Cada pessoa possui
características e personalidade únicas. Lidar com essas diferenças no ambiente
de trabalho pode ser um desafio. Confira dicas que podem ajudar você
Ser alguém agradável e
simpático é um fator essencial para o sucesso no ambiente de trabalho, já que conflitos entre personalidades opostas ou
divergentes podem ocorrer e afetar a produtividade e foco. Confira cinco dicas que podem ajudar você a lidar
com tipos diferentes de personalidade no trabalho de maneira equilibrada e
bem-sucedida.
1. FAÇA CRÍTICAS DE MANEIRA
SÁBIA E EQUILIBRADA
Você pode achar que está completamente certo
em suas opiniões e que elas são extremamente relevantes para as pessoas no
trabalho, mas os seus colegas podem pensar diferente. Especialmente quando as críticas são negativas e
delicadas, os indivíduos costumam assumir uma posição defensiva, muitas vezes
impenetrável. Para evitar esse tipo de reação, é necessário fazer o que ficou
conhecido como "técnica do sanduíche". Comece com um comentário positivo sobre a
pessoa, continue com palavras abrasivas e assertivas, apontando a falha que
deseja concertar, e finalize com outro comentário positivo. Exemplo: “O
trabalho que você tem desenvolvido está realmente ótimo, mas seria ainda melhor
se você conseguisse cumprir os prazos, para que nós consigamos manter a
qualidade apresentada até agora”.
2. PERGUNTE COMO A PESSOA
TRABALHA
Cada um tem um ritmo e metodologia de trabalho
particulares para cumprir
seus objetivos. Uns, por exemplo, não trabalham bem com e-mails e
preferem conversar pessoalmente ou por telefone. Da mesma maneira como você
deseja que os outros respeitem suas preferências e personalidade, você também
deve estar disposto a aceitar que as outras pessoas não trabalham como você.
3. ESCOLHA SUAS
BATALHAS
Cada conflito em que você se envolve no
trabalho exige um custo, muitas vezes um sacrifício. Eles podem ocorrer com
clientes, fornecedores, com seus colegas e também com seu chefe. Por conta de
todas as implicações e particularidades de cada situação, você deve escolher em
quais conflitos deseja se envolver e posicionar.
4. SAIBA QUE VOCÊS TODOS ESTÃO
EM UM MESMO TIME
Mesmo que os departamentos sejam diferentes, a
empresa é uma só, em busca dos mesmos objetivos. Entender isso, e lembrar-se
especialmente em momentos de dificuldade, é algo essencial para que suas
diferenças com outra pessoa não sejam transferidas para a esfera pessoal.
5. RESPEITE A ESPECIALIDADE DE
CADA UM
O objetivo principal de muitos profissionais é
ser reconhecido e respeitado. O contrário disso é sempre encarado como desaforo
e falta de educação. Entender que cada um tem qualidade e especialidades
únicas, pelas quais devem ser reconhecidos e respeitados, é essencial para que
a diversidade em seu ambiente de trabalho não seja algo ruim e improdutivo.
Autor: Universia Brasil