quinta-feira, 7 de setembro de 2017

COMO AJUDAR PROFESSORES COM DIFICULDADES PARA LECIONAR

Começar a lecionar é algo difícil para alguns profissionais. A insegurança que é comum no início de qualquer emprego, a ansiedade de estar em uma escola nova e até o contato com turmas mais agitadas podem dificultar o dia a dia. Quando um docente entra no meio do ano letivo para substituir outro, a situação é ainda mais complexa: até os professores mais experientes podem ter dificuldade.
É por essas razões que o coordenador pedagógico deve estar sempre pronto a auxiliar na integração entre alunos e professores, até que o docente se sinta mais confortável e que o trabalho comece a fluir com mais naturalidade.
Para ajudar, preparamos esse post com algumas dicas! Estar próximo é a principal delas.

Acessibilidade

Em primeiro lugar, é preciso que coordenadores pedagógicos e diretores se mostram acessíveis, disponíveis para dar ajuda a um professor com dificuldade para lecionar. A sensibilidade para entender a dificuldade do colega e, ao mesmo tempo, conseguir chegar até ele de maneira a deixá-lo confortável é essencial para começar a ajudar. Isso pode, por exemplo, ser feito nas reuniões, que devem ser freqüentes.
O importante é saber valorizar o profissional e estar pronto para dar o suporte necessário para a boa prática pedagógica. Só com a valorização e com a compreensão o trabalho em equipe flui bem. Quando há a união do professor com o coordenador, as chances de resultados positivos são maiores.

Planejamento

Oferecer-se para planejar o conteúdo das aulas junto a um docente pode ser um bom começo para ajudá-lo se ele estiver enfrentando dificuldades para lecionar. O coordenador pode ajudar o professor a identificar o que a turma precisa, quais os tipos de aulas podem ser mais eficientes, quais os tipos de atividade se encaixam no tipo de comportamento dos estudantes, entre outros pontos julgue ser importantes.
Nesse planejamento, também é necessário ajudar o docente a dividir o conteúdo de maneira que ele seja totalmente cumprido ao final do semestre. O planejamento bimestral pode ajudar em um melhor entendimento do que precisa ser dado por semana. Dar dicas de atividades, livros ou sites que podem ser usados para essa finalidade são atitudes benéficas e que ajudarão o docente a ter mais autonomia com o passar do tempo.

Treinamentos e palestras

Alguns professores podem enfrentar dificuldades por estarem desatualizados. Se o docente insistir em uma didática antiquada, seus alunos não vão se interessar pela aula e o aprendizado ficará comprometido. Alguns professores (cerca de 32%) nem sequer faz uso de computadores. Assim, é mais difícil incluir recursos diferenciados nas aulas.
Cabe à escola oferecer aos seus docentes treinamentos e palestras, para que eles se atualizem e estejam cientes das atuais tendências na educação. Com um processo de formação contínuo, é possível que o profissional aprimore seus métodos e tenha mais habilidade para lidar com os alunos
O coordenador precisa estar apto a ajudar no dia a dia dos professores e ser um grande parceiro. Como você trabalha isso em sua escola? Deixe o seu depoimento nos comentários, curta e compartilhe esse artigo!