sábado, 9 de setembro de 2017

GLOSSÁRIO DA GESTÃO ESCOLAR

“Projeto político pedagógico”, “custo de serviço”, “CRM” etc. são elementos fundamentais da gestão de uma instituição de ensino. Mas… o que significam essas coisas? Talvez você não conheça todos esses termos, afinal, a gestão escolar é um assunto complexo e é quase impossível dominá-lo por completo. Preparamos um glossário para que você possa se familiarizar com alguns conceitos importantes sobre escolas e cursos. Além disso, você pode consultar esse material sempre que tiver alguma dúvida.

Confira o glossário da gestão escolar!

Cargos e funções

Coordenador pedagógico/Coordenador escolar: É o profissional responsável por orientar o trabalho dos professores e acompanhar o andamento do processo de ensino. É o responsável por atender pais, alunos e funcionários quando há problemas de aprendizagem.
Diretor escolar/Diretor geral: É o responsável por articular e coordenar os diferentes setores da instituição de ensino, conciliando os aspectos pedagógicos e administrativos da escola ou curso. Também carrega o dever de liderar o planejamento da instituição.
Diretor financeiro/Diretor administrativo: Profissional encarregado de coordenar as tarefas financeiras e administrativas, como por exemplo controlar o caixa, zelar pela manutenção e definir investimentos.
Gestor escolar: Maneira genérica de definir qualquer profissional com poder de decisão dentro de uma instituição de ensino. Pode ser o coordenador ou o diretor, por exemplo.
Mantenedor: Pessoa ou entidade que mantém financeiramente a instituição de ensino através de diferentes formas de incentivo ou patrocínio.
Responsável técnico TI: Profissional responsável por manter a infraestrutura de informática e telecomunicações de uma escola ou curso. Em geral, tem poder de decisão sobre questões técnicas relativas a esses equipamentos.
Secretário escolar: Responsável por atender toda a comunidade escolar e manter o arquivo da instituição em ordem. Também cabe ao secretário receber pagamentos e emitir documentos, por exemplo.

Assuntos pedagógicos

Agenda digital: É um software que a escola pode usar para enviar comunicados e até fotos aos pais e alunos, que recebem as mensagens através de um aplicativo no celular. É uma maneira de tornar a comunicação escolar muito mais eficiente.
Engajamento: Conceito que define o quanto a comunidade escolar está motivada a participar das atividades da sua instituição.
Frequência: Percentual de aulas a que um aluno compareceu. Índice importante para a escola já que pode demonstrar problemas de evasão escolar. Segundo a lei brasileira, a frequência mínima para aprovação é de 75%.
Notas: Índice de desempenho acadêmico dos alunos. Quando analisadas em conjunto podem sinalizar problemas com turmas ou professores específicos, e por isso são importantes para a gestão escolar.
Ocorrências: Registro de problemas disciplinares com alunos. Assim como no caso anterior, a análise geral das ocorrências pode indicar dificuldades com turmas ou professores específicos, ou outros casos que mereçam atenção especial.
Planejamento de aula: Planejamento prévio do conteúdo a ser ensinado em uma disciplina. Deve indicar a maneira e a ordem em que a matéria será passada e pode, de preferência, conter uma previsão das datas em que cada assunto será abordado.
Projeto político-pedagógico: Documento que a instituição de ensino deve preparar anualmente para entregar à secretaria de educação responsável. Deve conter um estudo sobre a comunidade escolar e as diretrizes pedagógicas que a instituição pretende seguir.
Reunião pedagógica: É um encontro periódico em que todos os funcionários da área pedagógica (em geral professores, coordenador e diretor) se encontram para fazer planejamento de aula, acompanhar o andamento do processo de ensino e verificar se o projeto político-pedagógico está sendo cumprido. Saiba mais
Semana pedagógica: Semana pedagógica: Evento anual ou semestral em que todos os colaboradores de uma instituição de ensino são apresentados as suas funções e é discutido o planejamento do ano letivo. É também o momento ideal para a elaboração do projeto político-pedagógico.
Quadro de horário: Maneira de estipular os horários de cada aula, de cada professor em cada turma. Questão complexa e de grande importância para a gestão escolar, pois sua definição implica em uma maior ou menor eficiência no trabalho de ensino.

Conceitos administrativos

Captação: Processo de conquistar novos alunos. Inclui atrair interessados, criar um relacionamento com eles e então convencê-los a efetuar a matrícula. É um trabalho essencial para garantir um número adequado de estudantes matriculados.
Comunicação escolar: Conjunto de estratégias que uma instituição de ensino utiliza para se comunicar com sua comunidade escolar. É uma questão importante para a gestão porque afeta os processos que lidam com atendimento ao público.
CRM educacional: Programa de computador que permite registrar e controlar os contatos com interessados em uma escola ou curso, tornando o trabalho de captação de alunos muito mais eficiente.
Índice de satisfação: maneira de medir o quanto os alunos e seus responsáveis estão satisfeitos com o serviço prestado pela sua instituição. Há diversas metodologias para calcular índices de satisfação, porém a mais utilizada atualmente é o NPS.
Evasão escolar: sinônimo de perda de alunos. Ocorre quando alguém desiste dos estudos ou apenas opta por estudar em outro lugar. Quando isso ocorre muito frequentemente, pode-se dizer que a instituição enfrenta um problema de evasão.
Matrícula: acordo de prestação de serviços educacionais. O termo pode ser utilizado tanto para se referir ao contrato em si quanto para se referir as taxas que muitas vezes são cobradas no momento da adesão.
Planejamento escolar: série de metas e estratégias estipuladas pela direção da instituição de ensino para atingir objetivos de crescimento, e qualidade, por exemplo. Pode ser um planejamento participativo ou estratégico.
Responsabilidade civil: conceito jurídico que resume os direitos e deveres de uma instituição de ensino para com seus alunos. Significa que enquanto um aluno está na escola ou curso, ela tem responsabilidade sobre o bem-estar dele.
Retenção: trabalho de manter o aluno matriculado na instituição de ensino por um longo tempo, evitando a evasão escolar. Esse trabalho também inclui tentar reverter casos de alunos que desejam sair.
Sistema de gestão escolar: software que permite organizar e registrar dados de todos os setores da escola ou curso, desde o financeiro até o acadêmico. Assim, todo o trabalho na instituição fica informatizado e muito mais eficiente.

Métricas financeiras

Atrasos de pagamentos: Mensalidades que estão vencidas há pouco tempo, e por isso ainda não se enquadram em uma situação de inadimplência. Todavia, a diferença entre “atraso” e “inadimplência” fica a critério de cada instituição.
Bolsas de estudo: Descontos ou gratuidades oferecidos à alunos. Podem ser usadas como um recurso para aumentar a captação, desde que não comprometam o orçamento da escola ou curso.
CAC: Custo de aquisição do cliente. Valor que se gasta com a captação de cada aluno através de cursos com marketing, publicidade e atendimentos antes da matrícula.
Custo de serviço por aluno: Custo de operação da escola dividido por todos os alunos. Inclui o custo com infraestrutura, manutenção e funcionários. Dividindo-se pelo total e estudantes, chega-se a um custo por aluno.
Despesa: Todo valor que sai do caixa devido a qualquer gasto da instituição.
Inadimplência: Falta de pagamento de mensalidades que representa risco ao equilíbrio financeiro da instituição. Todavia, cada escola ou curso tem um critério para definir o que é inadimplência.
Receita: Todo valor que entra no caixa da instituição devido ao pagamento de mensalidades ou qualquer outra fonte.