quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

ADQUIRINDO COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Segundo o site de coaching Portal IBC (ver https://www.ibccoaching.com.br/portal/descubra-o-que-e-competencia-profissional/), competência profissional diz respeito na prática ao conjunto de aptidões, habilidades e capacidade de alguém em resolver problemas na esfera do trabalho.

No mundo cada vez mais competitivo em que vivemos, onde existe uma grande oferta de especializações, formações, cursos de extensão, graduação e pós-graduação acessíveis a várias pessoas, haja vista a explosão de cursos online, não basta ter uma formação do tipo bacharelado + pós-graduação + idiomas. 
O que fará a diferença, não somente no momento de ser admitido no emprego, mas principalmente ao longo da jornada de trabalho, são as competências profissionais.

Mas como adquirir estas competências profissionais?

Vejamos:
Muitas são os sites de internet que divulgam competências profissionais, mas se formos fazer um apanhado daquelas competências julgadas as mais importantes e que se repetem em todas as listas, chegaremos a este conjunto de cinco: liderança, comunicação, comprometimento, saber trabalhar em equipe e controle emocional.
Vamos analisar cada uma destas competências profissionais e buscar por maneiras de desenvolvê-las para nosso proveito.

LIDERANÇA

Apesar de muitos acreditarem que a liderança é um dom que nasce com determinada pessoa, ela é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer um, desde que se tenha motivação suficiente e as técnicas corretas. 
De acordo com um site de avaliação psicológica (https://avaliacaodepessoas.com.br/competencias/desenvolvendo-a-lideranca-afinal-e-um-dom-ou-uma-habilidade/) o líder possui algumas características como: trabalhar em busca de resultados, estimular sua equipe, assumir responsabilidades e etc. Tudo isso pode ser posto em prática e desenvolvido. 
Ninguém nasce líder, mas se for corretamente orientada e estimulada, uma pessoa pode adquirir grandes habilidades de liderança. Esta habilidade de liderança pode ser importante, mesmo se o indivíduo não for o CEO da empresa onde trabalha, pois um empregado com habilidades de liderança é pró ativo e incentiva o resto da equipe a dar o melhor de si.
Este estímulo à liderança pode ser feito através do assinalamento de funções e tarefas para novos profissionais que demonstrem aptidão e interesse.

COMUNICAÇÃO

Comunicação é a base de tudo, e o profissional que não se comunica bem com seus colegas dificilmente conseguirá trabalhar em equipe, ou mesmo ser uma fonte de inspiração para eles.
Por outro lado, a boa comunicação envolve não somente saber comunicar suas ideias e saber ouvir a opinião alheia, mas também ser um bom observador da comunicação não-verbal, pois o nosso corpo fala mais do que as próprias palavras.
Organizar encontros fora do ambiente de trabalho, como festas e eventos, ajuda os profissionais da empresa a terem uma maior entrosamento entre si e a se conhecerem melhor, o que mais tarde irá refletir numa melhor comunicação no trabalho.

COMPROMETIMENTO

Certamente, um profissional que não possui comprometimento é um elo fraco na equipe e pode prejudicar muito a empresa. Por outro lado, se se é um líder que deseja o comprometimento daqueles sob sua liderança, deve antes aplicar este mesmo comprometimento a si mesmo. Esta é uma das principais competências profissionais, pois a falta de comprometimento pode arruinar facilmente qualquer ambiente de trabalho.
Como dito, a melhor maneira de desenvolver esta competência na equipe é a partir do comprometimento das lideranças.

SABER TRABALHAR EM EQUIPE

Quando não se é um autônomo que trabalha sozinho com seu próprio negócio, provavelmente se está trabalhando com outras pessoas. E, neste caso, deve ser feito um esforço para se trabalhar em equipe. E este trabalho em equipe, assim como as outras competências profissionais, pode e deve ser desenvolvido.
E o trabalho em equipe só funcionará bem se outras competências profissionais como competência comprometimento estiverem bem assentadas.

CONTROLE EMOCIONAL

Finalmente, o bom profissional deve ter uma bom controle emocional, o que significa em outras palavras, um bom autoconhecimento. A melhor maneira de desenvolver isto é através da prática da meditação no trabalho, ou como é popularmente conhecido, mindfulness. O mindfulness já é aplicado de forma séria nas grandes empresas mundiais, pois seus resultados práticos de desenvolvimento pessoal são comprovados ( Ver https://www.calldaniel.com.br/blog-mind/meditacao-nas-empresas-conheca-4-grandes-empresas-que-tem-essa-pratica ).
Estas foram em resumo algumas das principais competências profissionais e algumas formas simples de adquiri-las. Existem muitas outras, mas esperamos ter mostrado as mais essenciais.
CRÉDITOS: Universia Brasil