sexta-feira, 2 de agosto de 2019

AULAS MAIS DIVERTIDAS E INTERESSANTES

Professores do Brasil, uni-vos em busca de aulas mais divertidas e interessantes! São um caminho rápido e eficaz para conquistar e manter a atenção de grupos heterogêneos e diversos dentro de sala de aula.
Duas palavras, dentre tantas, exemplificam bem a rotina dos educadores: trabalho (muito) e paciência! Afinal, os mestres necessitam da atenção dos educandos, mas também precisam fomentar o interesse da classe. Pois, para tanto, com resiliência e criatividade, precisam entregar aulas dinâmicas e entusiasmadas. Os alunos sentem a diferença e sabem apreciar esse genuíno esforço em inovar.

Professor e mediador

No cenário e contexto atual, os estudantes têm acesso a um mundo de informações dispersas por todos os lados e em diversos canais. O que é, inegavelmente, um fato. Com toda a certeza, essa quantidade de dados e informações fazem mais e melhor sentido quando os professores atuam como mediadores do processo que os transforma em conhecimento.
Esse processo, no entanto, não precisa nem deve ser enfadonho ou desinteressante. Pelo contrário, as escolas e os professores são conscientes de seus papéis e buscam inovar em sala de aula. Dessa maneira, tornam as aulas mais divertidas, agradáveis e interessantes para os educandos.
Veja algumas sugestões e ideias para atingir o objetivo de aulas mais divertidas, interessantes e atrativas para todos. Nesse sentido, as estratégias podem envolver novas tecnologias, jogos, redes sociais e outros pontos de contato e interesse detectados em cada turma.

> Experimentar novas metodologias.

Sempre que possível, mude. Faça tarefas corriqueiras de formas diferentes. Construa com a turma novas abordagens e ferramentas. Compartilhe informações e, de forma colaborativa, criem uma nova aula e um novo jeito de aprender. Aulas mais divertidas e interessantes!

> Explorar novos espaços.

Saia da sala de aula. Novos ambientes motivam mais e tornam mais agradável o aprendizado. Saídas de campo, viagens e até o entorno da escola. Ensinar e aprender ao ar livre é bem divertido.

> Utilizar as redes sociais.

Os alunos têm boa parte de seus interesses nas redes sociais. Utilize isso em favor da Educação. Aproveite para ensinar e, ao mesmo tempo, aprender sobre os ambientes virtuais que fazem parte da vida e do cotidiano dos jovens.

> Ressignificar a aprendizagem.

Simplicidade é tudo. Então, utilize exemplos e metáforas presentes no dia a dia dos alunos. Demonstre que o aprendizado em sala de aula, a teoria, é aplicável na vida cotidiana. Como resultado: aulas mais divertidas e interessantes!

> Aproveitar os dispositivos móveis.

Faça diferente e aproveite os smartphones que todo jovem carrega e do qual não desgruda. Uma série de aplicativos, dispositivos e funcionalidades desses minicomputadores são muito úteis na hora de ser criativo e divertido.

> Transformar alunos em protagonistas.

Incentive projetos e processos colaborativos. De forma empática, construa grupos de interesse e fomente a co-criação de projetos e atividades nos quais os estudantes possam tomar a frente. Desse modo, com certeza, as aulas ficam mais divertidas e interessantes.

> Atuar dramaticamente.

Invista em dramatizações e/ou vídeo-apresentações. Artes audiovisuais e o teatro são grandes estratégias criativas e de engajamento das turmas.

> Refletir sobre a realidade.

Questões sociais e de diversidade têm grande apelo. De forma lúdica, leve e empática, fomente a reflexão sobre esses temas atuais e presentes. Reconhecer e respeitar as diferenças é um exercício de empatia e de humanidade.

> Jogar e aprender.

Utilizar jogos (os games) no processo educativo conquistar a atenção máxima das turmas. Os games fazem parte da vida e dos interesses dos jovens. Utilize-os como grandes aliados na hora de educar, de forma divertida e interessante.


> Movimentar para anotar.

Troque a aula expositiva e a apresentação em Power Point por notas. No estilo post-its, as espalhe pela sala e/ou corredores do colégio. Assim, os alunos, em ritmo próprio, serão mais ativos e atentos e farão sua própria jornada.

> Ensinar uns aos outros.

Deixe a aula tradicional de lado e faça com que os estudantes sejam “Professores por uma aula”. Com antecedência, prepare alguns temas, roteiros e perguntas que os voluntários deverão responder e apresentar à turma. Individualmente ou em grupos, eles terão a responsabilidade de ensinar a todos os outros colegas sobre o tema escolhido.

> Brincar e estudar.

Repasse aos alunos uma série de fichas com conteúdos da próxima aula, mas com algumas inverdades e/ou pegadinhas. Brincando de “detetives do conhecimento”, os alunos “investigarão” e refletirão com maior profundidade. Depois, na aula seguinte, têm de apresentar e explicar ao resto da turma o que é verdadeiro e o que é falso. Uma ótima forma de fixar conteúdo.

Diário Escola ao seu lado

Esperamos que tenham gostado dessas dicas. Esperamos que essas sugestões e ideias para aulas mais divertidas e interessantes lhe sejam úteis.
Acreditamos que a inovação e a tecnologia estão aí para transformar e contribuir com um mundo e uma Educação muito melhores. São um caminho sustentável e eficaz que permite melhorar e otimizar o ensino e o aprendizado.
Se você gostou dessas dicas, compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais ou envie para um colega.
CRÉDITOS: Diário Escola