sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM BOM DIRETOR ESCOLAR?

É fundamental exercer a liderança com sabedoria, maturidade e competência, para ser um bom gestor educacional ou diretor escolar.

Para ser um bom gestor educacional ou diretor é fundamental exercer a liderança com sabedoria, maturidade e competência, para poder colocar em prática um projeto coletivo com sucesso juntos aos alunos. É importante estar aberto ao diálogo e ao trabalho cooperativo para superar as possíveis situações problemáticas. Se você está iniciando suas atividades neste novo quadro, tires suas dúvidas com as questões abaixo e faça um excelente trabalho.

1- Qual o papel principal do diretor escolar?
O gestor escolar (diretor) é um agente de mudança, que prima pela qualidade e pelo crescimento da instituição, por isso, deve buscar estratégias e ferramentas que levem sua equipe a saber ouvir as demandas do dia a dia dos alunos, de modo que cada membro da equipe esteja preparado para buscar soluções e atenda prontamente às necessidades do seu público-alvo. Por isso, o gestor desempenha um papel de suma relevância para o bom andamento das atividades escolares, por ser o principal articulador na construção de um ambiente participativo, objetivando o sucesso educativo e pedagógico, prevenindo e minimizando os possíveis abandonos do corpo discente. 

2- Com relação à gerência escolar, de que necessita a escola?
A escola, como organização educativa, necessita de gestores bem preparados para as funções administrativas e pedagógicas, capazes de organizar socialmente um ambiente de interação multidimensional. O gestor é que proporciona o suporte necessário a sua equipe de trabalho, incitando-os ao crescimento profissional, dando-lhes as condições necessárias para exercer suas atividades com eficiência e eficácia. 

3- O diretor escolar consegue obter sucesso em sua carreira trabalhando sozinho?
Não. Para ter sucesso em sua carreira administrativa é importante que haja uma sintonia fina entre a direção escolar e sua equipe de trabalho, coordenadores, incluindo-se secretárias, professores, suporte supervisores, inspetores, administrativo-financeiro, dentre outros. Ele deve motivar a sua equipe e estimular uma reflexão sobre as atividades que cada um desempenha, buscando o processo de melhoria contínua.

4- Como deve ser a relação de trabalho dentro do ambiente escolar?
As relações entre as pessoas que trabalham no meio educacional devem se orientar pelos princípios de corresponsabilidade, parceria, interação, socialização das experiências, reconhecendo e valorizando a importância das diferentes funções dentro da escola. Todos os profissionais da escola devem trabalhar com o mesmo foco, proativamente e preventivamente, e o diretor legitima as ações por ele definidas. Nesse sentindo, o trabalho coletivo deve focar-se nas diversas demandas dos alunos e, princialmente, no que diz respeito ao abandono escolar.

Conheça o Curso CPT Como Fidelizar os Estudantes de Sua Escola.
Por Silvana Teixeira.
AVISO LEGAL
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.


FONTE: http://www.cpt.com.br/cursos-administracao-escolar/artigos/o-que-e-preciso-para-se-tornar-um-bom-diretor-escolar