Ninguém é mais importante: todos os integrantes da gestão cumprem funções que se complementam para o bem da escola
Diretor e coordenador pedagógico formam a dobradinha que comanda as ações na escola. Enquanto o diretor fica responsável pela organização de todos os processos, articulação da equipe e tomada de decisões, o coordenador entra com articulação no planejamento, currículo, avaliação da aprendizagem e formação continuada dos professores. Outros atores, menos comuns na maioria das escolas, também podem compor a equipe gestora, como é o caso do vice-diretor (também chamado de diretor-assistente em algumas redes), o supervisor de ensino e o orientador pedagógico. Cada qual no seu quadrado, quando a parceria está bem afinada a escola conta com uma equipe diretiva em que o objetivo final do ensino-aprendizado vale muito mais.
LEIA MAIS A verdadeira função do coordenador pedagógico“É claro que o diretor responde pela escola e o coordenador não tem pretensão de ultrapassar essa hierarquia”, diz Cristina Gazotto, coordenadora pedagógica que atua na Secretaria Municipal de Educação em Mogi Mirim, São Paulo. “Mas se o diretor não der autonomia ao coordenador, fica difícil avançar porque quem tem o domínio da pedagogia é o coordenador”.
LEIA MAIS O que o grafite pode ensinar a uma escolaNa secretaria, Cristina vem trabalhando com formação continuada das equipes gestoras das escolas municipais e uma das ações é oferecer treinamento em Pedagogia para diretores. A experiência vem mostrando, até agora, que quando há um conhecimento mais aprofundado das funções um do outro, o trabalho tende a fluir melhor na escola. “O foco tem que estar no pedagógico porque não adianta a escola estar linda, se as crianças não aprendem”, defende. Marcelo Clementino, vice-diretor da EE Carlos Maximiliano Pereira dos Santos, concorda. Para ele, a comunicação entre todos os membros da gestão é fundamental. “O mais importante é a gestão estar alinhada. Pela experiência em nossa escola, percebemos que as conversas semanais entre nós são essenciais para garantir que as ações tenham foco no aluno”, explica Marcelo.
O coordenador assessora tecnicamente a construção do PPP em todas as suas etapas, enquanto o diretor garante que todos sejam ouvidos e o projeto implementado. E todos é todos mesmo: alunos, pais, professores, equipe de apoio, coordenador, comunidade.Participação dos professores.
Em uma instituição que preza pela gestão democrática, valorizar e garantir a participação ativa dos professores deve ser a norma. Quando eles também são ouvidos em todas as questões que envolvem alunos, melhor ainda. As chances de um trabalho que seja integrador e produtivo são ampliadas. Por concentrar as atividades de formação, o coordenador tem maior contato com a equipe docente e pode ajudar no engajamento da equipe. Embora todos possam sugerir ações de participação, cabe ao diretor garantir que esses espaços e canais estejam abertos.Interdisciplinaridade.
Diretor e coordenador trabalham para integrar conteúdos de professores de diferentes disciplinas e articular as diferentes séries e níveis. É fundamental que ambos invistam nesse aspecto, o horário de trabalho pedagógico coletivo (HTPC) é essencial.Processos e registros.
Acompanhar e registrar o fazer pedagógico, incluindo fichas de alunos e planos de ação para entender melhor a escola e meio em que está inserida. Ambos são responsáveis pela análise de dados e acompanhamento dos alunos. Articulação e organização de recursos.
O coordenador articula todo o trabalho da escola, organizando recursos, espaço e atividades pedagógicas. E o diretor garante que os materiais necessários e recursos estarão disponíveis.Práticas inovadoras.
Com apoio da direção, o coordenador promove e incentiva o uso de tecnologias educacionais. Para que isso aconteça, é preciso investir e incentivar a formação continuada para adotar novas metodologias, além da lousa e giz.Avaliação interna.
A partir da análise dos quadros desempenho da escola, diretor e coordenador trabalham na avaliação continuada de todo o trabalho escolar.Acolhimento.
Em papéis diferentes, diretor e coordenador promovem o acolhimento dos professores, funcionários, alunos e pais.Inclusão da comunidade.
Direção e coordenação podem criar um fórum permanente de discussão com todos os segmentos da comunidade escolar, com a finalidade de garantir o êxito do trabalho. As conversas devem acontecer nas reuniões para envolver toda a equipe – e, assim, ficar claro que cada um é responsável pelo sucesso escolar dos alunos.
Normas e horários.
Para garantir o gerenciamento eficiente da escola, as normas que regulam a unidade, bem como a escolha dos horários, devem ser feitas tendo em mente o melhor resultado.
CRÉDITOS: Nova Escola