É papel do gestor cuidar da aparência física da escola
Para que aconteça a aprendizagem na escola e haja um clima de respeito e segurança no ambiente alguns cuidados são necessários.
Na escola, tudo deve estar na mais perfeita ordem
para que o aluno sinta-se valorizado e encontre no ambiente escolar a
esperança de uma vida melhor, desde quem recebe o aluno no portão, até
as instalações da sala de aula e outras dependências da instituição.
O preparo do
ambiente escolar, tornando-o acolhedor, agradável e bonito aos olhos de
todos, é uma ação pedagógica de responsabilidade do gestor da
instituição.
Muitas escolas se encontram em estado físico tão destruído e mal cuidado que os alunos não sentem atração alguma pela mesma.
Imagine-se no lugar desses alunos, chegando a uma
sala de aula com carteiras quebradas, pintura descascada, pouca
iluminação, goteiras, dentre outros tantos pequenos problemas. Será que
teria disposição e motivação para passar cinco horas do seu dia num
local assim? Quais os valores da educação se não se pode estudar numa
escola bem cuidada, limpa e bonita?
A aparência física da escola é importante para o
aluno, pois esses cuidados demonstram que a direção da escola, ou seja, o
gestor escolar, se preocupa em manter um clima de respeito aos alunos,
sendo responsável pela parte educativa que cabe à diretoria da escola a
apresentação física da mesma.
Além disso, a estruturação da grade curricular, o
acompanhamento dos trabalhos dos professores, reuniões pedagógicas do
corpo docente e administrativo, etc. são partes do processo de
aprendizagem de responsabilidade do gestor, elementos que não podem
faltar.
Em se tratando de escolas públicas, a depredação deve
ser trabalhada com a comunidade. As pessoas precisam aprender que o
público é algo de todos e, portanto, para o bem-estar das pessoas que
moram naquela região. Se eles mesmos são tratados com desrespeito, com
prédios mal cuidados e sem estrutura, sentirão que aquela escola não
promove uma educação de qualidade. Afinal, uma coisa está relacionada
com a outra, é a pura questão da motivação.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
FONTE:
Brasil Escola
Brasil Escola