Ser um empregado de sucesso é semelhante a ter uma
sociedade unipessoal, com baixo risco e clientes limitados. Você escuta o que
seus clientes primários (chefe) querem de você. Então, você aprende e realmente
se força a realizar as tarefas solicitadas. Aqui estão 20 dicas e muito mais
sobre Como sobreviver ao seu emprego e mantê-lo por bastante tempo.
Passos
1
Comporte-se profissionalmente. Isso
é um negócio, não um playground. As pessoas falam e os trabalhadores sabem a
diferença entre uma pessoa que é uma divertida companhia para se trabalhar e
uma pessoa que está sempre brincando. Diversão significa uma boa personalidade,
uma piada ou duas e um sorriso. Brincar o tempo todo é: perder o seu tempo e o
dos outros, estar frequentemente nao fazendo a sua tarefa, e ser visto muitas
vezes de pé no espaço de trabalho de outros em vez de em seu próprio.
2
Aprenda a aceitar críticas graciosamente. Isso
irá lhe fornecer idéias valiosas sobre o que as pessoas esperam de você, quais
suas pontos fracos e no que você precisa trabalhar primeiro. Se um chefe ou
colega de trabalho critica você de uma forma que fere ou irrita, espere até
você esfriar a cabeça e se acalmar e pergunte-lhe se você pode falar com ele.
Diga a ele como você se sentiu, mas diga que você gostaria de corrigir o
problema e quer saber o que precisa ser mudado..
3
Aprenda a fazer o seu trabalho e faça-o direito. Seja
ele servil e tedioso ou difícil e bem pago, aprenda a fazer o trabalho
independentemente de quão difícil você acha que pode ser. O salário é comumente
baseado em anos de experiência, capacidade de fazer o seu trabalho, tempo de
trabalho com a empresa, e formação educacional. Se você não sabe como fazer
algo, descubra. Não invente desculpas para não fazê-lo.
4
Cultive um bom relacionamento com as pessoas na sua
organização, eles são especialistas em seus respectivos departamentos. Trate
todos os colegas de trabalho com cortesia, respeito e amabilidade porque eles
têm mais poder do que você imagina, e sua reputação com eles é importante. Não
saia com outros funcionários que maltratam, desrespeitam, ou falam mal dos
outros.
5
Quando você tiver a oportunidade de aprender uma nova habilidade,
receber treinamento para uma atividade diferente ou fazer um curso de estudo
pago pelo seu empregador - faça! Troca de
treinamentos, novos conjuntos de habilidades e aumeto no nível de educação
mostram que você é inteligente e que valoriza o aprendizado a longo prazo. Se
houver uma crise e pessoas forem demitidas, você tem mais chance de ser mantido
do que aqueles que só podem fazer uma coisa.
6
Mantenha um bom histórico de desempenho no
trabalho. Faça um bom trabalho, chegue pontualmente, mantenha um histórico
de bom atendimento. Quando você descobre que alguém foi demitido, muitas vezes
você fica sabendo mais tarde que haviam circunstâncias subjacentes que levaram
àquela demissão - incluindo ausências freqüentes, prazos não cumpridos,
repreensão por comportamento não profissional, ou muitas reclamações de
clientes. Se você não fizer o certo, não terá espaço para negociar.
7
Nunca chegue pontualmente. Sempre
chegue antes. Esteja pelo menos 15 minutos mais cedo todos os dias. Dessa
forma, se você estiver atrasado, você estará pontual. Se você tem que
estacionar longe, você pode caminhar e ainda assim nao se atrasar. Se o seu
cliente está adiantado, você vai estar lá para cumprimentá-lo e não vai deixar
ninguém esperando por você - mesmo se você chegar a tempo.
8
Pergunte ao seu supervisor quais são as
expectativas de produtividade. Isso irá
imediatamente fazer você se destacar 95% sobre os outros funcionários. Diga
realmente o que você quer dizer e cumpra suas promessas.
9
Seja parte das soluções. Pare
de choramingar sobre o que está errado e comece a falar mais sobre o que está
certo! Uma atitude positiva conta muito para vários supervisores. Quando levar
um problema para o chefe, vá com pelo menos uma sugestão de solução em mente.
Mesmo se o chefe não aceitar a sua sugestão, você vai parecer um solucionador
de problemas e não um reclamão. Seu chefe tem sua própria vida particular para
deixar na porta, você também. Se você continuar acumulando a bagagem emocional,
o seu patrão vai perceber que você não pode equilibrar sua vida pessoal e
profissional. Ele não vai se aproximar de você quando quiser pedir conselhos
aos empregados quanto a abrir as portas para trabalhos relacionados ao esforço
do grupo.
10
Não arraste os pés. Literalmente.
Levante o seu pé, caminhe com orgulho e vá direito para seu trabalho - não
procrastine ou deixe as coisas acumuladas até o prazo final para depois ter que
fazer malabarismos e terminá-los rapidamente. Isso deixará o seu chefe louco.
Ganhe uma reputação por ser mais pontual e organizado que a maioria das
pessoas.
11
Fique quieto e trabalhe. Pare
de fofocar e começe a trabalhar. O seu patrão não está lhe pagando para você
fofocar. Obviamente, você quer estabelecer um bom relacionamento com seus colegas
de trabalho e um pouco de conversa é inevitável e até desejável. Mas gastar
meia hora entretendo seus colegas com as suas aventuras da noite anterior não
vai fazer seu chefe amá-lo. Quando um de vocês está falando muito, dois de
vocês não estão trabalhando muito. Nota: se o seu chefe passa e dois de vocês
estão conversando, não é nada demais, mas encerre a conversa para que ele nao
veja a mesma coisa no caminho de volta. O mesmo vale para um grupo. Se você
está num grupo que está falando quando o chefe passa, discretamente se saia e
volte para seu trabalho depois de alguns segundos. Se o seu chefe ouve que
estão fofocando atrás das costas dele, ou planejando uma reunião secreta,
abordar seu chefe não é a solução. Isto pode apenas fazer você parecer um
instigador ou conspirador.
12
Seja sempre produtivo. Não
deixe trabalhos acumulados na sua mesa durante dias. Termine os trabalhos e
siga para a próxima tarefa o mais rápido que puder.
13
Não se vista como os seus colegas de trabalho, se
vista tão bem quanto ou melhor que o seu chefe. Sapato
fechado, calça comprida, e camisas que não mostram o colo ou os pelos peitorais
são a sua melhor aposta. Na dúvida, não vista.
14
Mantenha sua cabeça erguida e seja confiante. Uma
vibração calma e segura pode levar você mais longe do que você imagina.
15
Seja voluntário ou ativo em projetos. Não
se importe com quem levará os créditos – seu chefe sabe muito mais do que você
pensa. Saiba jogar como um membro de equipe. Além disso, trabalho voluntário
permite que você escolha o que vai fazer. Se você não escolher, há chances de
que a tarefa será escolhida para você. De qualquer maneira, você será
responsável por alguma faceta, então, seja o primeiro a dar um passo à frente
quando você puder.
16
Não passe muito tempo em ligações telefônicas
pessoais. Trabalho é para trabalhar. Isso inclui ligação de cônjuges. Se as
suas ligações passam por um recepcionista ou secretário, durma sabendo que eles
não vão hesitar em dizer para os outros que você recebe ligações pessoais “o
tempo todo”.
17
Fique até mais tarde, mesmo que seja só 15-20
minutos. Pessoas notam quem passa pela porta as 5:30 da tarde. Uma das
melhores utilidades para esse tempo é organizar o seu espaço de trabalho para o
dia seguinte. Tire uns minutos para jogar fora rascunhos, esvaziar copos de
café, limpar as superfícies e localizar as coisas que você vai precisar.
18
Ofereça orientação e encorajamento para novos
funcionários. Se ofereça para mostrar como se faz o
trabalho ou ofereça dicas e treinamentos. Lembre como você se sentiu quando era
um novato. Seja um mentor. Se você não tiver certeza se alguém entendeu certa
coisa, se disponha a perguntar se ele/ela precisa de ajuda. Não faça o trabalho
para eles, ao invés disso, ensine-os. Tenha cuidado com o que você diz para
novos funcionários, não exponha suas queixas, frustrações ou conflitos
interpessoais. Não fofoque.
19
Aceitação é a chave. Não
discuta muito, a opinião do seu chefe está sempre certa para ele mesmo, então,
se você encontrou algo errado, tente entender a perspectiva do seu chefe sem
discutir. Use uma boa e tranquila forma para entender o ponto do problema. Você
pode simplesmente perceber que as coisas acontecem por uma razão e não
necessariamente por uma razão passageira. Políticas são implementadas por
razões de interesse do todo.
20
Seja grato, sempre diga obrigado quando um chefe ou
colega de trabalho fizer algo de bom para você, isso os motivará a fazer mais
por você.
FONTE:
http://pt.wikihow.com/Ser-um-Bom-Funcion%C3%A1rio