A metodologia faz pensar através de materiais, incentiva a criatividade e dá oportunidade para o protagonismo do aluno
Tinkering é uma metodologia que está relacionada ao termo maker, “faça você mesmo”, que vem crescendo no cenário educacional por estimular crianças e jovens a intervir em ambientes. A metodologia também está relacionada as propostas como o STEAM, que combina Ciência, tecnologia, engenharia, artes e Matemática.
LEIA MAIS Como levar o STEAM para a sala de aula
Saiba mais
A metodologia está baseada no IBL (Inquiry Basead Learning), que traduzindo para o português, é uma pedagogia baseada em questionamento: centrada no aluno, imersiva, com atividades e práticas exploratórias, nos quais os elementos são envolventes e motivadores no processo de aprendizagem.
O Tinkering promove o desenvolvimento de capacidades essenciais para o século XXI, como, pensamento crítico, criatividade, colaboração, resoluções de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, empreendedorismo e literacia digital.
O ambiente diz muito nesta metodologia que tem como premissa o espaço com potencial lúdico sendo constituído de quatro pilares, conforme figura abaixo:
Esses pilares são essenciais para permitir a liberdade de criação em prol de resultados positivos na aprendizagem. O trabalho com Tinkering pode ser realizado de diferentes maneiras e formas. Em pouco tempo essa metodologia foi ampliada em centros educacionais e traz como premissa explorar objetos e espaços, exercitando habilidades como a criatividade, sendo já usada em escolas e museus principalmente na Europa.
Levando para sala de aula
Para levar para sala de aula é importante ter em mente o papel de facilitador do professor gerado pela proposta Tinkering, o papel de acompanhar os participantes através de uma gama de possibilidades que garantem o processo de aprendizado.
O professor deve se apoiar na exploração de materiais, na apresentação de objetivos, na reflexão sobre os processos e experiências que cada aluno participou, discutindo essas etapas e fazendo os estudantes mergulharem nessa metodologia.
Exemplos de atividades
Abrir um brinquedo para compreender o seu funcionamento, associando as áreas do STEAM e ou criar um circuito de papel que consiste em montar circuitos usando papel alumínio, bateria de lítio para acender luzes de led ou realizar outro funcionamento. Acesse aqui para saber um passo-a-passo de como realizar essa atividade.
É importante salientar que é necessário definir objetivos claros para as atividades, inclusive para manusear os materiais e alcançar os propósitos com essa metodologia.
A diversidade de materiais e a liberdade no desenvolvimento permite observar uma gama ampla de resultados finais diferentes entre si. Além disso, um dos pontos fortes desta metodologia é a atitude e o trabalho em atividades que exploram baixo recursos, a partir de experiências práticas, que será a base para discussão e reflexão em torno dos objetivos de aprendizagem.
E você querido professor, já desenvolveu alguma atividade pautada no Tinkering? Conte aqui nos comentários e ajude a fomentar práticas docentes.
Um abraço,
CRÉDITOS: Nova Escola