sábado, 1 de julho de 2017

FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO

5 Dicas para avaliar o primeiro semestre letivo


Olá colegas!

Já perceberam que as férias e os recessos são sempre muito propícios às avaliações?
Quando nos afastamos da rotina, encerramos um ciclo e, com isso, conseguimos olhá-lo de um novo ponto de vista. De fora, e não imersos na situação. O distanciamento é fundamental para um processo avaliativo reflexivo e criterioso. E essa avaliação semestral permite que a equipe escolar qualifique o seu trabalho e corrija o rumo do que for necessário ainda neste mesmo ano.

Mas o que de fato precisamos avaliar neste período?

Certamente, devemos olhar para o que está sujeito às mudanças e melhorias. Caso contrário, geramos falsas expectativas na equipe, colocando os educadores em um esforço coletivo que não resultará em transformações práticas. Temos que tomar cuidado com o que será questionado!
Pensando nisso, compartilho algumas dicas importantes para a organização de um bom instrumento de avaliação semestral. Estas dicas foram essenciais para a organização de um bom processo avaliativo na escola onde trabalho. Vamos lá?
  1. O ponto de partida precisa ser o Projeto Político Pedagógico (PPP)
Não podemos avaliar sem parâmetros, sem critérios ou indicadores claros. O PPP é fundamental! Analise os planos pedagógicos, planos formativos e planos de ação inseridos no documento da escola. Então, de acordo com os objetivos principais, elenque os questionamentos relevantes que farão a equipe se autoavaliar e avaliar o trabalho da escola como um todo.
No caso da coordenação pedagógica, o foco precisa estar no plano formativo da Unidade Escolar e no plano de trabalho dos professores. Em parceria com a direção da escola, outros planos também podem ser analisados, como o do Conselho de Escola e APM e o de formação dos funcionários.
  1.  Não se limite a uma direção!
Avalie diferentes contextos. Ou seja, os aspectos pedagógicos e administrativos, a gestão escolar, a rotina e a organização da escola. Os funcionários precisam localizar suas ações cotidianas no instrumento de avaliação, valorizando a contribuição de todos os funcionários.
Porém, recomendo cuidado para que as ações e atribuições dentro do contexto de funcionamento da escola sejam o foco de avaliação, e não as pessoas diretamente. Assim, evitamos situações constrangedoras, com a exposição negativa de profissionais.
  1.  Baseie-se em indicadores para nortear o trabalho
Essa dica é muito importante para qualificar a avaliação. Recomendo as publicações: Indicadores da Qualidade da Educação (IQE-MEC)Indicadores da Qualidades da Educação Infantil eParâmetros Nacionais de Qualidade para Educação Infantil (MEC). Elas apresentam parâmetros nacionais de organização para um bom funcionamento das unidades escolares. O ideal é atrelar algumas indicações desses documentos às metas previstas no PPP da escola, adaptando as escritas de acordo com a realidade vivenciada.
  1.  Use a tecnologia para uma tabulação eficiente dos resultados
Já utilizo há certo tempo a ferramenta Formulários Google (ou Google Forms). Com ela, dá para criar pesquisas e questionários interativos que serão enviados por e-mail à equipe escolar ou acessados nos computadores da escola. O preenchimento é rápido e fácil, feito totalmente online, e ainda evita o desperdício de papel. Os resultados são tabulados automaticamente, gerando gráficos instantâneos. Muito prático. A ferramenta ainda permite questões de campo aberto, nas quais os profissionais podem escrever aquilo que desejam. Recomendo!
  1.  Tire a avaliação do papel
Por fim, é fundamental compartilhar os resultados, analisá-los com toda a equipe e utilizá-los como instrumento de trabalho para as diversas ações do segundo semestre. Os dados podem ser úteis no planejamento das próximas formações, no aprimoramento da organização escolar, na comunicação com o grupo e muito mais. O importante é que eles favoreçam uma postura crítica e reflexiva da equipe.
E vocês colegas, já têm o hábito de organizar as avaliações semestrais em suas escolas? Como as realizam? Conte-nos a respeito!

Até a próxima!
Um abraço,
Muriele Massucato


##########################

Como avaliar o trabalho desenvolvido no final do semestre


São várias as avaliações a serem efetuadas no final do 1º semestre. Porém, o mais importante é que teremos todo o 2º semestre (de agosto à novembro) para alcançarmos nossos objetivos. Ou seja, a avaliação de meio de ano permite rever metas e ajustar expectativas, assegurando as aprendizagens das crianças. Afinal, tudo pode ser melhorado e realinhado para que as turmas tenham o melhor aproveitamento possível e o nosso trabalho seja qualificado.
Vamos falar das atividades permanentes, projetos e sequências desenvolvidas nas salas de aula.  Essa análise tem dois focos, o primeiro é para servir de diagnóstico do que as crianças aprenderam e assim elaborar os do 2º semestre e o segundo é deixar registrado o que pode ser revisto para o próximo ano letivo.

Como organizar essa avaliação?
Há duas maneiras muito bacanas: uma delas é reunir-se apenas com os professores que atuam nas mesmas turmas e analisar cada um dos planejamentos. A outra é fazer uma reunião com o grupo todo para apresentar uns aos outros o trabalho desenvolvido para juntos revisarmos os encaminhamentos de cada eixo de conhecimento. Explicarei com exemplos da minha prática.

Avaliação por nível:
reuni todos os professores que atuam com as turmas de 3 anos. Como nem todos trabalhavam no mesmo turno, fiz 2 reuniões de 1h30, uma de manhã e outra a tarde, realocando auxiliares e estagiários para ficarem na sala de aula.  Devido ao tempo curto, solicitei previamente que os professores estudassem cada planejamento e anotassem o que considerava passível de revisão, por que e qual seria a sugestão. Enviei um cronograma a todos que estipulava para o 1º encontro, a análise dos planejamentos de Identidade e Autonomia, Diversificado e Oralidade; no 2º seriam os planejamentos de  Movimento, Arte e Música.
Os professores trouxeram algumas sugestões, dentre elas a de rever o produto final do projeto “Fale e Encante”, de oralidade. A proposta desse projeto é aprender quadrinhas, memorizando-as para apresentar às outras salas e na reunião de pais. A colocação dos professores foi que algumas crianças ficaram ou tímidas ou empolgadas demais e não recitaram com naturalidade. A sugestão foi de filmar a turma recitando na sala de aula e utilizar esse vídeo na reunião.  Uma professora também sugeriu que ao invés de quadrinhas o trabalho fosse realizado com parlendas.  O grupo discutiu os dois pontos e achou conveniente a ideia da filmagem, mas manteriam as quadrinhas por que as parlendas já serão utilizadas na turma de 4 e de 5 anos.
Fizemos a mesma conversa com cada um dos planejamentos, anotando as sugestões para que no próximo ano letivo sejam incorporadas no momento da escrita deles.

Avaliação Longitudinal:
as avaliações foram efetuadas com os professores de todos os níveis, no momento da formação.  No primeiro encontro, solicitei que os docentes se agrupassem, por nível, para organizar uma apresentação do trabalho desenvolvido de cada eixo de conhecimento e durante essa organização já discutissem entre si o que deveria ser mantido e o que precisaria ser revisto. Nos demais encontros estabelecemos que analisaríamos pelo menos 2 eixos a cada reunião, então no 1º dia abordaríamos Oralidade e Leitura e Escrita e depois Arte desde a turma de 2 anos até os de 5 anos. E assim sucessivamente.
Foi bem interessante. Houve muita reflexão quando foram analisadas as sequências e atividades permanentes de todos os níveis. No eixo de matemática, por exemplo, decidimos incluir mais atividades de recitação e contagem na turma de 4 anos, por sugestão dos professores de outras turmas.  Assim como na reunião por nível, as sugestões foram anotadas por mim, em cada um dos planejamentos e no próximo ano faríamos a alteração junto com os professores que atuarão.  Já as propostas para encaminhamentos para o 2º semestre foram anotadas pelos próprios professores já que logo no retorno do recesso de julho elaborarão os planejamentos.
E na sua escola, como você faz a avaliação dos projetos didáticos?

Um abraço,
Leninha


                        #############################

Final de semestre: É a hora de analisar o andamento do trabalho na escola


Olá, pessoal,

Estamos quase terminando o primeiro semestre letivo de 2017. O tempo passa muito rápido. No meu caso, muitas das coisas previstas ainda não foram cumpridas no primeiro semestre, embora o trabalho tenha sido intenso. Muitas tarefas surgem na rotina do coordenador neste período e é preciso priorizar quais ações realizar.
Geralmente costumo aproveitar para analisar como foi conduzido o processo de ensino-aprendizagem, quais conteúdos foram trabalhados, quais os resultados obtidos pelas crianças e também como está o desenvolvimento da formação dos professores. Além disso, revejo o plano elaborado pela equipe no início do ano, verifico quais metas conseguimos cumprir e quais ainda precisam ser colocadas em prática.
O meu trabalho neste final de junho e início de julho está focado no acompanhamento dos conteúdos trabalhados em relação ao ensino das operações e à resolução de problemas. Pretendo realizar com os professores e com meus parceiros coordenadores de outras escolas um trabalho de campo. O foco será os cadernos dos alunos e o livro didático em relação ao ensino das operações.
O que os professores ensinaram? Como ensinaram? Quais conteúdos foram trabalhados? O que as crianças aprenderam? Como avaliaram? Quais são as necessidades de aprendizagem dos alunos em relação às operações na série em que atuam? Que tipos de problemas foram trabalhados em sala? Quais são as necessidades de aprendizagem dos professores? Como se deu a evolução do ensino desse conteúdo ao longo das diferentes séries? Como o livro didático está sendo utilizado em relação ao ensino das operações? Que tipos de problemas foram trabalhados? O que estava no currículo mas não foi estudado?
Essa análise não significa verificar o quanto conseguiram cumprir e identificar quais alunos aprenderam ou não. E sim o que o professor ensinou e como foi esse processo. Na verdade, a ideia é construir um panorama de cada turma.
No final do semestre, com ajuda de uma planilha, terei um retrato de cada turma e saberei quais pontos precisam ser retomados e o que é preciso rever no currículo, por exemplo. Consigo refletir sobre as estratégias utilizadas pelos professores  e principalmente o que os professores precisam aprender para eu poder ajustar o meu plano de formação no semestre seguinte.
Vamos realizar essa análise em todas as escolas. No final do semestre, socializaremos e, juntas, nós coordenadoras da rede planejaremos um processo de formação com os professores. Identificaremos  as necessidades, definiremos as estratégias que serão utilizadas com os professores e elaboraremos  ações adequadas para aprimorar ainda mais a prática dos professores em relação à resolução de problemas e ensino das operações.
E vocês coordenadores, quais serão suas ações neste final de semestre?

Abraços,
Eduarda


#############################

Fechamento do semestre: 4 ações fundamentais


Todo fim de ciclo pede que olhemos para ele e possamos identificar processos que foram bem-sucedidos e outros que precisam ser aprimorados. Em maio, falamos aqui no blog sobre fechamento de bimestre. Hoje, vamos falar sobre o encerramento de um ciclo maior: o semestre. Todos os encaminhamentos do primeiro semestre – planejados lá em janeiro ou até no ano passado –  merecem uma atenção especial para redimensionar as práticas pedagógicas que a escola desenvolve. E este é o momento ideal para redefinir caminhos e acertar alguns rumos. A avaliação em curso é a melhor forma de garantir que a instituição está atingindo seus objetivos na aprendizagem. Assim, é possível pensar em ações que podem contribuir significativamente para o próximo semestre:

1. Escuta sensível: precisamos ter a sensibilidade de observar as falas da equipe docente nos momentos de planejamento, encontros de formação e momentos de discussão do processo como os conselhos de classe. A equipe pode dar muitos subsídios sobre o que está funcionando e o que precisa ser revisto nos processos.

2. Redimensionamento das ações pedagógicas: a prioridade devem ser as práticas de sala de aula. Para tal, precisamos acompanhar mais de perto esses processos a partir das observações de sala de aula, conversas e feedback com cada professor. Esse acompanhamento permite visualizar melhor pontos fortes e fracos que precisam ser desenvolvidos e determina as ações prioritárias para atingir os objetivos de aprendizagem dos alunos.

3. Reorganização da rotina: o que você e sua equipe estão fazendo que ocupa muito da agenda e não tem trazido o resultado esperado? Como e quais processos podem ser otimizados? Como as tarefas podem ser compartilhadas a fim de facilitar o dia a dia da equipe? A partir da necessidade da equipe gestora e docente podemos pensar outras maneiras de organizar nossas atividades visando nos aproximar mais dos objetivos da instituição. Vale considerar aqui as práticas que necessitam de um atendimento mais direto e objetivo em sua continuidade e a definição de papéis mais clara entre os membros gestores.

4. Revisão do calendário: a partir dos indicativos tirados nos tópicos 1 e 2, é hora de rever datas e prazos. Pode haver necessidade de redistribuir momentos de estudos e discussões como garantia do processo de formação do professor nos pontos que ainda são necessários e importantes como parte das práticas pedagógicas, por exemplo.

5. Análise detalhada dos dados:após tabular os dados de aprendizagem atingidos até o momento, precisamos nos debruçar sobre ele para garantir mudanças. Para isso, o ideal é revisitar as metas tiradas no planejamento do ano e considerar quais ações não foram eficientes ou não tão eficazes para chegar onde se tinha planejado. Chegamos na metade do ano. O que (e quanto) é preciso fazer para atingir o objetivo? É possível chegar lá? Quais ações ainda são possíveis e viáveis a serem executada pela escola num tempo menor diante do cenário? Estes são alguns questionamentos que podem ser compartilhados pela equipe para guiar o replanejamento.

E você, querido amigo diretor, o que tem feito e pensado para concluir o semestre? Socialize conosco aqui no blog! Faremos uma bela discussão e aproveitaremos a prática um dos outros para manter vivo nosso processo educacional. Aguardo suas contribuições!

Um grande abraço e até quarta,
Joelma