domingo, 26 de fevereiro de 2017

O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NAS AVALIAÇÕES DE APRENDIZADO

Aferir o aprendizado dos alunos é essencial para que os gestores da escolas possam atuar de forma mais acertiva e para que os professores possam fazer intervenções que levem os alunos a avançarem em seu processo de aprendizagem. Para isso, é preciso que cada escola tenha clareza de quais são as expectativas de aprendizagem para cada ciclo.
No último artigo da série sobre o papel do coordenador pedagógico nas escolas (veja aqui o primeiro, o segundo e o terceiro), feito com base no estudo da pesquisadora Silvana Tamassia, que relata a experiência na formação de gestores no curso de Gestão para a Aprendizagem, realizado pela Fundação Lemann em parceria com a Elos Educacional, vamos abordar a terceira frente de atuação desse profissional: o acompanhamento do resultado das aprendizagens dos alunos por meio das avaliações internas e externas.

1- Faça uma avaliação institucional

Para acompanhar o processo e saber se as expectativas de aprendizagem foram alcançadas uma avaliação institucional é um ótimo recurso. Veja abaixo uma sugestão de como planejar e executar uma avaliação institucional.
Esta organização deve ser feita em conjunto com os professores, de modo que ela se baseie nas expectativas de aprendizagem para determinado ano e para que se tenha um parâmetro sobre como os alunos estão em relação à essas expectativas, independente do que o professor já tenha trabalhado.
“A avaliação institucional serve para que o coordenador pedagógico tenha um olhar macro sobre a escola e elementos para que no dia das reuniões possa ter propostas concretas para discutir com o grupo, assumindo o papel de quem orienta e apóia o professor neste processo.”

2- Tenha um instrumento de monitoramento

Ele é importante para que se possa acompanhar os resultados e observar de forma sintetizada o desempenho de cada turma da escola. Esta síntese permite que se obtenha um panorama geral da escola e que seja possível analisar os resultados para saber quais as melhores estratégias e ações.
“Uma gestão baseada em resultados faz com que o trabalho da equipe esteja mais focada onde realmente deve estar – na aprendizagem dos alunos – e se baseia em situações e condições concretas e não em “achismos” que muitas vezes acabam desviando a equipe das reais causas dos problemas.”

Veja um pequeno exemplo apresentado no curso Gestão para a Aprendizagem, que mostra como podemos ter uma síntese dessas aprendizagens para o monitoramento das ações na escola:
  • É possível observar por meio das cores que na linha horizontal temos o rendimento dos alunos, permitindo perceber se eles já avançaram com relação aos conteúdos e se precisa de maiores desafios; já nas linhas verticais é possível verificar quais os conteúdos que precisam ser mais aprofundados em sala de aula.
  • Na comparação dos meses de março e agosto, é possível observar que existem dois momentos diferentes da avaliação. No primeiro, percebe-se que as habilidades relacionadas à localização de informações implícitas no texto era uma dificuldade da maioria dos alunos, enquanto que o segundo mostra que essa dificuldade foi superada por boa parte deles.
“Com estas informações em mãos fica mais fácil para o coordenador sugerir e planejar os momentos formativos na escola, pois este mapeamento demonstra também onde o coordenador pedagógico precisa atuar de maneira mais propositiva para trazer elementos que possam contribuir com a formação do professor e, assim, melhor trabalhar com estas habilidades em sala.”

3- Fique atento a indicadores externos

Neste papel de olhar macro da escola, o coordenador também precisa estar atento aos indicadores externos, como o Ideb e seus componentes (fluxo ou rendimento e aprendizado ou proficiência).
“Eles não substituem as avaliações internas, pois não indicam o que cada aluno precisa melhorar, mas sim como está cada escola em relação às habilidades avaliadas, comparando-a com outras em todo o Brasil, dando parâmetros para que a escola saiba o quanto está avançando em relação a ela mesma e em relação às outras de sua região ou do país.”
É importante o coordenador pedagógico se apropriar destes dados, para que possa analisar os resultados de sua escola e busque entender o que levou àquele resultado, para que junto ao grupo procure novas estratégias que possam revertê-lo e superá-lo a cada ano. No QEdu, os dados de Ideb, Fluxo e Aprendizado são apresentados em detalhes para permitir ao coordenador  planejar os momentos formativos na escola com base nestas informações, instrumentalizando o professor para o uso de novas estratégias em sala de aula.
“Só assim, com base em dados, em evidências, o coordenador poderá fugir do papel de ‘bombeiro’, que passa a maior parte do tempo ‘apagando incêndio’, para que possa agir na causa dos problemas, garantindo assim a aprendizagem de seus alunos e, consequentemente, a melhoria dos indicadores de sua escola.”

FONTE: http://blog.qedu.org.br/blog/2015/05/01/o-papel-do-coordenador-pedagogico-nas-avaliacoes-de-aprendizado/