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A Importância do Lúdico na Escola
por Sandra Silva Costa
Entre
risos tímidos e algumas gargalhadas, vi nascer o sentimento, a alegria, o
prazer, a descoberta, do outro e de si...Brincar, dançar, pular...Esse é o
papel do professor, encantar-se para encantar...
(Sandra
Costa, 2007)
Percebemos hoje nas escolas, a ausência de uma proposta pedagógica
que incorpore o lúdico como eixo de trabalho. Essa realidade do
Brincar nas escolas leva-nos a perceber a inexistência de espaço par um
bom desenvolvimento dos alunos. Esse resultado, apesar de apontar na
direção das ações do professor, não devemos atribuir-lhe a culpa. Ao
contrário, trata-se de evidenciar o tipo de formação profissional do
professor que não contempla informações nem vivências a respeito do
brincar e do desenvolvimento infantil em uma perspectiva social, afetiva,
cultural, histórica e criativa.
Vygotski (1988) indica a relevância de brinquedos e brincadeiras
como indispensáveis para a criação da situação imaginária. Revela que o
imaginário só se desenvolve quando se dispõe de experiências que se reorganizam.
A riqueza dos contos, lendas e o acervo de brincadeiras constituirão o banco de
dados de imagens culturais utilizados nas situações interativas. Dispor de tais
imagens é fundamental para instrumentalizar a criança para a construção do
conhecimento e sua socialização. Ao brincar a criança movimenta-se em busca de
parceria e na exploração de objetos; comunica-se com seus pares; expressa-se
através de múltiplas linguagens; descobre regras e toma decisões.
São poucas as escolas que investem neste aprendizado. A escola
simplesmente esqueceu a brincadeira, na sala de aula ou ela é utilizada
com um papel didático, ou é considerada uma perda de tempo. E até no
recreio, a criança precisa conviver com um monte de proibições.
Segundo o estudioso holandês Johan Huizinga (1980), não se brinca a não
ser por iniciativa própria ou por livre adesão. Todo ser humano pode
beneficiar-se de atividades lúdica. A brincadeira é transmitida à criança
através de seus próprios familiares, de forma expressiva, de uma geração à
outra, ou pode ser aprendida pela criança de forma espontânea.Contudo, nos dias
atuais, com as moradias cada vez mais apertadas e os adultos envolvidos em seus
afazeres, as crianças não têm um lugar para brincar e não devem atrapalhar o
andamento do lar com seus brinquedos.
Não dá para isolar o comportamento lúdico da criança. Ela brinca quando
é para brincar, e não quando os adultos entendem que ela deveria brincar.
Em qualquer época da vida de crianças e adolescentes e porque não
de adultos, as brincadeiras devem estar presentes. Brincar não é
coisa apenas de crianças pequenas, erra a escola ao fragmentar sua ação,
dividindo o mundo em lados opostos: de um lado o jogo da brincadeira, do
sonho, da fantasia e do outro, o mundo sério do trabalho e do estudo.
Independente do tipo de vida que se leve, todos adultos, jovens e
crianças precisam da brincadeira e de alguma forma de jogo, sonho e
fantasia para viver. As escolas precisam reconhecer lúdico, a sua
importância enquanto fator de desenvolvimento da criança.Entre alguns
desses fatores destaca-se:
*Facilitador da aprendizagem;
*Colabora para uma boa saúde mental;
*Desenvolve processos sociais de comunicação de expressão e construção
do conhecimento;
*Explorar a criatividade
*Melhorar a conduta e a auto-estima;
*Permite extravasar angustias e paixões, alegrias e tristezas,
agressividade e passividade.
Diante de tantas possibilidades, é fundamental o que o educador seja
mediador em todo processo. Criando na sala de aula um cantinho com alguns
brinquedos e materiais para brincadeiras. Na verdade qualquer sala de
aula disponível é apropriada para as crianças brincarem. Podemos ensinar
as crianças também, a produzir brinquedos. O que ocorre geralmente nas
escolas é que o trabalho de construir brinquedos com sucatas, fica
restrito às aulas de arte, enquanto professores poderiam desenvolver
também este trabalho nas áreas de teatro, música, ciências etc.,
integrando aos conhecimentos que são ministrados.
Tudo isso é possível quando estamos abertos para buscar novos caminhos.
Precisamos, enquanto educadores nos colocarmos como participantes,
acompanhando todo o processo da atividade, mediando os conhecimentos
através da brincadeira e do jogo, afim de que estes possam ser
reelaborados de forma rica e prazerosa.
FONTE: http://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-do-ludico-naescola