segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

SEMANA PEDAGÓGICA: O QUE NÃO PODE FALTAR

(JORNADA PEDAGÓGICA 2017)
Dia a dia, tudo o que você precisa para fazer o planejamento do ano
Por Cinthia Rodrigues

Montagem de Renata Borges sobre fotos de Paulo Vitalle

Organização

Se é verdade que um bom planejamento evita problemas posteriores, certamente a primeira semana do ano é a mais importante para qualquer escola: é quando os gestores e a equipe pedagógica se reúnem para projetar os próximos 200 dias letivos e fazer a revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) - o documento que marca a identidade da escola e indica os caminhos para que os objetivos educacionais sejam atingidos. É o momento de integrar os professores que estão chegando, colocando-os em contato com o jeito de trabalhar do grupo, e, claro, mostrar os dados da escola para todos os docentes, além de apresentar as informações sobre as turmas para as quais cada um vai lecionar. 
Antes de produzir esta reportagem, perguntamos a diretores e coordenadores pedagógicos, em nosso site, quais as principais dúvidas em relação à semana de planejamento. Recebemos 45 mensagens, questionando desde como organizar os encontros (e quem deve participar deles) até incertezas sobre os temas a debater. Para ajudar esses e outros leitores, sugerimos um cronograma para cinco dias de planejamento, com indicações sobre o que fazer em cada um deles e ideias práticas para conduzir os trabalhos.

A semana pedagógica, nunca é demais lembrar, não se restringe a esse período - pelo menos para os gestores. Érika Virgílio Rodrigues da Cunha, professora de Didática, Currículo e Avaliação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), afirma que o diretor deve planejar com antecedência, executar a agenda definida e acompanhar os resultados durante o ano. A preparação prévia está reunida no quadro abaixo, e as dicas para garantir um bom acompanhamento dos resultados, no último quadro desta reportagem. O planejamento da semana em si ocupa as próximas páginas. 
Uma regra geral é começar o encontro pela discussão dos grandes temas e depois partir para os desafios específicos. Para o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, a melhor maneira de fazer isso é preparar bons diagnósticos. "As decisões essenciais decorrem da reflexão sobre os rumos que a escola quer percorrer", diz. 

O cronograma apresentado a seguir é apenas uma sugestão para ajudar você no planejamento da semana. Dependendo do tamanho da sua equipe docente e da escola, faça as adequações necessárias. 


E um excelente planejamento para sua escola!


Primeiras providências
Reúna a equipe gestora alguns dias antes para 
preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas: 

- Montagem do calendário da escola

Com base na programação oficial da Secretaria
de Educação (em que constam feriados, recessos
e eventos de rede), planeje o calendário da escola,
reservando datas para reuniões periódicas, como as
de pais, do Conselho de Escola e da Associação de
Pais e Mestres. Eleja alguns dias para eleição dos representantes
de classe, feiras de Ciências e de livros, confraternizações
e festas ou outro evento que a escola costume realizar.
Peça ao coordenador para sugerir dias e horários para
o trabalho pedagógico coletivo (geral, por área e por série). 


- Consolidação dos dados da escola 

Faça uma tabela com os principais dados da escola
- número de matrículas iniciais e finais e as taxas
de aprovação, repetência e distorção idade-série
(leia mais na reportagem sobre dados da escola) -,
os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens
dos alunos. 


- Planejamento do tempo 

Monte um cronograma da semana pedagógica baseado na
quantidade de dias que a escola dispõe para o encontro. 


- Organização do espaço 

Calcule quantos grupos de trabalho serão formados durante
os encontros e combine com o pessoal da limpeza para
que os espaços estejam limpos e organizados. Exponha
as produções de alunos e professores em corredores e
nas salas de aula para criar familiaridade e valorizar
o trabalho realizado pelos alunos. 


- Previsão de alimentação 

Como receber a equipe? Com um café da manhã de
boas-vindas? Então é preciso contar com a presença
das merendeiras no local e preparar um espaço para
essa recepção. Se a equipe vai se reunir por alguns
dias, planeje os momentos em que ocorrerão as
pausas e o almoço e o que será servido. Peça
que as merendeiras organizem o cardápio e façam
as compras necessárias.
Evite!
Não perca tempo com dinâmicas de grupo e leituras
de texto de "motivação" - práticas que não levam à
melhoria da aprendizagem. A maneira mais eficaz de
estimular a equipe é garantir um bom ambiente de trabalho
e compartilhar metas.

PRIMEIRO DIA
Manhã: Recepção e apresentação
Este é o momento de dar as boas-vindas a todos e
acolher os novos professores e funcionários de apoio.

Proposta de reunião
Peça aos participantes que se apresentem, contando rapidamente em que área trabalham e um pouco do histórico profissional. Em seguida, fale sobre o perfil da comunidade e das famílias atendidas. Com base no regimento da escola, explique como são combinadas as regras e como funciona a divulgação de informações administrativas. Fale um pouco da rotina da escola. Compartilhe também os novos materiais e equipamentos adquiridos e, caso tenha havido alguma reforma ou construção, convide o grupo para uma visita ao local. Divulgue a programação da semana pedagógica para que a equipe saiba de quais reuniões participarão e os assuntos que serão abordados. Assim, todos podem se preparar. Separe um tempo para esclarecer dúvidas.
Convide a equipe gestora, os professores e os funcionários dos serviços de apoio para estar presentes o dia todo, reunidos em um grupo único.
Providenciar...
- Crachá se houver muitos novatos.
- Um espaço adequado para todos os participantes e o

material necessário (cartazes, data show ou retroprojetor,
microfone, giz, papel e caneta).
- Cópias do PPP.
- Planilhas com os dados da escola.
- As metas da rede, que devem estar contempladas nas da

escola.
Tarde: Análise dos resultados da escola 
Com todos inteirados do funcionamento da escola, é hora
de refletir sobre as metas da unidade e os passos que
precisam ser dados durante o ano para atingi-las.

Proposta de reunião
Inicie uma discussão com base no PPP e nos dados da escola do ano anterior, tanto os revelados pelos diagnósticos internos como os de avaliações externas, como Índice de Desenvolvimento Básico da Educação (Ideb). Depois de expor os números, levante questões que levem à reflexão: qual é o quadro atual da escola? Aonde queremos chegar e como fazer para ir da atual realidade à meta desejada? O envolvimento de todos nesse debate é essencial. Esclareça que até as funções administrativas têm papel educador. 
A discussão do PPP na EE Arnaldo Guassieri
Em 2007, quando Catia de Freitas Oliveira assumiu a direção da EE Arnaldo Guassieri, em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, ela traçou um perfil dos alunos com base em diagnósticos e questionários respondidos por eles e pelos pais. Na semana pedagógica, ela expôs o resultado desse estudo e perguntou aos educadores que tipo de alunos eles gostariam de formar. A resposta foi: pessoas críticas, participativas e competentes. O grupo resolveu então implantar um grêmio estudantil e adequar o currículo à matriz estadual. "Antes, os professores entendiam que produção de texto, leitura e oralidade estavam implícitos nas atividades de escrita. Passamos a ter um tempo específico para cada uma das habilidades citadas na matriz curricular", conta a diretora.

SEGUNDO DIA
Manhã : Organização de agendas

Use o segundo dia para apresentar o calendário escolar
e definir a grade horária das salas, que já foi
previamente elaborada com o coordenador.

Proposta de reunião
Entregue uma cópia do calendário à equipe e explique os itens marcados. Caso surjam propostas de mudança, cabe avaliar as alterações. No caso da grade horária das turmas, peça que cada um analise se sua área terá um bom funcionamento diante da programação sugerida. As merendeiras, por exemplo, conseguirão providenciar a merenda nos intervalos escalonados? E o pessoal da limpeza dá conta de preparar o laboratório para as aulas de Química se elas são em sequência? Defina os horários de formação permanente em que toda a equipe docente deverá estar presente e os que serão realizados somente com os professores de uma disciplina ou ciclo, tomando o cuidado de escolher data e hora em que todos possam estar presentes. Para isso, é essencial levar em conta, inclusive, a agenda dos professores que lecionam em outras escolas.
Reúna professores e funcionários para os informes gerais e, depois,
divida a equipe em grupos, por área de atuação.
Providenciar...
- Cópias do calendário da escola.
- Grade com o horário de aulas das turmas.
- Salas adequadas, preparadas e em número suficiente

para que os participantes trabalhem em grupo.
- Cópias e relatórios de projetos realizados no ano

anterior que deram bons resultados.
- Projetos elaborados em outras escolas ou encontrados

em bibliografia especializada para serem adaptados.
Tarde: Avaliação de projetos institucionais

Acertados os horários, a equipe deve planejar os projetos
institucionais. Os temas escolhidos devem enriquecer
o currículo, mobilizar a comunidade e ser coerente com o PPP.

Proposta de reunião
Apresente os bons projetos institucionais realizados e as contribuições deles para a aprendizagem. Abra a discussão para novas sugestões e promova a análise de cada uma sempre de olho na intencionalidade: quais os resultados esperados? Como os pais podem se envolver? Que responsabilidades os alunos terão na organização? Essa é a melhor forma de alcançar os objetivos? Também é interessante levar para a equipe projetos realizados em outras escolas ou encontrados em bibliografia especializada (e que possam ser adaptados). Quando escolhidas as propostas, defina com o grupo os professores e gestores que farão o acompanhamento. E não se esqueça de registrar as intenções no PPP. 
A montagem de projetos no CE Professor Leão Magno

No CE Professor Leão Magno, em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, o diretor Gilzo Nascimento Bispo prioriza projetos ligados às áreas que os alunos necessitam de reforço. Em 2007, as avaliações externas mostravam que a maior dificuldade estava em Língua Portuguesa. "Criamos o programa Soltando a Língua, com teatro, poesia e produção de artigos, mas sentimos a necessidade de envolver toda a escola. Então, em 2009, lançamos o jornal Fala Leão, que publica os textos dos alunos sobre os projetos desenvolvidos em outras áreas." Segundo ele, os resultados já são percebidos: "Nas mais recentes avaliações, as pontuações em Língua Portuguesa foram maiores que as de Matemática. Na próxima semana pedagógica, vamos pensar em projetos nessa disciplina".


TERCEIRO DIA
O dia todo: Passagem de turma

Este é o dia em que os professores se dedicam a conhecer as turmas com as quais vão trabalhar durante o ano e os funcionários dos serviços de apoio analisam a rotina de trabalho.

Proposta de reunião Aqui, o foco está no passado: cada professor fala da sala com a qual trabalhou no ano anterior, segundo um roteiro definido pelo coordenador pedagógico. Se um educador saiu da escola, um membro da equipe gestora deve assumir a tarefa. Certifique-se de que sejam abordadas as características gerais da turma, como os conteúdos trabalhados e os resultados das avaliações. Recupere documentos como mapas de aprendizagem e fichas de alunos para a análise dos docentes. Nas escolas que tenham o Ensino Fundamental completo, é essencial que o professor do antigo 5º ano converse com todos os do 6º ano para ajudar os colegas a criar um ambiente que facilite a adaptação ao novo ciclo. Preveja um orador para falar sobre os avanços em cada área e outro para discorrer sobre o perfil das turmas dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.


Alerta
Fique atento para que os grupos mantenham
foco no
pedagógico e evite que o momento seja usado
para disseminar ideias pré-concebidas sobre
determinada
turma ou aluno.
A passagem de turma na EE Maria Pereira Martins
A escola tem apenas 24 professores de Ensino Fundamental. Por isso, a diretora, Cristina Hermógenes de Andrade, pede que todos ouçam os relatos dos colegas sobre as turmas para as quais lecionaram no ano anterior. "Cada um tem uma experiência e um olhar particular que ajudam a compor o quadro sobre o grupo", diz. Além de lembrar os conteúdos trabalhados, eles detalham o que os alunos aprenderam e os que precisam ser retomados. "O professor que vai dar aula para uma turma é o mais interessado nessa apresentação. Porém faço questão de que todos estejam presentes. É uma maneira de a equipe acompanhar a trajetória de todos os alunos. Afinal, os estudantes são da escola e não somente de um professor", afirma Cristina.
Reflexão sobre a rotina

Enquanto o coordenador orienta os professores na passagem de turma, o diretor pode dividir o tempo entre os grupos de docentes e os de funcionários. Uma conversa sobre como eles podem contribuir nos projetos institucionais e em outras áreas certamente vai aumentar o envolvimento com as metas da escola. Proponha que todos avaliem os aspectos positivos e as dificuldades enfrentadas na rotina durante o último ano e façam sugestões. É possível visitar o programa Profuncionário, no site do Ministério da Educação (MEC), e avaliar se alguém da equipe pode fazer os cursos a distância oferecidos. Monte com eles um cronograma das reuniões ao longo do ano para deixar claro que você vai acompanhar o andamento das tarefas.
Chame professores e funcionários administrativos e dos serviços de apoio para a reunião. Porém eles trabalharão separadamente. Os docentes começam reunidos com toda a equipe e depois se organizam em série.
Providenciar...
- Portfólios de alunos e professores, separados
por turmas.
- Mapas de aprendizagem e fichas dos alunos.
- Salas para as reuniões dos professores

(em duplas ou grupos) e para os grupos de
funcionários das diversas áreas.

QUARTO DIA
O dia todo: Plano de ensino

Momento de os professores se dedicarem ao
planejamento geral da disciplina que ensinam.
A equipe de gestão acompanha o trabalho como
mediadora entre os colegas que vão compartilhar
o mesmo plano e supervisiona os resultados.
Os funcionários de apoio podem ser dispensados
neste dia - com exceção das merendeiras -,
mas deverão estar presentes no encerramento,
no dia seguinte.

Proposta de reunião Neste dia, os professores alinham
os planos de ensino, distribuindo os conteúdos que serão
trabalhados por bimestre (ou trimestre) e definindo os principais
projetos e sequências didáticas, sempre usando como base o
PPP, a matriz curricular da rede e as experiências de cada
profissional. Proponha que eles preparem uma apresentação
com as linhas gerais para o dia seguinte. Pergunte se alguém
vai precisar de material e disponibilize a sala de informática,
se for o caso. Ao acompanhar as discussões, os gestores
garantem que os objetivos da escola sejam contemplados
no plano de ensino de todas as áreas.
Agrupe os professores dos anos iniciais do Ensino
Fundamental por série e os dos anos finais e do
Ensino Médio por disciplina, com acompanhamento
do coordenador pedagógico e da direção.
Providenciar...
- Espaço adequado para que os professores trabalhem
em grupos.
- Pastas com propostas de atividades permanentes,

sequências e projetos didáticos separados por disciplina
e/ou por série.
- A proposta curricular da rede.
- Sala de informática em condições de uso para a

produção de apresentações.
- Cartolina, papel e canetas hidrográficas.
Como a EE João Amos Comenius elabora o plano de ensino

O diretor João Cavallaro Júnior foi transferido em 2009
para a EE João Amos Comenius, em São Paulo, logo
após concluir um mestrado em Educação e Currículos.
Uma de suas primeiras providências foi investir na
reformulação da semana pedagógica. Para ele,
a função do diretor e dos coordenadores pedagógicos
durante esses dias é mediar o diálogo para que a
equipe docente chegue a um consenso sobre
os conteúdos. "Antes, um professor de Arte apresentava
o barroco enquanto o outro falava de modernismo
para a mesma série, em turmas diferentes. No ano
seguinte, o aluno transferido podia ter um conteúdo
repetido ou ficar sem informação sobre algo", lembra.
Os docentes de cada disciplina se reuniram na semana
de planejamento durante um dia inteiro para buscar
um consenso. "Foram oito horas de conversa até chegar
a um acordo. Dessa conversa, eles tiraram material para
o começo das aulas e também para organizar o plano
de ensino oficial, que foi entregue posteriormente, por escrito", lembra Cavallaro Júnior.


QUINTO DIA Manhã: Apresentação do plano de ensino

Depois de um dia de discussão, os professores
precisam de um espaço para apresentar os
planos e discuti-los com os colegas. Esse
procedimento ajuda a dar unidade ao currículo.

Proposta de reunião
O coordenador pedagógico pode montar
uma proposta para que todos os professores
apresentem os planos de ensino para o ano
que começa. O papel do gestor neste dia é
contribuir para o aprimoramento do planejamento
e estimular a equipe a dar sugestões. Convoque
todos os professores para ouvir as exposições
dos colegas, participar dos debates e, dessa forma,
conhecer o plano de ensino de toda a escola.
Providenciar...
- Espaço adequado para reunir toda a
equipe.
- Equipamentos como retroprojetor ou

data show para as apresentações.
- Textos que tratem da importância do
acolhimento dos alunos nos primeiros
dias de aula.
Tarde: Encerramento

Reserve o último período para planejar a
recepção dos alunos e avaliar as atividades
desenvolvidas durante a semana de planejamento.

Proposta de reuniãoÉ possível começar a tarde
lendo com a equipe um texto sobre a importância
da acolhida nos primeiros dias - e durante todo o ano.
Promova um debate sobre como será a recepção
dos estudantes, definindo questões práticas: onde
receber os alunos, no portão da escola ou na entrada
da sala de aula? Como devem ser recebidos os pais
que acompanhamos filhos? Uma revisão do que foi
feito nos anos anteriores ajuda a pensar nos ajustes.
Para encerrar, reserve um tempo para que todos
falem sobre a semana pedagógica. Um membro
da equipe gestora pode anotar as opiniões,
os pontos que precisam ser retomados durante o
ano e as informações que ajudarão os gestores na
avaliação da organização do tempo, do espaço e dos
trabalhos propostos. Não se esqueça de combinar
com os professores um prazo para a entrega final
dos planos de ensino e reforçar que haverá reuniões
de formação durante o ano para tirar dúvidas e
aprimorar o planejamento das aulas.
É hora de reunir toda a equipe novamente
(gestores, professores e funcionários de apoio).
Mantenha o rumo durante o ano todo
A semana pedagógica acabou. Porém a
discussão coletiva do trabalho pedagógico
deve continuar por todo o ano. As reuniões
de trabalho pedagógico, realizadas com
regularidade, servem para aprofundar
muitas questões disparadas durante o planejamento.
Para garantir que a rotina não deixe que as
decisões tomadas caiam no esquecimento,
algumas providências são necessárias:

- Atualização dos documentos
Faça a revisão dos documentos que foram
alterados no encontro, como a agenda da
escola (caso tenham sido revistos os horários
dos encontros de formação propostos inicialmente
ou a grade horária). Não se esqueça de imprimir
cópias para todos e distribuir.

- Revisão do PPP 
Com as ideias que surgiram, o PPP vai precisar
de modificações. Quando fizer isso, use uma
linguagem clara para que ele seja compreendido
por todos. Se possível, imprima-o, com destaque
para as partes novas e as atualizadas, e coloque-o
em exposição em local para que todos tenham
acesso. Com isso, a mensagem fica reforçada
para a equipe, os pais e os alunos.

- Consolidação dos planos de ensino 
Os planos de ensino debatidos para cada área
entre os professores também devem ser
entregues impressos para facilitar o
acompanhamento durante o ano e ajudar na
definição das pautas dos encontros de formação.
Enquanto a versão final não fica pronta, a equipe
gestora deve oferecer ajuda aos educadores na
consolidação das atividades e sequências didáticas.

- Revisão e arquivamento 
Depois de entregues, os planos de ensino precisam
ser revisados - prestando atenção se as ideias
debatidas pela equipe docente estão presentes -
e colocados em prática. Guarde cópias para
serem consultadas pela equipe a qualquer momento.

- Montagem do calendário da escola 
Use as reuniões de formação para retomar alguns
pontos e aprofundar as discussões pedagógicas
que merecem nova análise ou aprofundamento,
conforme os professores forem realizando
as atividades propostas e dando andamento aos
projetos institucionais.
FONTE: http://gestaoescolar.org.br/aprendizagem/semana-pedagogica
-que-nao-pode-faltar-coordenacao-planejamento-515720.shtml