sábado, 17 de março de 2018

SAIBA JÁ COMO MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE A ESCOLA, ALUNOS E RESPONSÁVEIS

Estabelecer uma comunicação de qualidade entre a instituição de ensino, alunos e os responsáveis requer esforço e dedicação frequentes por parte das instituições.
Visando estreitar os laços e reduzir os ruídos que porventura ocorram no decorrer do ano letivo, a instituição precisa tomar algumas precauções para que os alunos e também seus responsáveis se sintam acolhidos, já que se tratam dos principais atores no ambiente escolar.
Em um mundo cada vez mais tecnológico e dinâmico, listamos abaixo 4 dicas que podem ajudar a melhorar a comunicação entre a escola alunos e responsáveis. Vamos a elas:

Apresentar a escola à família

Quanto se trata de educação infantil, a aproximação entre os pais e a escola começa pela transparência por parte da instituição de ensino. Na primeira oportunidade, ainda no início do ano letivo (seja no momento da matrícula ou na primeira reunião), cabe ao diretor/coordenador apresentar a escola aos responsáveis pelas crianças e ao próprios alunos, quando for o caso de alunos de ensino superior, por exemplo.
Se possível, apresente o corpo docente, orientando os envolvidos sobre como proceder caso precisem falar com o filho, caso eles queiram marcar uma reunião ou desejem esclarecer algum ponto específico. Daí pode nascer uma relação sólida e enriquecedora.

Marcar reuniões presenciais

O contato presencial, “face to face”, além de ser mais genuíno e pessoal, elimina incongruências que algumas vezes surgem nas conversas por telefone ou por escrito (por meio de bilhetes na agenda).
É fundamental que professores e coordenadores da instituição proponham reuniões esporádicas com o grupo de pais ou mesmo de alunos para que eles se sintam seguros para debater sobre expectativas e sugerir ideias no ambiente acadêmico.
Entre os temas, a metodologia de ensino, a abordagem de trabalhos que serão feitos em sala de aula e o esclarecimento de dúvidas podem ser questões a serem levantadas na primeira reunião.
Reuniões individuais (pai e mãe) também podem surtir efeitos positivos para que os pais se sintam ainda mais acolhidos e possam conversar separadamente sobre seu filho. Um relatório sobre a criança pode ser apresentado com a evolução e principais conquistas.

Enviar recados pela agenda

Se a comunicação a ser feita entre pais e escola é rotineira, parte dela pode ser feita por meio de bilhetes escritos na agenda diária do aluno.
O ideal é informar dados relevantes como alimentação da criança durante o período em que está na escola, se foi ao banheiro, se precisou de trocar de roupa ou se houve alguma queda em que precisou de cuidados especiais.
Se a criança for maior e já tiver dever de casa, a agenda serve como um diário de tarefas ou ainda pode ser usada para solicitar uma reunião individual sobre algum assunto específico, caso seja necessário.
Para que a comunicação não seja interrompida, basta que a escola peça a assinatura dos pais. Caso eles não assinem, a coordenação deve entrar em contato informando sobre o recado.

Usar a tecnologia para a comunicação entre escola, alunos e responsáveis

Não há a menor dúvida de que os recursos tecnológicos são um forte e talvez o maior aliado da escola se o objetivo for melhorar a comunicação com os pais.
Criar uma conexão e divulgar as tarefas, notas do boletim, eventos, trabalhos, datas de provas ou até mesmo disponibilizar um espaço para o esclarecimento de dúvidas. As possibilidades são infinitas.
No caso de estudantes do ensino superior, o vínculo entre a escola e os alunos pode ser estreitado por meio de recursos tecnológicos que permitem relações instantâneas. Como a maioria dos adultos passa o dia em um ambiente on-line, é possível manter em dia informações como datas de provas, agenda, tarefas, notas, relatórios, boletos etc. 
Uma das vantagens é a atualização em tempo real, o que permite o engajamento dos alunos com os professores, que podem oferecer vídeos explicativos sobre determinadas aulas, além de fóruns de discussão e esclarecimento de dúvidas. 
E a sua escola, já aproveita a tecnologia para se comunicar com os seus principais atores? Deixe o seu comentário!

FONTE:
GENNERA