sexta-feira, 2 de março de 2018

(TROCA-SE EMPRESA POR ESCOLA)

Nesse artigo falaremos sobre:

O que são indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são instrumentos de gestão essenciais para medir o resultado de uma empresa. Com eles é possível acompanhar se metas traçadas no seu fluxo de caixa estão sendo alcançadas e qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores financeiros passados.
Basicamente é possível mensurar qualquer atividade que gere números ou valores para você, desde a quantidade de acessos que seu site recebe e quantidade de produtos em estoque até a quantidade de receitas advindas de um produto ou o número de funcionários que foram demitidos da empresa. A questão é descobrir quais são os indicadores de desempenho mais importantes para não perder tempo acompanhando os que são pouco relevantes.
É aí que entra o KPI (sigla em inglês para ‘Key Performance Indicator’), conhecido aqui no Brasil como indicador-chave de desempenho. Essa é a melhor forma para mensurar o resultado de uma empresa, já que faz isso por meio de seus indicadores mais importantes e “ignora” indicadores pouco importantes ou que não impactem diretamente no resultado da organização.

Para que servem os indicadores de desempenho?

O sistema de medição que definirá o desempenho de determinada empresa terá um conjunto de indicadores previamente estabelecidos que devem atender a demanda do negócio, analisando assim o alcance ou não das metas previstas. Medir é importante para que se entenda o que está acontecendo na gestão, quais mudanças devem ser feitas e quais foram os impactos das mudanças que já foram realizadas.
Resumindo, para melhorar é preciso medir e você pode utilizar diversos indicadores diferentes. Abaixo listo indicadores separados por classificação em relação ao seu objetivo fim ou relacionados com uma área específica do negócio.

Classificação dos indicadores de desempenho

Uma possível classificação dos indicadores de desempenho é a seguinte:
  • Indicadores de desempenho estratégicos
  • Indicadores de desempenho de qualidade
Veja as diferenças:

Indicadores Estratégicos

Na minha opinião, esse é um dos tipos de indicadores mais importantes, pois podem dar ampla visão dos objetivos e metas mais gerais da empresa, bem como permitir a comparação de ações anteriores com resultados atuais. (...)

Indicadores de Qualidade

Normalmente a qualidade está ligada a conformidade ou não de um produto ou serviço entregue e, com isso, permite observar falhas no processo de produção, gerenciamento ou prestação de um serviços. No caso de uma agência de turismo, a qualidade poderia ser medida por uma pesquisa de satisfação. No caso de uma indústria, uma planilha de diagrama Ishikawa (causa e efeito), poderia mostrar os indicadores de qualidade mais importantes ligados a quais problemas estavam gerando um resultado ruim:
(...)

Recursos Humanos

Quando o assunto é gestão de pessoas, uma área de recursos humanos vai apresentar importantes indicadores para entender a realidade da empresa quando o assunto é a satisfação de seus colaboradores. Uma boa planilha de indicadores de recursos humanospode envolver:
Por fim, é seguro dizer que os indicadores tem o objetivo de extrair de dados e resultados o seu mais amplo significado com a finalidade de apoiar o progresso empresarial e acompanhamento do planejamento estratégico, trazendo a curto ou longo prazo os resultados pretendidos.
FONTE:
BLOG LUZ