Já há alguns anos a escola deixou de ser
espaço só de alunos, professores e direção. Uma outra figura tem surgido nesse
cenário e ganhado um papel fundamental quando o assunto é melhorar a
aprendizagem dos alunos: o coordenador pedagógico.
Com base no estudo da pesquisadora Silvana
Tamassia, que relata a experiência na formação de gestores no curso de Gestão para a Aprendizagem, realizado pela Fundação
Lemann em parceria com a Elos Educacional, o QEdu vai produzir uma série de
artigos falando sobre o papel desse profissional e de sua atuação conjunta com
os diretores nas escolas para a aprendizagem dos alunos. Neste artigo
introdutório, vamos abordar o papel do coordenador pedagógico na escola
pública, seu processo de formação, rotinas e desafios.
O papel do
coordenador pedagógico
É preciso profissionalizar cada
vez mais o papel deste importante ator nos processos educacionais para que ele
atue de fato mobilizando o grupo para a melhoria das práticas pedagógicas na
escola. O que acontece em muitos casos é que o coordenador não consegue
organizar sua rotina de modo a focar nas ações pedagógicas e prioritárias e
acaba se perdendo no dia a dia da escola, envolvido principalmente em problemas
de indisciplina, como comenta a especialista em Educação Infantil e Séries
Iniciais, Lidiane Cristina da Silva.
Nós, Coordenadores Escolares, passamos a ser
reconhecidos como “faz tudo”, pois além de auxiliar o professor na
construção e aplicação de seu planejamento, propor avaliações paralelas
periódicas, desenvolver os projetos na escola, precisamos assumir outras
funções, como preencher registro de ocorrência de alunos e professores, enviar
bilhetes, dar advertência, redigir atas, cuidar da entrada tardia e saída
antecipada dos alunos, cobrar o uso do uniforme e vestimentas adequadas ao
ambiente escolar, e, com tudo isso, o trabalho pedagógico na sua essência fica
adormecido.
Dentro da rotina da coordenação
pedagógica, é importante organizar, portanto, uma agenda que garanta que o
coordenador possa estar em três frentes de atuação:
- Planejando e conduzindo as
reuniões pedagógicas na escola;
- Acompanhando a ação
pedagógica do professor em sala de aula por meio de observações
planejadas;
- Acompanhando o resultado
das aprendizagens dos alunos por meio das avaliações internas e externas.
A formação dos coordenadores
Quase 90% dos profissionais que
hoje assumem a função de coordenador pedagógico nas escolas vieram das salas de
aula, mas não têm formação para uma coordenação pedagógica, que exige mais do
que conhecimentos didáticos e metodológicos. É o que argumenta Silvana
Tamassia.
“As faculdades de Pedagogia precisam formar
futuros professores, diretores e coordenadores, sendo necessário o
desenvolvimento de um currículo que possa atender todas as demandas desses
futuros profissionais, porém a extensão dessa necessidade não cabe ou não está
organizada de modo que seja possível ser detalhada e aprofundada nos anos do curso
de Pedagogia e isto acaba dificultando um aprofundamento nos estudos e,
consequentemente, na formação deste profissional.”
Além disso, os coordenadores pedagógicos
precisam desenvolver um papel de líder para que possam atuar de forma eficiente
com seu grupo. Precisam ainda conhecer estratégias formativas para que possam
desempenhar seu papel de formador do grupo de professores que acompanha. Nesse
ponto, ter passado pela sala de aula ajuda os coordenadores a contribuírem com
a prática pedagógica docente.
Os
desafios do coordenador pedagógico
O coordenador pedagógico precisa
parar de ser o profissional que somente “apaga incêndios” nas escolas. Para
Lidiane, o principal desafio do coordenador pedagógico é conseguir lidar com as
dificuldades do dia a dia, mas também pensar em ações de longo prazo que possam
agir na raiz do problema da instituição.
Precisamos desenvolver alternativas para que
a função pedagógica tenha a função de prevenção, desenvolvendo projetos para
este fim e que estes estejam em consonância com as reais necessidades da
escola atual, pois só assim poderemos alcançar níveis educativos cada vez
melhores, visando uma educação básica de qualidade.
Para isso, pode formar sua equipe
para lidar com situações emergenciais e também na gestão de sala de aula,
ajudando a criar dentro de sala de aula um ambiente mais favorável para a
aprendizagem dos alunos “que, com o decorrer do tempo, certamente irá
contribuir para a diminuição dos casos de indisciplina”, conforme explica
Tamassia.
“Neste ponto, destacamos também a importância
da parceria entre coordenador e diretor escolar. É importante que o diretor
também veja no coordenador este agente de formação na escola, organizando
pequenas ações do dia a dia entre os componentes da equipe, de modo que este
possa desenvolver o seu papel pedagógico e formativo.”
Nesta coliderança, ambos assumem
o papel de líderes da aprendizagem na escola e o compromisso de colocar em
prática o projeto político-pedagógico, sempre com foco no aprendizado dos
alunos.
FONTE: http://blog.qedu.org.br/blog/2015/05/01/o-papel-do-coordenador-pedagogico-nas-avaliacoes-de-aprendizado/