segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

7 DICAS PARA SER UM BOM DIRETOR DE ESCOLA PÚBLICA

A missão de dirigir uma escola não é fácil. São inúmeros problemas e questões a se enfrentar, equipes para gerenciar, além de toda uma comunidade que espera muito da instituição de ensino.
Essa é uma situação que se torna mais delicada quando falamos das escolas públicas: elas têm um papel muito maior na comunidade em que fazem parte, e as decisões tomadas pela instituição refletem em toda a comunidade.
Fica claro, assim, a importância de se fazer um bom trabalho. Neste artigo, listamos algumas dicas para ser um bom diretor de escola pública, como forma de te ajudar a melhorar, cada vez mais, o seu trabalho. Confira!

Demonstre iniciativa

É necessário que o gestor sempre tome a frente diante dos assuntos de interesse da comunidade escolar, demonstrando liderança e sabedoria. Um bom diretor de escola pública precisa ter sempre disposição de estimular ações positivas na comunidade, mediar conflitos, e direcionar toda a comunidade escolar para tomar decisões corretas, além de ter flexibilidade para agir em momentos de crise. 
Isso só se torna possível conhecendo bem os assuntos técnicos, administrativos, pedagógicos, legais e financeiros da instituição de ensino, para que essa iniciativa seja conduzida com embasamento.

Tenha espírito de equipe

É impossível gerir algo tão importante como uma escola sem a capacidade de trabalhar em equipe. São inúmeros funcionários e professores, com motivações, necessidades e ideias diferentes. Realizar uma gestão participativa e democrática, que envolva todas as partes, é crucial para ser um bom diretor de escola pública.

Seja um bom articulador

O que não falta nas escolas são conflitos. E é muito importante que o diretor seja capaz de mediá-los, procurando sempre o diálogo com todos os envolvidos no processo de formação do aluno: professores, pais, comunidade escolar e claro, o próprio discente. Só sabendo ouvir a todos, dividindo responsabilidades e gerenciando tais conflitos é que se torna possível realizar uma gestão verdadeiramente eficiente e humanizada.

Conheça a realidade da escola

Uma instituição de ensino é parte importante da comunidade em que está inserida. Conhecer bem a comunidade escolar, e principalmente, o contexto social em que ela se encontra, se torna fundamental para ser um bom diretor de escola pública. É preciso saber mais sobre onde vivem os alunos, bem como entender a situação familiar deles. Deve-se também entender os problemas a serem enfrentados por essa comunidade e os pontos positivos a serem explorados. Afinal, a vida da fora da escola é, também, parte importante dentro dela.

Mantenha-se atualizado

Quando o assunto é conhecimento, um bom diretor de escola pública nunca se dá por satisfeito. É preciso entender que a educação deve sempre evoluir com a sociedade, e consequentemente, todos os profissionais envolvidos têm que evoluir junto. O gestor precisa reciclar seus conhecimentos acadêmicos, participar de cursos, simpósios, aperfeiçoar técnicas de gestão de pessoas e de processos, além de sempre estar informado sobre novas tecnologias.

Preste contas das suas ações

Diretores de escola pública têm a grande responsabilidade de lidar com a verba recebida diretamente do governo. Assim, é preciso manter sempre uma transparente prestação de contas de cada ação: o que é gasto com a merenda, com as contas, com a aquisição de materiais, os serviços prestados, etc. A prestação de contas deve sempre estar disponível para que toda a comunidade possa acessá-la e, se necessário, debatê-la.

Acredite no seu trabalho

Um bom diretor de escola pública deve, acima de tudo, acreditar na capacidade transformadora da educação. Deve defender com unhas e dentes o modelo de ensino com que trabalha, as boas práticas da sua equipe e tudo que a educação é capaz de fazer, demonstrando compromisso e responsabilidade para a comunidade. Afinal de contas, se o diretor não acredita no próprio trabalho, como os alunos vão acreditar?