A divulgação do IDEB mostrou que os avanços conquistados nos anos iniciais do ensino fundamental não estão se sustentando nos anos subsequentes da Educação Básica.
O pouco avanço do Ensino Fundamental II é o dado mais preocupante, até mais do que os do Ensino Médio, pois mostra que mesmo os alunos que estão chegando um pouco mais preparados não estão conseguindo terminar bem o Ensino Fundamental.
Mas o que realmente está impedindo que esses números aumentem e o aprendizado dos alunos seja alcançado ?
Na verdade há 3 fatores que estão impedindo resultados melhores no IDEB, são eles:
O pouco avanço do Ensino Fundamental II é o dado mais preocupante, até mais do que os do Ensino Médio, pois mostra que mesmo os alunos que estão chegando um pouco mais preparados não estão conseguindo terminar bem o Ensino Fundamental.
Mas o que realmente está impedindo que esses números aumentem e o aprendizado dos alunos seja alcançado ?
Na verdade há 3 fatores que estão impedindo resultados melhores no IDEB, são eles:
- Coordenador Pedagógico sem ferramentas de gestão
- Formação Continuada dos Professores ainda é deficiente
- Trabalho Pedagógico em descompasso com o PPP
Lembre-se que o Coordenador Pedagógico é o articulador do PPP dentro da Escola, é a ele que cabe também realizar a formação continuada da equipe escolar, é também ao Coordenador que cabe a responsabilidade de acompanhar, propor intervenções e monitorar o aprendizado dos alunos, auxiliando os Professores a desenvolverem melhores práticas capacitando-os para que os objetivos traçados previamente no PPP sejam alcançados.
Geralmente o Coordenador é um Professor que assumiu o cargo de Coordenador e não teve preparo algum para tal. As questões que envolve coordenar uma equipe para que a mesma atinjam as metas de aprendizado para os alunos, pressupõe que o Coordenador desenvolva certas capacidades e habilidades que são diferentes daquelas requeridas quando se está no papel de professor.
Sendo o Coordenador o articulador e mediador de toda a Equipe na aquisição de novos aprendizados, ele precisa ser devidamente preparado para enfrentar todas as demandas que o cargo exige, pois só assim ele poderá cumprir com suas responsabilidades e ser cobrado de resultados.
Um Coordenador Pedagógico devidamente preparado pode guiar toda a equipe no alcance de melhores resultados pois estará apto a desenvolver ações e implementar soluções que de fato contribuem para o aumento do aprendizado dos alunos e para a excelente gestão pedagógica da escola.
No próximo email lhe enviarei mais dicas.
Abraços,
---
Pedagoga - Psicopedagoga - Neuroeducadora e Coach
SOS
Rua Cambuci do Vale,72
04805-110 São Paulo
Brasil