quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

O QUE FAZER PARA UTILIZAR BEM O LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA?


Ilustração: Google Imagem

Com manutenção em dia e planejamento adequado, o laboratório de informática pode se tornar um recurso valioso de aprendizagem

Muitas escolas públicas já possuem um laboratório de informática com acesso à internet e softwares básicos. Mas não basta dispor desses recursos, o grande desafio é saber utilizá-los. Para que isso ocorra, é necessário que sejam criadas regras de uso e convivência e que se garanta a manutenção adequada dos equipamentos, além da presença de monitores e técnicos.
Inicialmente, é preciso ter clareza da finalidade desse espaço, que não é simplesmente ensinar os alunos a operar as máquinas (até porque muitos já sabem), e sim facilitar a produção de conhecimento. Por isso, é importante que a escola tenha um projeto político-pedagógico (PPP) que envolva a utilização do computador como um impulso ao aprendizado.
Infelizmente, a realidade é que nem sempre essas condições estão dadas, e muitos docentes não conseguem aproveitar bem o espaço e desenvolver boas atividades. O coordenador pode ajudar a reverter essa situação, e o primeiro passo é propor aos professores e funcionários uma formação inicial, com o objetivo de se familiarizar com os equipamentos para, depois, avaliar como eles podem ser inseridos no planejamento. A equipe gestora pode convidar o técnico responsável pelo espaço, outro profissional especializado em tecnologia, ou mesmo um professor mais experiente para resolver as principais dúvidas. Vencida essa etapa, é importante estabelecer um regulamento do espaço e registrá-lo em um um cartaz fixado na sala ou em pequenas apostilas.
O segundo passo é planejar situações de uso em que a ferramenta tecnológica permita o aprofundamento dos conteúdos, fazendo do laboratório uma extensão da sala de aula. Atividades de pesquisa bem dirigidas e produção de texto são alguns exemplos do que pode ser feito. Para auxiliar o professor nessa tarefa, procure acompanhá-lo nas primeiras idas à sala de informática e ajudá-lo a selecionar sites, vídeos e softwares que serão utilizados. Uma boa solução é identificar se há alunos que já dominam o uso da tecnologia. Eles podem apoiar o docente e os outros colegas durante a aula e colaborar na seleção de materiais.
Além de utilizar o laboratório durante as aulas, os alunos devem contar com a orientação dos professores para usufruir dos recursos sozinhos, fora do período, para acessar a internet, digitar textos, organizar apresentações, operar softwares de criação e edição de imagens, assistir a vídeos e buscar materiais didáticos alternativos.
FONTE: http://gestaoescolar.org.br/blogs/coordenadoras/2016/02/11/o-que-fazer-para-utilizar-bem-o-laboratorio-de-informatica/

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A utilização dos micros deve entrar no planejamento do professor 

Para se tornar uma ferramenta de aprendizagem, o laboratório de informática precisa entrar no projeto político pedagógico da escola. A professora de Educação, Tecnologia e Mídias da Universidade Estadual da Paraíba Roseane Albuquerque Ribeiro afirma que a discussão em torno do propósito dos equipamentos e as possibilidades que eles trazem estimula o uso. "Quanto menos a equipe domina a tecnologia, maior a necessidade de saber para que serve e, então, buscar uma forma de encaixá-la nas aulas", diz. 

Cada professor deve incluir a utilização dos micros no planejamento de suas aulas. Para evitar a falta de conexão com o conteúdo, Roseane propõe que a equipe faça a seguinte pergunta: que necessidades dos alunos o computador pode sanar nessa disciplina? "É fundamental que a informática auxilie na aprendizagem dos conteúdos", afirma. Na opinião dela, o foco no tema também ajuda o professor a superar o medo da tecnologia. "Uma vez definido o que o educador quer fazer, a equipe gestora deve buscar ajuda com a parte técnica. Pode ser com outros professores, contratando um profissional ou mesmo pedindo o apoio dos alunos, que, em geral, podem contribuir." 

Outra forma de estimular o uso do laboratório é abrir a agenda. Além de organizar um contato mínimo de cada classe com as ferramentas tecnológicas, deve haver um quadro de horários em exposição para que professores e alunos possam agendar atividades extras nos horários livres. Para isso, o laboratório deve passar a maior parte do tempo aberto ou ter disponíveis pelo menos duas cópias das chaves - uma na secretaria e outra com o inspetor ou monitor de plantão. A montagem do cronograma mínimo é essencial para garantir que nenhuma turma deixe de ter acesso aos micros e à internet.


FONTE: http://gestaoescolar.org.br/espaco/como-montar-laboratorio-informatica-tecnologia-computadores-539180.shtml?page=1