastro.
Mendes (2009) relata a utilização de webquests no ensino de Geografia.
Ela destaca como vantagem o enfoque diferenciado que a webquest dá a questão da
pesquisa na internet, guiando os alunos por temas definidos e tarefas
específicas, auxiliando-os na construção de seu conhecimento.
Esse enfoque diferenciado faz toda a diferença, pois os alunos são
orientados e seguem um roteiro pré-definido, o que evita as distrações que a
web oferece e ao mesmo tempo revela uma gama de informação que provavelmente o
aluno não teria acesso na sala de aula, por vários fatores, entre eles
desinteresse, tempo reduzido das aulas, falta de material didático, entre
outros.
Aprendemos
melhor com os outros
O trabalho com webquest baseia-se na convicção de que aprendemos mais e
melhor com os outros do que sozinhos. Este tipo de trabalho, portanto, promove
a aprendizagem cooperativa, colocando pessoas em contato com pessoas,
estimulando o aluno a transformar ativamente a informação e incentivando a
criatividade. Nele, professores e alunos podem observar melhor como ocorre a
percepção da informação e os processos de apropriação, construção e aplicação
do conhecimento”. (MENDES, 2009, p. 17).
Conclusão
A Webquest auxilia o aluno a focalizar a busca do conhecimento na
internet, evitando caminhos que o levem a distrações ou até mesmo a informação
de baixa qualidade e lhe mostrando como obter os melhores resultados numa busca
por conhecimento direcionada pelo professor.
FONTE: http://gfsolucoes.net/webquest-utilizar-sala-aula/