sexta-feira, 16 de março de 2018

3 MOTIVOS PARA INSERIR A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS NA ESCOLA

A contação de história para crianças é, com certeza, uma das primeiras maneiras de transmitir conhecimento e estimular a imaginação dos alunos ainda pequenos. Por essa razão, a prática de contar histórias pode – e deve – ser usada nas escolas, principalmente no segmento da educação infantil.
Acompanhe o artigo e descubra a importância da arte de contar histórias na educação infantil e no processo de incentivo à leitura.

Sobre a contação de história

A arte de contar história está presente na sociedade há muito tempo. A oralidade foi e é uma das grandes propagadoras de muitas culturas. Através dela expressamos sentimentos, conhecimento, experiência. Na cultura africana, por exemplo, temos os Griôs: os griôs são aqueles que há séculos preservam e transmitem as histórias do seu povo e da formação de sua sociedade.

Qual a importância da contação de história para a educação infantil?

Associação de vivências

Ao ouvir ou ler uma história a criança pode fazer associações das suas próprias vivências. Esse processo de identificação com as situações encontradas nas histórias faz com que a criança desenvolva meios de lidar com suas dificuldades, sentimentos e emoções, por exemplo.

Incentivo à leitura

A leitura é algo enriquecedor na formação do indivíduo. Além de ampliar o vocabulário e os campos de conhecimento, a leitura é um grande exercício para a imaginação.  Ao ouvir uma história com atenção a mente humana tende a projetar no campo da imaginação o enredo da mesma. O mesmo acontece com leitura.
A convivência com a oralidade desde de muito cedo pode aguçar o desejo pela leitura. Mas para isso o indivíduo precisa ser introduzido a esse ambiente, primeiramente, pela família e, em seguida, pela instituição de ensino.

Liberdade de expressão

Engana-se quem acha que ouvir histórias é algo passivo. As reações que temos ao ouvir histórias contribuem, por exemplo, para aqueles à nossa volta compartilhem de nossas opiniões e do nosso olhar sobre o mundo. Certa vez eu estava contando as história do meu livro Contos Piraporianos e um menino de apenas 7 anos disse – “mas por que separar se pode dividir?‘’. Assim que ele falou isso outra criança disse – ‘’então junta tudo’’.
É isso que a arte faz. Nos provoca. Nos instiga. Nos liberta.
Espero que tenham gostado de mais este artigo da Piraporiando!

Post escrito por Janine Rodrigues