(TROCA-SE EMPRESA POR ESCOLA)
O que é Planejamento Estratégico:
Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica.
É uma área do planejamento empresarial, que facilita a gestão de uma empresa. O planejamento estratégico auxilia na definição de objetivos e estratégias para alcançar esses objetivos, sendo por isso, uma parte crucial do empreendedorismo.
Planejar estrategicamente significa usar os recursos disponíveis de forma eficiente, aumentando a produtividade de um indivíduo ou empresa. A gestão do tempo é crucial para qualquer empresa, pois é um dos recursos mais valiosos à nossa disposição. A gestão estratégica dos riscos também é uma área importante para qualquer empresa.
O planejamento financeiro também pode ser incluído em uma forma de planejamento estratégico. É de grande importância para a empresa, sendo que remete para a previsão das receitas e despesas, criando uma estimativa dos meios financeiros que serão necessários para o futuro e manutenção da empresa.
Existe também o planejamento estratégico pessoal, que é o ato de pensar a vida pessoal de forma estratégica, identificando a sua missão e valores, juntamente com as metas e objetivos no âmbito pessoal que o indivíduo pretende alcançar.
Planejamento estratégico no Marketing
No âmbito do marketing, o planejamento estratégico ajuda na elaboração de estratégias e resolução de alguns problemas da empresa. Muitas vezes uma empresa não consegue criar e satisfazer necessidades no mercado, porque não planeja estrategicamente. Alguns problemas que podem surgir em empresas sem um planejamento estratégico adequado são: falta de posicionamento, políticas de preços inadequada, falhas de comunicação, canais de distribuição pouco eficientes, etc.
Planejamento estratégico, tático e operacional
Existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Em uma empresa de sucesso, estes três níveis funcionam em conjunto e ocorrem na seguinte ordem: estratégia, tática e operação.
O planejamento estratégico tem um longo alcance e é executado pelos responsáveis máximos da empresa, que determinam os objetivos dentro de um prazo temporal (curto, médio ou longo prazo).
O planejamento tático tem um escopo médio na empresa e consiste no pensamento de como os meios ou recursos disponíveis podem ser utilizados para alcançar um resultado favorável. Normalmente este planejamento é uma tarefa de gestão, muitas vezes executada por administradores.
O planejamento operacional de alcance curto está diretamente ligado com a área técnica de execução de um determinado plano de ação.
Etapas do planejamento estratégico
É possível identificar as seguintes etapas do planejamento
estratégico:
estratégico:
- Definição de valores da empresa, como a visão e
- missão;
- Análise do ambiente externo, as oportunidades e
- ameaças
- para a empresa;
- Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da empresa;
- Análise do contexto atual da empresa através da
- análise
- SWOT - Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas),
- Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);
- Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a
- empresa
- pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar.
- É importante saber identificar o público-alvo de cada
- ação e cada objetivo.
- Formulação e Implementação da estratégia, onde
- se escolhe
- o plano para alcançar as metas e objetivos definidos
- previamente.
- Na formulação das estratégias, é importante verificar
- os recursos disponíveis para a implementação da
- estratégia, e definir quais
- recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia
- escolhida.
- Obtenção do feedback e controle, onde os responsáveis
- verificam os resultados do planejamento estratégico.
O significado de Planejamento Estratégico está na categoria: Geral
FONTE:
SIGNIFICADOS