segunda-feira, 19 de março de 2018

QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELO CRESCIMENTO DA SUA ESCOLA?

Tradicionalmente, o crescimento de uma escola sempre foi tratado como responsabilidade das áreas comerciais e de marketing das instituições de ensino. Afinal, geralmente são elas que apresentam e propagam os diferenciais do colégio e que estão à frente na hora de “prometer” um produto final que atenda às expectativas dos potenciais clientes.

No entanto, hoje, mais do que nunca, os pais têm se encantado com instituições que são capazes de cumprir realmente com aquilo com o qual se comprometeram no momento da assinatura do contrato. E isso só acontece quando todas as áreas de gestão da escola trabalham de forma integrada.
Para crescer com sustentabilidade, as escolas precisam vencer o desafio de não fragmentar suas ações. Na prática, um colégio que se “vende” como visionário, por exemplo, precisa ter um trabalho nas áreas pedagógica, financeira e administrativas de forma geral, que se reforcem mutuamente e que estejam alinhados e coerentes com esse conceito. Do contrário, corre o risco de não entregar o serviço que prometeu no momento da venda e assim, não conseguir manter seu crescimento de forma saudável. Em outras palavras, de nada adianta uma promessa de uma escola moderna, onde a equipe e os processos são ultrapassados.
Dessa forma, é preciso despertar em toda equipe uma reflexão sobre qual o papel de cada um no crescimento da escola. A ponto que eles entendam que todos são responsáveis por esse crescimento, inclusive os professores ou inspetores ( E sabemos que mostrar isso a eles, que não estão diretamente ligados à gestão, é um tremendo desafio).
“Foi justamente pensando nisso que criamos o ‘ClassUP – Escolas Exponenciais’: para ser um evento onde toda equipe de gestores possa participar e, assim, construir uma visão integrada sobre o crescimento da escola”, argumenta Vahid Sherafat, organizador do evento e CEO da startup de educação que mais cresce no Brasil.
(...)