quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

SIGNIFICADO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

(TROCA-SE EMPRESA POR ESCOLA)

O que é Planejamento Estratégico:

Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.
É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.
Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.
planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico. É de grande importância para a empresa, sendo que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.
Existe também o planejamento estratégico pessoal, que é o ato de pensar a vida pessoal de forma estratégica, identificando a sua missão e valores, juntamente com as metas e objetivos no âmbito pessoal que o indivíduo pretende alcançar.

Planejamento estratégico no Marketing

No âmbito do marketing, o planejamento estratégico ajuda na elaboração de estratégias e resolução de alguns problemas da empresa. Muitas vezes uma empresa não consegue criar e satisfazer necessidades no mercado, porque não planeja estrategicamente. Alguns problemas que podem surgir em empresas sem um planejamento estratégico adequado são: falta de posicionamento, políticas de preços inadequada, falhas de comunicação, canais de distribuição pouco eficientes, etc.

Planejamento estratégico, tático e operacional

Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.
O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).
O planejamento tático tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores.
O planejamento operacional de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.

Etapas do planejamento estratégico

É possível identificar as seguintes etapas do planejamento
estratégico:
  1. Definição de valores da empresa, como a  visão e
  2.  missão;
  3. Análise do ambiente externo, as oportunidades e
  4.  ameaças 
  5. para a empresa;
  6. Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças fraquezas da empresa;
  7. Análise do contexto atual da empresa através da 
  8. análise
  9.  SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas),
  10.  Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);
  11. Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a 
  12. empresa 
  13. pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. 
  14. É importante saber identificar o público-alvo de cada 
  15. ação e cada objetivo.
  16. Formulação e Implementação da estratégia, onde 
  17. se escolhe
  18.  o plano para alcançar as metas e objetivos definidos
  19.  previamente. 
  20. Na formulação das estratégias, é importante verificar 
  21. os recursos disponíveis para a implementação da 
  22. estratégia, e definir quais 
  23. recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia 
  24. escolhida.
  25. Obtenção do feedback e controle, onde os responsáveis
  26.  verificam  os resultados do planejamento estratégico.
significado de Planejamento Estratégico está na categoria: Geral

FONTE:
SIGNIFICADOS