sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: 4 TENDÊNCIAS PARA 2018 QUE VOCÊ DEVE CONFERIR

Concorrência acirrada entre as instituições de ensino, evolução tecnológica crescendo a passos largos, estudantes ávidos por uma vaga na universidade e famílias cada vez mais exigentes com relação à qualidade do ensino. O momento atual requer novas ferramentas, outros olhares e diferentes maneiras de pensar a educação.
É preciso inovar, elaborar novos parâmetros e diversas formas de ensinar. Para isso, apresentamos 4 tendências capazes de orientar projetos pedagógicos e garantir a inovação na educação. Vamos às sugestões:

1. Gamificação

Você sabe o que é gamificação? É a tendência de usar jogos digitais para atrair pessoas, engajando os jogadores em algum processo de aprendizado. No caso da educação, são jogos que utilizam de personagens, prêmios (bônus), pontuação e níveis de dificuldade para ensinar determinado assunto.
Nas instituições de ensino superior, é comum ver o uso de games em cursos de graduação como Computação, Arquitetura, Engenharia, Biologia, Medicina, Administração e tantos outros.
Além de atrair a atenção dos estudantes, a gamificação trabalha habilidades como espírito de equipe, criatividade e flexibilidade. A todo o momento, o aluno é posto à prova, de forma a desenvolver aspectos como a tomada de decisões em ambientes considerados ‘hostis’ (de crise) e a resolução de problemas.

2. Ensino híbrido

Já pensou em transformar o professor em aluno e o aluno em professor. Essa é a premissa do ensino híbrido, uma modalidade que vem ganhando força entre as instituições de ensino.
A ideia central é fornecer aos alunos um material digital antecipado sobre a aula para que ele estude. A sala de aula seria um espaço para tirar dúvidas e o professor interviria apenas no sentido de propor projetos interdisciplinares.
Além de gerar maior interação dos estudantes, é uma forma de fazê-los aprender a matéria de forma leve e divertida. 

3. Storytelling no EAD

Imagine explicar um determinado tema partindo do modelo de uma aula tradicional? Agora, imagine esse mesmo tema trabalhado de uma forma totalmente diferente, utilizando recursos como cenas do cotidiano, imagens, vídeos, trilha sonora, infográficos e textos atraentes. Pronto! Você conquistou seu objetivo: manter o estudante atento.
Usar a arte de contação de histórias nas práticas de educação à distância tem surtido um efeito positivo entre os alunos, especialmente em tempos de evolução tecnológica.
Mas não é nenhuma contação de histórias. É aquela planejada, sistematizada e em total sintonia com o tema em questão. Além da voz que narra, que deve levar em conta uma entonação própria, itens como a criação de personagens conectados aos alunos e uma narrativa com começo, meio e fim, fazem do storytelling uma referência em termos de inovação no ensino.

4. Mobile learning

Dispositivos móveis com acesso à internet são as principais ferramentas para quem usa o mobile learning, uma modalidade de ensino relativamente nova, que propicia a estudantes e professores o aprendizado por meio da criação de novos ambientes à distância.
Laptop, smartphone, tablet… o meio não importa, o essencial é utilizar de um desses suportes para aprender. Através do mobile learning, é possível usar metodologias como videoaulas (gravadas em estúdio, com curta duração), aplicativos (com questionários interativos e conteúdos multimídia), livros digitais (em PDF ou não), cursos e-learning (treinamentos específicos), redes sociais acadêmicas (interação entre usuários), entre outros.
FONTE:
GENNERA