domingo, 11 de fevereiro de 2018

CELULAR NA SALA DE AULA: COMO GERIR O USO?

Confira opções para ajudar na gestão do uso do celular na sala de aula, com dicas divertidas, instrutivas e capazes de atrair bons resultados.

Vamos aceitar: não há como escapar da tecnologia. Hoje carregamos o celular no bolso, compramos um computador pela internet e aproveitamos as facilidades dos tablets. Mas, e o celular na sala de aula? Como fica?
Deixando de lado uma visão mais conservadora que quer excluir o celular da sala de aula, algumas escolas e professores veem o celular como uma ferramenta de apoio para o ensino que, além de ajudar com informações, oferece grande familiaridade para o aluno, que pode aproveitar sua facilidade com a tecnologia.
Pensando nisso, separamos algumas opções para ajudar na gestão do uso do celular na sala de aula, com dicas divertidas, instrutivas e capazes de atrair bons resultados. Confira!

Grupos de estudo e interação

Já pensou em criar grupos de discussão em que os alunos realmente participassem? Tente essa estratégia com opções cotidianas ao estudante, como grupos no próprio Facebook ou WhatsApp. Assim, é possível trabalhar:
  • temas básicos do cotidiano;
  • situação política e econômica do país;
  • notícias controversas;
  • assuntos polêmicos;
  • o próprio conteúdo da aula.
Além disso, aplicativos podem ajudar na interação, como:
  • ExamTime: os alunos podem ser direcionados para trabalho em grupos de estudo, participar de grupos de discussões e debate ou, ainda, oferecer ao professor a possibilidade de criar ferramentas como mapas mentais, flashcards ou quizzes.
  • EduCreations: transforma o tablet em uma lousa digital, ótimo para compartilhar conteúdo interativo, como animações que expliquem determinado assunto ou tutoriais. A lousa é utilizada em tempo real e os conteúdos, além de exibidos, podem ser compartilhados por e-mails ou redes sociais.
Com isso, além de aumentar a participação e foco dos alunos, abre-se espaço para pessoas mais tímidas se sentirem confortáveis com a discussão online.

Conteúdo interessante e atenção da turma

O professor também pode aproveitar plataformas de uso conjunto, como o Google Drive, e compartilhar textos, arquivos ou até músicas e vídeos com os alunos.
Uma opção divertida é criar um banco de imagens — em biologia, por exemplo, pode-se criar pastas para diferentes tipos de inseto e pedir para os alunos arquivarem as imagens de acordo com os que forem encontrando e fotografando.
Em relação aos aplicativos, o professor pode usar opções que ajudem no foco, interação e compartilhamento de conteúdo com os alunos, como:
  • Edmodo: professores e alunos podem acessar o aplicativo e compartilhar conteúdo, informações novas ou mesmo resultados de provas, melhorando a comunicação;
  • Paper.li: direcionado para matérias de linguagem e comunicação, o Paper.li permite que os alunos acessem o aplicativo e separem notícias, jornais e matérias interessantes, criando contato com a leitura e pesquisa ao mesmo tempo em que trabalham com temas atuais.

Exemplos visíveis e interativos

Imagine falar sobre os planetas e mostrar o sistema solar ou testar experimentos científicos na tela do celular. Pois é, usar sites e apps como materiais interativos é uma ótima pedida! Assim, além de melhorar a visualização do aluno, seu gosto pelo aprendizado é estimulado.
Veja alguns exemplos:
  • Solar System Scope: ainda sendo aprimorado, o site busca mostrar planetas, satélites, constelações e similares. Tudo em 3D!
  • Yenka: um app simulador de laboratório para ajudar com experimentos (que podem ou não ser direcionados pelo professor) sem perigo de acidentes.
  • NumptyPhysics: cria desafios de física que devem ser solucionados pelo jogador a partir de desenhos que permitam chegar ao objetivo.

Materiais de qualidade e pesquisa rápida

Além de possibilidades para momentos particulares, o celular na sala de aula pode facilitar o acesso de materiais interativos, como vídeos no YouTube e músicas temáticas, ou facilitar a pesquisa do aluno e professor, apenas cuidando do acesso a fontes de confiança.
É uma opção muito boa para o estudante acompanhar leituras de contos e poemas nas aulas de literatura, ver pinturas que ilustram as vanguardas europeias ou consultar a tabela periódica, por exemplo.
Lembre-se: há hora certa para os usos do celular, então defina isso com os alunos para evitar se distrair e atrapalhar a aula! Uma conversa franca ajuda a atingir o respeito do estudante e qualificar o tempo de aula. Além disso, no caso de grupos de mensagens, é importante que tenha alguém supervisionando, para que não fujam do foco da proposta.