domingo, 18 de março de 2018

QUAL A FUNÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA SALA DE AULA?

Tire as suas dúvidas acerca das responsabilidades do coordenador pedagógico. Continue a leitura!

Existem muitas dúvidas acerca da função do coordenador pedagógico nas salas de aula. Muitas escolas não têm esse profissional e muitas que têm, não o utilizam para a função que realmente lhe são designadas.
O coordenador pedagógico é sem dúvida uma figura importante para a construção de uma educação de qualidade. Segundo um estudo realizado pela Fundação Itaú Social e o Instituto Fernand Braudel de Economia Mundial, duas de oito estratégias eficientes voltadas para transformar e melhorar a educação dizem respeito a atuação do coordenador pedagógico nas escolas.
No entanto, o papel desse profissional não está bem definido na prática de algumas instituições, dificultando um bom desempenho dessas escolas. Isso pode ser explicado pois ao longo dos últimos 30 anos as atribuições do coordenador pedagógico sofreram alterações.
Por esse motivo, neste artigo focaremos em mostrar quais são as reais funções de um coordenador pedagógico na comunidade escolar e a importância do apoio familiar nesse contexto. Acompanhe!

O coordenador pedagógico

A coordenação pedagógica passou por uma transição na década de 1990, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional(Lei 9394/1996). Desse modo, o coordenador acabou deixando para trás o aspecto controlador e fiscalizador de suas atribuições para assumir a corresponsabilidade pela sala de aula, tirando a exclusividade desse trabalho do professor, e atuando a seu lado no acompanhamento do desempenho dos alunos. Concentrou também a função de “coordenação de pais” estreitando os vínculos entre a família e a escola.
Assim, passou a ter um papel importantíssimo na gestão pedagógica: a função de articulador do projeto pedagógico da escola e da rede onde ela está inserida, tomando para si a responsabilidade da formação continuada dos professores. A seguir detalhamos algumas das funções desse profissional, confira:

As funções do coordenador pedagógico

O coordenador pedagógico possui diversas atribuições dentro do contexto escolar. Dentre elas, podemos destacar:
  • Coordenação dos interesses pedagógicos, ou seja, tudo que diz respeito ao funcionamento pedagógico das escolas;
  • Liderar a construção do Projeto Político Pedagógico, bem como, a proposição de alternativas para o melhor cumprimento deste documento;
  • Verificar e buscar garantir a viabilização dos recursos necessários para aulas e reuniões;
  • Assessorar as atividades relativas ao funcionamento pedagógico da unidade escolar, além de promover debates para que haja construção coletiva de ideia e planejamentos para promover uma educação de qualidade;
  • Supervisionar a prática pedagógica afim de garantir que ela aconteça efetivamente. É importante destacar que esse profissional não tem a função de inspecionar o professor e sim, buscar auxilio para promover ações que busquem solucionar problemas;
  • Formação continuada dos professores, para mantê-los sempre atualizados e alinhados com a metodologia que a escola segue;
  • Organização de conselhos de classe a apresentação de sugestões para que as diferentes práticas de ensino-aprendizagem possam obter resultados efetivos nos alunos;
  • Realização da ponte entre família e escola, para que ambas possam construir juntas uma educação de qualidade.
Contudo, sua principal função é tornar o processo de ensino-aprendizagem mais significativo. Assim, todo o trabalho do coordenador é voltado para que o grupo atinja os resultados desejados.
Para que o exercício do coordenador possa ser bem-sucedido, é importante que diversas parcerias — professor-coordenador, direção-coordenador, família-coordenador, aluno-coordenador etc. — sejam realizadas. Afinal, a educação democrática só é possível por colaboração, pelo compartilhamento de saberes, pela humildade dos profissionais, pela fraternidade entre os envolvidos no ambiente educacional e pelo respeito mútuo.

A importância do coordenador pedagógico na relação entre família e escola

O coordenador pedagógico é o principal elemento nesta relação, pois permite que a família se mantenha atualizada a respeito do progresso do aluno, o que inclui suas conquistas e seus possíveis obstáculos.
Quando a família trabalha em conjunto com a escola durante o processo de aprendizagem e desenvolvimento do estudante, isso gera inúmeros benefícios, como:
Dessa forma, fica evidente que quando o coordenador pedagógico tem o apoio da família, o exercício do seu trabalho se torna mais assertivo e contribui para a evolução do processo de aprendizagem da criança e do adolescente. O feedback de todos os envolvidos no processo de aprendizagem permite compreender necessidades e criar estratégias mais adequadas para cada caso.