segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

5 PRINCIPAIS ERROS DE UMA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

Implantar um sistema de administração escolar de qualidade e eficiente requer uma série de medidas que, combinadas, resultam em excelência no ensino e —consequentemente — em um case de sucesso.
Refletir sobre os principais aspectos da gestão escolar é uma forma de reconhecer erros e acertos para sanar os problemas e ampliar ações que estão dando certo. Mas o que leva uma instituição de ensino a cometer equívocos em sua administração?
Abaixo, apontamos os 5 principais erros cometidos por gestores de escola. Confira para fugir deles!

1. Falta de planejamento escolar

Você já pensou em gerir uma escola sem reunir a equipe de professores e técnicos administrativos, sem traçar a metodologia de ensino a ser utilizada durante o ano letivo ou sem ao menos estabelecer objetivos educacionais básicos? A falta de planejamento, ou um planejamento que não dialoga com a comunidade escolar, contribui para práticas equivocadas e ineficazes.
Com isso, o resultado pode ser desastroso: perda de tempo, de recursos, desmotivação de pais, alunos e funcionários, insucesso dos processos e desqualificação da marca.

2. Falta de transparência na relação com os pais

Desconhecer o que se passa na escola de um filho é o primeiro passo para que as relações entre pais e escola fiquem estremecidas. Qual pai ou mãe não ficaria surpreso ao ser chamado pela escola no último trimestre e ser avisado que o filho corre o risco de perder o ano?
Não estar informado sobre o método de ensino e as práticas pedagógicas, ou sobre questões disciplinares, também contribuem para o mau desempenho do aluno, já que os pais pouco ou nada podem ajudar por falta de conhecimento.

3. Incapacidade de lidar com a inadimplência

Um dos problemas mais graves para a gestão escolar atualmente é a inadimplência observada nas instituições. Sem campanhas capazes de reverter a situação, pelo menos em parte, além da falta de gerenciamento das finanças, as escolas acabam fechando o ano no vermelho, o que compromete a administração escolar e a captação de novos alunos.
Além disso, a falta de recursos reflete diretamente na falta de infraestrutura física, na queda do nível de qualidade do material didático, na capacitação dos docentes e técnicos administrativos etc.

4. Pouca valorização dos professores

Ignorar o esforço da equipe responsável por gerir a escola tende a fazer com que professores e funcionários não vistam a camisa da instituição. Com isso, aquele professor que se esmerava na preparação das aulas, ou aquele funcionário que cuidava das salas como se fossem da sua casa, pensarão duas vezes antes de se esforçar tanto.
Nada mais justo do que premiar, de alguma forma, aqueles que se destacaram durante o ano letivo em suas determinadas áreas. É uma maneira de motivar a equipe a sempre evoluir e a participar das decisões de forma democrática.

5. Desvincular a tecnologia da administração escolar 

Fingir que smartphones, tablets e toda a parafernália tecnológica e moderna não existem é a mesma coisa que dizer: “não quero evoluir e prefiro, propositadamente, manter um sistema de aulas tradicional e monótono”.
Conhecer esses aparatos ajuda na integração entre professores e alunos, além de ser uma forma de aprendizagem mútua sobre a administração escolar.
Como se vê, é possível “pinçar” erros e aprender com eles para evitar uma desastrosa administração escolar.
FONTE:
GENNERA