A transição de cargos não é fácil. Confira 5 dicas para se estabelecer na nova posição.
Primeiro dia como diretor. Primeira vez em um cargo administrativo, sem nenhuma experiência com a parte burocrática que envolve estar à frente de uma escola. No entanto, você chega e tem poucos dias para ler um documento enorme sobre a vigilância sanitária e responder à demanda, mas você mal conhece a equipe da escola, os alunos ou o ambiente escolar, muito menos sabe a última vez que foi dedetizada. E agora? O que fazer? Chegar em um novo cargo – seja ele de direção, coordenação ou qualquer outro – não é simples. Ainda mais quando não há tempo entre conhecer a escola, aprender a função e assumir a responsabilidade de ser um líder. E se nesse desafio adicionássemos a falta de suporte e de formação? Quem assume a gestão dificilmente teve uma formação específica para ocupar o novo cargo. Os gestores são colocados nessa posição sem ter o suporte necessário para fazer a transição e precisam aprender na tentativa e erro a desempenhar suas funções. Muitas vezes, depende do próprio gestor ir atrás da formação e de outros subsídios que deem suporte para desempenhar suas atribuições administrativas, pedagógicas e de gestão de pessoas. Cristiane Priscila Gusmão, diretora da EMEI Prof. Magda Aparecida de Moraes, em Itápolis, interior de São Paulo, conta que começou a se preparar antes de assumir o cargo. Mesmo assim, ela encontrou surpresas no dia a dia e aprendeu conforme as demandas surgiam. Por isso, o novo gestor precisa estar aberto para o inesperado e a aprender a partir do próprio erro. Sem dúvida, pode ser muito solitário e difícil. Por isso, ouvimos gestoras que mudaram de cargo recentemente para entender quais suas dificuldades, buscamos especialistas e reunimos os aprendizados em 5 dicas para te ajudar a fazer uma transição mais tranquila:
1) Construa um olhar sobre o todo
Mesmo quem está na escola, não tem visibilidade do trabalho da gestão escolar. Assumir um cargo de coordenador ou diretor é mudar a forma de ver a escola, é construir um olhar mais amplo da escola. "Mesmo estando todos os dias vendo o trabalho da direção, você não tem noção do que são as demandas”, relata Cristiane, que saiu da coordenação no começo do ano para assumir a direção. “Quando a gente está numa sala de aula não enxergamos os problemas que nos afetam além daquele espaço. Estamos focados no pedagógico. Agora, quando eu entro numa sala não é só com um olhar pedagógico, mas preciso olhar como está a manutenção, a limpeza, a organização", afirma. Para Cláudia Zuppini, sócia-fundadora da Elos Educacional, virar essa “chavinha” é um dos principais desafios de quem assume um cargo na gestão. Mas, como fazer essa transição? É preciso se preparar, mas muito virá de treinar o olhar no cotidiano. “A gente aprende todos os dias. São coisas que vejo no dia a dia”, relata Cristiane.
2) Faça um diagnóstico inicial da escola
Se você estiver entrando na coordenação, é fundamental entender como está a aprendizagem dos alunos, o que os professores sabem e o que eles precisam para entender em quais lugares você, coordenador, pode ajudar. Maria Paula Twiaschor Guimarães, coordenadora da área de Gestão da Comunidade Educativa CEDAC, reforça a importância de entender a concepção e a missão que a escola tem. “É preciso olhar para o PPP e os projetos que já são desenvolvidos na escola. Apropriar-se do que já acontece ali”, finaliza. Já quem chegou na direção, é preciso fazer uma análise geral da escola. “Sair da sala do diretor e conversar com as pessoas, ouvir todo mundo. Conhecer quem são essas pessoas”, sugere Maria Paula. Para Cláudia Zuppini, além de conhecer as pessoas e a história daquele lugar, é preciso entender a forma que a comunidade percebe a escola.
LEIA MAIS: Para tratar dos problemas da escola, um bom diagnóstico é tudo
Ainda, quem ocupa o cargo da direção, precisa dar atenção aos recursos materiais e financeiros da escola da escola, ter noção de tudo que há, como está contabilizado e onde cada objeto, documento ou serviço pode ser acessado. “A hora que ele assumir, cada número do patrimônio é responsabilidade dele”, complementa Cláudia.
3) Conheça qual é o seu novo papel
“Minha dificuldade no começo foi me policiar para não pegar a parte do outro”, afirma Tábata Leandra, diretora da EMEI Maria Cebolinha, em Taboão da Serra, em São Paulo, sobre transição da coordenação para a direção. Por ter estado à frente da coordenação pedagógica por quase quatro anos, ela conta que os professores estavam muito acostumados a procurá-la quando precisavam de ajuda. “Eles ainda me procuram. Às vezes, dou palpite, mas eu encaminho para a nova coordenadora”, afirma. No começo, ela relata que foi difícil se desapegar de organizar e pensar a formação de professores e focar nas suas novas responsabilidades, mas com o tempo ficou mais fácil.
LEIA MAIS O que faz cada membro da gestão escolar?
É preciso ter muita clareza sobre as novas funções para repensar sua rotina no novo cargo. “Tem que pensar como é o dia a dia, escrever as atividades da semana, quais dessas atividades são mesmo do cargo e como se organizar a partir dessa lista”, afirma Maria Paula. Tábata teve a ajuda de sua ex-diretora para entender suas novas funções e rotina. No entanto, quando não há uma figura experiente para ajudá-lo, é preciso buscar outras fontes de informações para entender o que cabe ao seu cargo, como a Secretaria de Educação ou mesmo pesquisar. Diferente de Tábata, Cristiane não teve essa ajuda da diretora anterior, mas encontrou na secretária escolar um apoio para entender documentos e as atividades administrativas.
4) Tenha clareza do mandato que quer ter na escola
Para muitos que ingressam pela primeira vez como gestores, o conhecimento sobre gestão é a experiência que o educador já teve com os seus próprios gestores na escola. Essa experiência também pode ser usada para refletir atitudes que valem a pena se inspirar e outras que precisam ser revistas.
LEIA MAIS A gestão escolar democrática ainda é um desafio para os educadores?
Independente de quem você tenha como exemplo, seja um bom gestor que lembra com carinho ou um que você quer ser diferente, é importante ter claras as suas propostas para a escola. Maria Paula indica que é necessário ter clareza das metas, de onde você como gestor quer conquistas e compartilhar essas ideias com o resto da equipe. “É preciso ter metas claras, priorizar, discutir e compartilhar”, resume.
5) Preocupe-se em construir relações
Mudar de cargo em uma mesma escola já implica estabelecer novas relações com os colegas. Agora, imagine exercer um cargo de liderança sendo novo na escola. Como se estabelecer como um líder na equipe? Cristiane chegou à direção em uma escola nova e conta que construir uma relação com a equipe que já existia foi um desafio, apesar de ter sido bem recebida. Ela relata que o que fez toda a diferença foi ter uma ideia muito clara do que busca fazer para a escola. “Mostrar para que veio ajuda na conquista da equipe. É assim que eles percebem o líder”, conta. “Eu deixei claro desde o primeiro momento que eu era a representante da equipe, não era a chefe que estava ali para vigiar. A gente foi construindo um relacionamento com base no respeito”.
LEIA MAIS Como lidar com funcionários resistentes a mudanças
Se, além de novo, o gestor foi muito jovem, é preciso estar preparado para ouvir comentários como “eu estou aqui há 10 anos e sempre foi dessa forma”. É possível que exista uma resistência inicial da equipe docente. A dica para superar o comportamento é apostar na conversa. “Acho que faz diferença propor fazer diferente, mostrar porque aquilo é importante, porque dá para fazer melhor. Nunca impor”, afirma Cristiane. Para construir esse vínculo, Maria Paula e Cláudia sugerem dinâmicas para que o grupo se conheça e compartilhe experiências. Cláudia sugere, por exemplo, atividades em que a equipe possa se mostrar mais como pessoa, sua trajetória e seus objetivos na escola. “O professor vai se desarmando, vão te conhecendo melhor”, afirma.
1) Construa um olhar sobre o todo
Mesmo quem está na escola, não tem visibilidade do trabalho da gestão escolar. Assumir um cargo de coordenador ou diretor é mudar a forma de ver a escola, é construir um olhar mais amplo da escola. "Mesmo estando todos os dias vendo o trabalho da direção, você não tem noção do que são as demandas”, relata Cristiane, que saiu da coordenação no começo do ano para assumir a direção. “Quando a gente está numa sala de aula não enxergamos os problemas que nos afetam além daquele espaço. Estamos focados no pedagógico. Agora, quando eu entro numa sala não é só com um olhar pedagógico, mas preciso olhar como está a manutenção, a limpeza, a organização", afirma. Para Cláudia Zuppini, sócia-fundadora da Elos Educacional, virar essa “chavinha” é um dos principais desafios de quem assume um cargo na gestão. Mas, como fazer essa transição? É preciso se preparar, mas muito virá de treinar o olhar no cotidiano. “A gente aprende todos os dias. São coisas que vejo no dia a dia”, relata Cristiane.
2) Faça um diagnóstico inicial da escola
Se você estiver entrando na coordenação, é fundamental entender como está a aprendizagem dos alunos, o que os professores sabem e o que eles precisam para entender em quais lugares você, coordenador, pode ajudar. Maria Paula Twiaschor Guimarães, coordenadora da área de Gestão da Comunidade Educativa CEDAC, reforça a importância de entender a concepção e a missão que a escola tem. “É preciso olhar para o PPP e os projetos que já são desenvolvidos na escola. Apropriar-se do que já acontece ali”, finaliza. Já quem chegou na direção, é preciso fazer uma análise geral da escola. “Sair da sala do diretor e conversar com as pessoas, ouvir todo mundo. Conhecer quem são essas pessoas”, sugere Maria Paula. Para Cláudia Zuppini, além de conhecer as pessoas e a história daquele lugar, é preciso entender a forma que a comunidade percebe a escola.
LEIA MAIS: Para tratar dos problemas da escola, um bom diagnóstico é tudo
Ainda, quem ocupa o cargo da direção, precisa dar atenção aos recursos materiais e financeiros da escola da escola, ter noção de tudo que há, como está contabilizado e onde cada objeto, documento ou serviço pode ser acessado. “A hora que ele assumir, cada número do patrimônio é responsabilidade dele”, complementa Cláudia.
3) Conheça qual é o seu novo papel
“Minha dificuldade no começo foi me policiar para não pegar a parte do outro”, afirma Tábata Leandra, diretora da EMEI Maria Cebolinha, em Taboão da Serra, em São Paulo, sobre transição da coordenação para a direção. Por ter estado à frente da coordenação pedagógica por quase quatro anos, ela conta que os professores estavam muito acostumados a procurá-la quando precisavam de ajuda. “Eles ainda me procuram. Às vezes, dou palpite, mas eu encaminho para a nova coordenadora”, afirma. No começo, ela relata que foi difícil se desapegar de organizar e pensar a formação de professores e focar nas suas novas responsabilidades, mas com o tempo ficou mais fácil.
LEIA MAIS O que faz cada membro da gestão escolar?
É preciso ter muita clareza sobre as novas funções para repensar sua rotina no novo cargo. “Tem que pensar como é o dia a dia, escrever as atividades da semana, quais dessas atividades são mesmo do cargo e como se organizar a partir dessa lista”, afirma Maria Paula. Tábata teve a ajuda de sua ex-diretora para entender suas novas funções e rotina. No entanto, quando não há uma figura experiente para ajudá-lo, é preciso buscar outras fontes de informações para entender o que cabe ao seu cargo, como a Secretaria de Educação ou mesmo pesquisar. Diferente de Tábata, Cristiane não teve essa ajuda da diretora anterior, mas encontrou na secretária escolar um apoio para entender documentos e as atividades administrativas.
4) Tenha clareza do mandato que quer ter na escola
Para muitos que ingressam pela primeira vez como gestores, o conhecimento sobre gestão é a experiência que o educador já teve com os seus próprios gestores na escola. Essa experiência também pode ser usada para refletir atitudes que valem a pena se inspirar e outras que precisam ser revistas.
LEIA MAIS A gestão escolar democrática ainda é um desafio para os educadores?
Independente de quem você tenha como exemplo, seja um bom gestor que lembra com carinho ou um que você quer ser diferente, é importante ter claras as suas propostas para a escola. Maria Paula indica que é necessário ter clareza das metas, de onde você como gestor quer conquistas e compartilhar essas ideias com o resto da equipe. “É preciso ter metas claras, priorizar, discutir e compartilhar”, resume.
5) Preocupe-se em construir relações
Mudar de cargo em uma mesma escola já implica estabelecer novas relações com os colegas. Agora, imagine exercer um cargo de liderança sendo novo na escola. Como se estabelecer como um líder na equipe? Cristiane chegou à direção em uma escola nova e conta que construir uma relação com a equipe que já existia foi um desafio, apesar de ter sido bem recebida. Ela relata que o que fez toda a diferença foi ter uma ideia muito clara do que busca fazer para a escola. “Mostrar para que veio ajuda na conquista da equipe. É assim que eles percebem o líder”, conta. “Eu deixei claro desde o primeiro momento que eu era a representante da equipe, não era a chefe que estava ali para vigiar. A gente foi construindo um relacionamento com base no respeito”.
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Se, além de novo, o gestor foi muito jovem, é preciso estar preparado para ouvir comentários como “eu estou aqui há 10 anos e sempre foi dessa forma”. É possível que exista uma resistência inicial da equipe docente. A dica para superar o comportamento é apostar na conversa. “Acho que faz diferença propor fazer diferente, mostrar porque aquilo é importante, porque dá para fazer melhor. Nunca impor”, afirma Cristiane. Para construir esse vínculo, Maria Paula e Cláudia sugerem dinâmicas para que o grupo se conheça e compartilhe experiências. Cláudia sugere, por exemplo, atividades em que a equipe possa se mostrar mais como pessoa, sua trajetória e seus objetivos na escola. “O professor vai se desarmando, vão te conhecendo melhor”, afirma.
CRÉDITOS: Gestão Escolar