quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

RÁDIO ESCOLAR

Na realidade brasileira o rádio não é uma mídia ultrapassada como alguns podem imaginar, pelo contrário, é a mídia mais utilizada e abrange todas as classes sociais. O desenvolvimento tecnológico tem causado profundas modificações culturais que podem trazer melhorias sociais, sobretudo quando se ampliarem as oportunidades de apreensão do saber por meio das variadas mídias existentes, dentre elas o rádio. No campo educacional, as novas tecnologias potencializam as mais remotas, integrando-se a elas e proporcionando uma democratização da produção e recepção do conhecimento e das informações.
O aumento da interatividade dos meios de comunicação exige o desenvolvimento de habilidades específicas pelos seus usuários, sobretudo no contexto educacional. Dessa forma, a implementação de uma rádio escolar tem como princípio uma educação para, sobre e na mídia. Para isso é preciso haver a gestão coletiva e democrática dos recursos, da programação e do saber-fazer, para que a rádio escolar represente a totalidade dos envolvidos na escola e contribua para o pleno exercício da cidadania.
Para criar uma rádio escola um dos primeiros passos, além de decidir o nome da rádio, é construir um projeto que esteja vinculado ao projeto pedagógico da escola. O projeto deve contemplar os objetivos da rádio, a divisão de responsabilidades e que tipo de programação será veiculada. Para definir o formato da programação é preciso decidir se os programas serão noticiários, musicais, humorísticos, educativos, e distribuí-los ao longo do tempo que a rádio estará no ar.
Em um programa que trate de variedades com duração de 20 minutos, por exemplo, podem ser destinados cinco minutos para as notícias, cinco para músicas e um para o intervalo comercial. E então, na segunda parte do programa, pode haver uma entrevista de três minutos, dois minutos para prestação de serviços (avisos, recados, divulgação de eventos, achados e perdidos, etc), e mais quatro minutos de música.
Para se montar uma rádio na escola são necessários alguns equipamentos para organizar uma estrutura que possibilite ter uma rádio escola completa, a saber:
1. microsystem: com CD player, rádio, toca-fitas e entrada para microfone. Utilizado para reproduzir sons e gravar aquilo que não entrará ao vivo, como vinhetas e comerciais;
2. fone de ouvido: provê o retorno do som em execução para a pessoa que está no comando do som;
3. radiogravador: aparelho acessório que pode ter seu uso alternado com o microsystem, assim enquanto um é utilizado pode-se preparar a próxima execução;
4. caixa acústica: sistema de alto-falantes instalado em locais estratégicos da escola para reproduzir o que está sendo veiculado no estúdio, quatro caixas de cem watts serve um espaço para aproximadamente cem pessoas;
5. microfone: utilizado para captar a voz do responsável pela locução; 6. mesa de som e potência: em que são conectados o microsystem, o microfone, os fones de ouvido e o radiogravador. É da mesa que sai a fiação para as caixas de som.

FONTE:
INFOESCOLA


######################

Projeto institucional: Rádio na escola

Confira como criar um canal de comunicação para divulgar a produção dos alunos e aumentar a integração com a comunidade

Salvar
Por: GESTÃO ESCOLAR
Objetivo geral
Divulgar a produção dos alunos e aumentar a integração com a comunidade.

Objetivos específicos
- Para os gestores Estabelecer um canal de comunicação com a comunidade escolar e favorecer o trabalho em equipe.
- Para os professores Promover a interdisciplinaridade.
- Para os alunos Aprender a se expressar por meio da oralidade e da escrita e conhecer a linguagem radiofônica.
- Para os pais Participar das atividades escolares como ouvintes e também como produtores, enviando sugestões de pauta.

Tempo estimado
O ano todo.

Séries envolvidas
Do Ensino Infantil ao Ensino Médio.

Material necessário
Um computador, um ou dois microfones, caixas de som, amplificador (opcional), mesa de som estéreo, softwares de edição de áudio e programação (existem alguns gratuitos, como o Audacity e o ZaraRadio) e painéis de espuma para isolamento acústico do estúdio.
Desenvolvimento
1ª etapa Definição das diretrizes
Organize uma reunião com a equipe gestora e com os professores para discutir a iniciativa, obter o apoio de todos e decidir pontos importantes, como: para qual público o projeto se destina? Os programas serão transmitidos apenas internamente, por meio do sistema de som da escola ou também no site ou blog da escola? Nesse caso, é possível atingir a comunidade escolar e a externa.

2ª etapa Escolha do coordenador
Convide o docente mais interessado no projeto ou aquele com conhecimento sobre o veículo para ser o coordenador. Ele precisa ter disponibilidade no contraturno para orientar a produção - por isso, é melhor ser um docente com jornada integral -, organizar as reuniões de pauta, dividir as tarefas entre os grupos, colocar o programa no ar e avaliar o trabalho dos alunos. Indique a ele um curso de capacitação em educomunicação, oferecido por muitas secretarias e universidades, no qual ele pode fazer oficinas com profissionais da área. Aproveite essa etapa para definir com ele a duração, o horário e a frequência dos programas.

3ª etapa Levantamento da infraestrutura
É possível utilizar equipamentos de que a escola já dispõe - como caixas de som, computador e microfone. Os outros deverão ser comprados ou pedidos em doação. Uma mesa estéreo custa cerca de 200 reais. O aconselhável é reservar uma sala exclusiva para o estúdio, com bom isolamento acústico. Se ela estiver próxima de outros ambientes, a orientação é revestir as paredes com placas de espuma (as de 50 x 50 x 5 cm custam em média 6 reais, cada uma).

4ª etapa Equipe e conteúdos
Convide todos os estudantes para participar do projeto, porém a adesão deve ser opcional. Peça autorização dos pais por escrito para que os filhos possam comparecer à escola no contraturno - e aproveite para convidá-los a participar da iniciativa, enviando propostas de pauta. Convoque a comunidade para sugerir o nome da emissora e faça uma votação. Caso a opção seja por tratar de temas relacionados a conteúdos disciplinares, envolva o coordenador pedagógico e os demais professores no projeto. Eles orientarão sobre os assuntos a serem pesquisados e a melhor forma de fazer isso.

5ª etapa Divulgação
É importante manter a regularidade das transmissões para fazer uma divulgação efetiva da iniciativa. Para isso, utilize as reuniões e os eventos da escola, a imprensa local e o mural de instituições parceiras.

Avaliação
Com o professor responsável, faça periodicamente um balanço do desempenho dos alunos. Observe se eles desenvolveram habilidades em pesquisa, produção de texto para radioleitura e trabalho em equipe. É interessante pedir sugestões e críticas à comunidade para aprimorar o trabalho.
###################
COMO MONTAR UMA RÁDIO ESCOLA