As primeiras observações do cérebro foram
realizadas pelos gregos, quando o reconheceram como o centro das
sensações humanas. Durante muitos séculos esse tão vital órgão foi
observado e estudado anatomicamente.
Por volta do Século XIX foi à hipótese de Gall sobre a localização
cerebral e os estudos de Broca e Wernicke, sobre as funções mais
elaboradas do cérebro que nos fizeram chegar ao Século XX com
conhecimentos que permitiram estabelecer uma conexão entre esse órgão e a
aprendizagem, sendo hoje a base da Neuropsicologia.
Porém, para compreender o complexo humano, nenhuma Ciência basta por si
só, surgindo a tão essencial e importante interdisciplinariedade com as
Neurociências, ou Neurociências Cognitivas.
As Neurociências Cognitivas abordam temas relacionados à normalidade e
alterações na: memória, atenção, linguagem, emoção, motivação,
consciência, plasticidade cerebral, cognição entre outros.
Assim, atualmente diante dessa unificação das Ciências com disciplinas
como a Física, a Fisiologia, a Matemática, entre outras, a Educação e a
Psicopedagogia aproximaram-se desses estudos, trazendo-nos um novo campo
de pesquisa e atuação frente às dificuldades de aprendizagem: a
Neuropedagogia.
Como o objeto de estudo da Psicopedagagogia é a aprendizagem humana, é
fundamental a compreensão da estrutura e funcionalidade cerebral.
A Neuropedagogia, confirma a importância do papel do professor no
processo de ensino/aprendizagem. Os estudos da área, sobre a memória e o
sistema límbico (hipófise, amígdala e hipotálamo), apontam à motivação
como um dos fatores essenciais no aprender, uma vez que para isso é
necessário armazenar os conhecimentos e as experiências na memória. E
essas são formadas inicialmente no hipocampo por meio de experiências
com carga emocional.
Naturalmente que não é suficiente o professor apresentar uma aula
motivadora a seu aluno para que ele aprenda, existem outros processos e
estratégias de ensino que aliadas favorecem o contexto, como a
apresentação de conteúdos significativos, a relevância dos conhecimentos
prévios desse aprendiz, a participação da vivência nas atividades e a
oportunidade de rever os conceitos ensinados de maneiras diferenciadas.
Ainda temos muito a caminhar no processo educacional. A Educação Formal
precisa ser revista e sair do mecanicismo, conforme Fonseca (2007)¹ é
preciso “ensinar o indivíduo a aprender a aprender, a aprender a pensar,
a aprender a estudar, a aprender a se comunicar, e não apenas
reproduzir e memorizar informações, mas, sim, desenvolver competências
de resolução de problemas”. Seguindo no mesmo pensamento, Taricano
(2009)² ressalta a importância do ensino da lógica e do conhecimento de
técnicas apropriadas de acordo com o funcionamento cerebral para tornar a
aprendizagem mais eficaz.
Bibliografia
¹ Fonseca, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem.2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
² Taricano, I. Neuropedagogia e Fundamentos da Aprendizagem. São Paulo:
Instituto Saber, 2009 – Anotações da aula do Curso de Especialização em
Neuropedagogia e Psicanálise.
Para saber mais:
Fiori, N. As Neurociências Cognitivas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
Moraes, A. P O livro do Cérebro, 1, 2 e 3. São Paulo: Duetto, 2009 – ISBN 978-85-7902-041-4
Rotta, Newra Tllecha. Transtornos da Aprendizagem. Artmed, 2006.
Na Internet:
www.abpp.com.br/revista
Edilene Dal’Olio é educadora especializada em Psicopedagogia Clínica e
Institucional. Atuou durante 10 anos como professora no Ensino
Fundamental I. Especializanda em Neuropedagogia e Psicanálise pelo
Instituto Aprender.
FONTE:
CAMINHOS DO APRENDER
Páginas
- Página inicial
- Direção
- Coordenação Pedagógica
- Secretaria
- Setor Financeiro
- Supervisão
- Biblioteca
- Sala de Leitura
- LEI
- AEE
- Almoxarifado
- Cantina
- Portaria
- Vigilância
- Serviços Gerais
- Docência
- PPP
- RE
- Conselho Escolar
- Conselho de Classe
- Grêmio Estudantil
- Espaço Educador
- Tecnologias
- Projetos
- Formação de Leitores
- Formação Continuada
- Escola da Família
- Teoria de Base
- Estruturas Organizacionais
- Início do Ano Letivo
- Final do Ano Letivo
- Arrumando a Casa
- BNCC