sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E A RELAÇÃO COM SEU FILHO

Bom dia Pais que Educam,
Vocês  conhecem esse documento – conhecido como PPP – que circula dentro da Escola do seu filho? Pois é, ele é de suma importância porque diz respeito à organização e sistematização do que a escola pretende, em sua autonomia, ensinar ao seu filho.
É um documento com registro geral da escola: Estrutura física, corpo docente, propostas, projetos, melhorias a serem feitas.  Conforme informações do Portal da Educação:
O Projeto político pedagógico vê a escola como um todo em sua perspectiva estratégica, não apenas em sua dimensão pedagógica. É uma ferramenta gerencial que auxilia a escola a definir suas prioridades estratégicas, a converter as prioridades em metas educacionais e outras concretas, a decidir o que fazer para alcançar as metas de aprendizagem, a medir se os resultados foram atingidos e a avaliar o próprio desempenho.
Esse é um documento que as Escolas têm dever de elaborar e devem submetê-los para avaliação das Secretarias municipais de Educação.
Entre outras questões, quando esse documento é bem elaborado ele deve contemplar as seguintes questões:
  • Qual a finalidade da escola?
  • Que sujeitos, cidadãos queremos formar?
  • Que sociedade queremos construir?
  • Que conhecimentos, saberes a escola irá trabalhar?
  • Como possibilitará a apropriação dos saberes cultural e historicamente
  • construídos, por seus alunos?
  • Que espaços participativos criará?
  • Como estimulará, apoiará e efetivará a participação do coletivo da escola?

Como o Projeto Político-Pedagógico afeta meu filho:

Esse documento responde que tipo de educação seu filho terá dentro daquela escola. Dirá muito da dinâmica, das estratégias da comunidade escolar na relação com as crianças, de como os docentes estão se atualizando e etc.
Isso é de interesse de todos nós. A educação, o acesso ao conhecimento, é a forma possível de autonomia de todo ser humano e nos constitui como sujeitos. É no mínimo de nosso interesse saber como a Escola pensa essa responsabilidade e a cumpre.
Há muitas escolas que não levam esse documento a sério. Como gerir uma escola sem propósitos estabelecidos, sem um vínculo norteador entre os docentes, sem a integração das disciplinas? Ao que vejo, essa escola está fadada a formar pequenos Frankensteins.
Há muitas escolas que elaboram lindos documentos e os deixam na gaveta. Como tudo na vida, palavra e ação tem que estar de acordo e é preciso estar atento em defesa da boa educação de nossos filhos.
Esse documento deve ser elaborado pela comunidade escolar – professores(as), secretários(as), orientadores(as), diretores(as), alunos – porque são eles que entendem a realidade na qual estão inseridos e que tipo de propostas devem ser feitas.
É direito de vocês, pais, conhecerem esse documento e saber mais sobre as propostas da escola.
Você sabia da existência desse documento? Já o viu?
E você da comunidade escolar, o que acha do documento? Elaboram e põem na pratica? Como é para vocês o trabalho com ele?
Um grande abraço

  

Pamela Greco

Pedagoga e especialista em desenvolvimento infantil