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terça-feira, 22 de outubro de 2019

O QUE FAZ UM BOM DIRETOR DE ESCOLA?

Quais as características que esse profissional precisa ter para executar suas atividades com propriedade?

Estamos vivenciando uma mudança de paradigma na Educação: a escola não é mais o espaço de reprodução de conteúdos enciclopédicos. A maioria dos professores que estão em sala de aula não foi formada para atender às demandas dos alunos do século 21. Os jovens chegam à escola, não raro, com uma postura de enfrentamento, muitas vezes desqualificando os docentes.  Diante disso, como gerir uma unidade escolar mergulhada em tantas adversidades? Quais as características que o gestor precisa ter para lidar com a atual realidade?
Não é preciso comparar a postura de nossos jovens com a de estudantes de países como Finlândia, Suécia ou Dinamarca para perceber que estamos fracassando na formação cidadã de nossos alunos. Hoje, estamos em um momento político que nada mais é do que um sintoma da degradação social que vivemos nas últimas décadas. Diante do comportamento inadequado de alguns alunos em sala de aula, a não valorização dos responsáveis pela posição social do professor e a inabilidade do gestor em lidar com tantos problemas, alguns docentes ficam desestimulados, tornando-se uma figura que repete e escreve no quadro os conteúdos de livros didáticos. Assim, cada vez mais, nos distanciamos da humanização da educação. O mau desempenho do professor em sala de aula também pode ser consequência de uma gestão que não valoriza as qualidades da equipe. Atribuir somente ao professor a responsabilidade do fracasso escolar não é justo e não resolve o problema.
Sendo assim, o gestor escolar precisa de uma série de atributos técnicos e comportamentais para assegurar o bom desempenho de sua equipe. Podemos comparar o trabalho do diretor ao de um maestro, sempre buscando de seus regidos a melhor harmonia possível. Ele deve manter o grupo motivado e comprometido com a formação dos alunos. A liderança não é uma competência nata, ela pode ser adquirida com uma formação adequada. Sugiro algumas práticas para um bom desempenho de uma gestão escolar:
  • Mantenha uma escuta ativa. Tenha serenidade diante de conflitos, ouça antes de emitir opiniões. Um líder sempre cria um ambiente para que as ideias de seu time sejam levadas a sério. Manter a calma, mesmo diante de opiniões contraditórias, facilita o diálogo.
  • Descentralize a gestão. O trabalho em equipe é mais eficaz e mantém o envolvimento de todos os membros da equipe. Promover uma gestão democrática é garantir o compromisso de cada membro.
  • Estabeleça regras claras. Quando se tem uma ideia clara de onde se quer chegar, fica mais fácil visualizar o que deve ser feito para que os resultados desejados sejam alcançados.  
  • Analise os resultados de seus alunos. Medir os resultados das avaliações internas e externas é uma excelente forma de planejar ações que norteiam para o crescimento social e intelectual dos alunos.
  • Valorize o professor. Reconheça suas qualidades, incentive as iniciativas inovadoras, dê feedback sempre ressaltando o lado positivo, sem deixar de ser verdadeiro.
  • Abertura para o novo. Nossas instituições de ensino, nas últimas décadas, criaram uma cultura de resistência ao novo. Inove sem medo, a escola é o espaço ideal para isso.  
  • Fomente uma comunicação não violenta. Promover reflexões com os docentes sobre o vocabulário usado no dia a dia da escola.
  • Coloque o aluno no centro do aprendizado. A finalidade da escola é promover o crescimento intelectual dos alunos, ou seja, agrupar forças para que a aprendizagem dos alunos seja efetiva.
  • Circule pela escola. Você não pode administrar o que não conhece.
  • Organize-se. O dia de um gestor escolar é muito dinâmico. Crie prioridade para as demandas diárias.
Uma gestão comprometida com a educação tem o potencial de mudar a realidade de uma escola, garantindo modelos eficazes na construção de uma sociedade crítica e reflexiva.
CRÉDITOS: Gestão Escolar