sexta-feira, 29 de setembro de 2017

NÃO ESTÃO ENSINANDO NADA NA ESCOLA

É o que me diz um garotinho de 10 anos durante uma de nossas aulas. Gente, quase que eu senti como se tivesse levado um tapa na cara, claro. Ele não estava reclamando do excesso de tarefas, nem do tempo que ele tinha que passar na escola, nem do conteúdo chato. Ele foi claro: “Não estão ensinando nada na escola”.
Minha obrigação é ouvi-lo e entender porque ele se sente assim, se faz sentido, no que ele se baseou. Se eu quiser melhorar meu trabalho, preciso pensar no que ele está me dizendo. É como se um cliente seu te dissesse que sua empresa não está lhe oferecendo nada. Mas espera, você tem trabalhado tanto! Seus colegas e funcionários tem se empenhado tanto! O que está errado?
Pergunto pra ele sobre o que ele gostaria de aprender e que não aprende na escolaA “soltar pipa”, é a primeira resposta. Válido, ok, ainda mais se pensarmos em quanta física, matemática e artes podemos embutir no soltar pipa. Já penso em mil brincadeiras infantis que ensinam mil coisas, que eu uso em minhas aulas, e nem fazem parte da rotina escolar.
Ele queria aprender a “bater em quem me irritasse”. Leio isso como “lidar com conflitos”. Onde quer que haja convívio entre seres humanos haverá diferenças e, portanto, conflito. Algo está desgastando esse garotinho – que poderia ser meu filho ou seu – e ele não sabe como resolver.
Ele queria aprender como “ganhar dinheiro”. Leio a reivindicação dele como uma necessidade de entender como sobreviver nesse mundo, como ter conforto e dignidade, como conquistar os bens materiais que se deseja. E além disso, penso que também precisaríamos ensiná-lo a administrar seu dinheiro, a gerir sua vida, a entender o que lhe é vendido sem que ele precise, que ele é valor e não preço.
Ele queria ler só “livros que ele goste”. Entendo que não estamos fazendo – nós professores e os pais – bem nosso papel apresentando novos livros pras crianças. Aliás, depois desse papo perguntei pra todos os meus alunos quantos livros liam na escola. A resposta foi “fora aqueles livros que nos obrigam? Nenhum.” Para eles a leitura é obrigação, só serve para fazer uma prova ou um resumo no fim do mês. Quem vai querer visitar uma biblioteca? Quem vai querer conhecer outro autor? E que dirá se tiverem que ler pra tirar dúvidas?
Pensei tanto sobre isso que você nem imagina. O que falta na nossa escola? Não deveria – aliás, bem longe disso – ser o único espaço de aprendizagem e de educação. Mas já que tem sido, que impacto a escola está tendo na vida de nossas crianças? Em seu desenvolvimento?
Fiz uma listinha pra mim, pra nortear meu trabalho, e divido com vocês.

O que está faltando na escola?

  • Na escola falta o ensino do discernimento, das decisões morais. Quantas vezes você não se viu numa situação sobre a qual se sentiu congelado? Sem saber o que fazer? Era preciso que nós tivéssemos aprendido – e que ensinássemos – a levantar dados e tomar uma decisão. Não fazemos isso nem com o que diz respeito às crianças no seu dia-a-dia. Assumimos que elas não são capazes. Ora, se elas não são capazes é porque não lhe demos dados pra escolher bem, não lhes mostramos que decidir nem sempre é agradar.
  • Na escola falta o amor pela leitura, a leitura como descoberta, a leitura como instrumento de conhecer, de matar a curiosidade.
  • Na escola falta ensinar a lidar com conflitos e a respeitar na diferença. A escola pune e só. Suspensão pra lá, tarefa de casa dobrada pra cá, zero na prova, reprovação…
  • Na escola falta ensinar a viver bem. Com seu dinheiro, com seu corpo, com suas lutas, com suas dores. É claro que estou falando da escola de hoje, porque quando a escola foi criada era a sociedade que deveria ensinar essas coisas. Eram os pais, os vizinhos, as famílias… Hoje estamos mais isolados, apesar de conectados pela internet. A escola deveria ser só pra instrumentalização técnica e o restante do aprendizado viria nos grupos em que a criança vive. Mas não podemos nos dar ao luxo de pensar que isso é possível hoje, com as nossas cargas de trabalho!

O que a escola mais ensina?

  • Conteúdos técnicos: Como contar, ler, como escrever, como chegamos historicamente aqui.
  • Conteúdos estáticos: há muito tempo a escola ensina a mesma coisa, mudando só a forma e acrescentando um novo problema: Às vezes é a falta de água, as vezes as mudanças climáticas e por aí vai. Necessário, mas só parte da educação.
  • Obediência: Respeito seria melhor, com certeza. Você não quer que seu filho obedeça qualquer um com boa lábia, quer?
  • Hierarquia: Sempre obedecer, mesmo que o outro que está em um cargo ou posição social melhor que você, faça coisas que te desagradam muito.

Será que essas lacunas são inocentes?

Pode soar teoria da conspiração, amigo. Mas eu acho que não. Quem paga os professores? A princípio nossos impostos, mas quem administra esses impostos? Quem administra o dinheiro e o projeto das escolas? Quem decide no que investir?
Pois é, o mesmo político que rouba milhões. Que desvia dinheiro e aumenta impostos. Que quebra patrimônios nacionais e que faz negócios mirabolantes com grandes empreiteiras…Será que se a escola ensinasse tudo que eu disse lá em cima, esses “reizinhos” que governam o país chegariam onde estão?
Pra pensar né?