quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

QUAL DEVE SER A POSTURA DE UM LÍDER?

Nem todas as pessoas que chegam a cargos de liderança sabem, de fato, o que é ser um líder. Isso porque a capacidade de liderar não está somente na posição, mas na conduta: o líder deve ser um exemplo e, por isso, deve apresentar a mesma postura que espera de seus liderados.
Os líderes são responsáveis por tomar decisões importantes para o futuro da organização e para manter a equipe sempre motivada. Trata-se de um trabalho muito importante e, por isso, é fundamental que o líder esteja apto para desempenhar seu papel com segurança e eficiência.

Dicas para aperfeiçoar a competência de líder

Leia bastante

Não é sempre que você terá um mentor disponível para responder suas dúvidas e te aconselhar. Porém, muitas informações importantes podem ser encontradas em livros e artigos. Invista sempre no seu conhecimento.

Tenha amigos de confiança

Por mais que eles não entendam nada a respeito do seu trabalho, amigos e familiares podem dar conselhos muito válidos sobre como lidar com determinadas situações e pessoas. Por essas serem pessoas de confiança, sempre levarão em conta o seu bem-estar na hora de propor soluções.

Seja persistente

Os desafios fazem parte de qualquer trajetória, e é normal sentir um pouco de medo de não conseguir alcançar os resultados esperados. Porém, é essencial persistir mesmo nas dificuldades e mostrar autoconfiança diante de seus liderados.

Como ter a postura de um líder

Para ser um líder de sucesso é preciso aprimorar sua capacidade de liderança e assumir responsabilidades. Confira algumas posturas essenciais para os líderes de sucesso:

Faça com que os outros se sintam seguros

Um líder sabe como desviar a atenção de si mesmo e incentivar os colaboradores a expressarem suas opiniões, criando um ambiente acessível e seguro.

Saiba tomar decisões

Um verdadeiro líder avalia todas possibilidades com cuidado, considerando as consequências e o bem-estar de seus liderados.

Comunique as expectativas

Líderes de sucesso são grandes comunicadores e estão sempre informando seus colaboradores sobre as expectativas e valores da organização.

Desafie as pessoas a pensarem

Um bom líder entende a mentalidade de seus colaboradores e conhece a capacidade de cada um, usando esse conhecimento para desafiar a equipe e incentivar todos a crescer cada vez mais.

Seja responsável pela equipe

Demonstrar responsabilidade é sinal de que o líder está focado mais no sucesso do grupo do que no seu próprio.
Além disso, vale a pena adotar comportamentos como:
– Dar o exemplo;
– Recompensar um bom desempenho;
– Fornecer feedback contínuo;
– Saber aproveitar os talentos;
– Fazer perguntas e pedir conselhos;
– Resolver problemas evitando a procrastinação;
– Ter uma atitude positiva;
– Ser um grande mestre para os seus colegas;
– Investir em relacionamento interpessoal;
– Gostar genuinamente das responsabilidades.
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FONTE:
PORTAL IBC

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