É fundamental
exercer a liderança com sabedoria, maturidade e competência, para ser um bom
gestor educacional ou diretor escolar.
Para ser um bom gestor educacional ou diretor é
fundamental exercer a liderança com sabedoria, maturidade e
competência, para poder colocar em prática um projeto
coletivo com
sucesso juntos aos alunos. É importante estar aberto ao diálogo e ao trabalho cooperativo para superar as possíveis situações
problemáticas. Se você está iniciando suas atividades neste novo quadro, tires
suas dúvidas com as questões abaixo e faça um excelente trabalho.
1- Qual o papel principal do diretor escolar?
1- Qual o papel principal do diretor escolar?
O gestor escolar (diretor) é um agente de mudança, que
prima pela qualidade e pelo crescimento da instituição, por isso, deve buscar
estratégias e ferramentas que levem sua equipe a saber ouvir as demandas do dia
a dia dos alunos, de modo que cada membro da equipe esteja preparado para
buscar soluções e atenda prontamente às necessidades do seu público-alvo. Por
isso, o gestor desempenha um papel de suma relevância para o bom andamento das atividades escolares, por ser o principal articulador na construção de
um ambiente participativo, objetivando o sucesso educativo e pedagógico, prevenindo e minimizando os possíveis abandonos do corpo discente.
2- Com relação à gerência escolar, de que necessita a escola?
2- Com relação à gerência escolar, de que necessita a escola?
A escola, como
organização educativa, necessita de gestores bem preparados para as funções
administrativas e pedagógicas, capazes de organizar socialmente um ambiente de
interação multidimensional. O gestor é que proporciona o suporte necessário a
sua equipe de trabalho, incitando-os ao crescimento profissional, dando-lhes as
condições necessárias para exercer suas atividades com eficiência e eficácia.
3- O diretor escolar consegue obter sucesso em sua carreira trabalhando sozinho?
3- O diretor escolar consegue obter sucesso em sua carreira trabalhando sozinho?
Não. Para ter sucesso em sua carreira administrativa é
importante que haja uma sintonia fina entre a direção escolar e sua equipe de
trabalho, coordenadores, incluindo-se secretárias, professores, suporte
supervisores, inspetores, administrativo-financeiro, dentre outros. Ele deve motivar
a sua equipe e estimular uma reflexão sobre as atividades que cada um
desempenha, buscando o processo de melhoria contínua.
4- Como deve ser a relação de trabalho dentro do ambiente escolar?
4- Como deve ser a relação de trabalho dentro do ambiente escolar?
As relações entre as pessoas
que trabalham no meio educacional devem se orientar pelos princípios de
corresponsabilidade, parceria, interação, socialização das experiências,
reconhecendo e valorizando a importância das diferentes funções dentro da
escola. Todos os profissionais da escola devem trabalhar com o mesmo foco,
proativamente e preventivamente, e o diretor legitima as ações por ele
definidas. Nesse sentindo, o trabalho coletivo deve focar-se nas diversas
demandas dos alunos e, princialmente, no que diz respeito ao abandono escolar.
Conheça o Curso CPT Como Fidelizar os Estudantes de Sua Escola.
Por Silvana Teixeira.
Conheça o Curso CPT Como Fidelizar os Estudantes de Sua Escola.
Por Silvana Teixeira.
AVISO LEGAL
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no
todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha
um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
FONTE: http://www.cpt.com.br/cursos-administracao-escolar/artigos/o-que-e-preciso-para-se-tornar-um-bom-diretor-escolar