quarta-feira, 5 de julho de 2017

O MELHOR FUNCIONÁRIO NEM SEMPRE SERÁ O MELHOR LÍDER

Você já deve ter visto equipes que têm a sua frente alguém que não traz consigo a real essência da liderança, e está apenas ocupando um cargo. Muitas vezes esta pessoa não é culpada por isso, pois chegou até lá por esforço, merecimento, pelos resultados que alcançou durante os anos de trabalho duro.

É comum ao longo de nossa vida profissional conhecermos pessoas que são gerentes, diretores, gestores de pessoas em geral, que desconhecem o que é liderança, Stephen Covey, autor de "Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes", o descreve muito bem. Para ele "a liderança é o poder de comunicar às pessoas o potencial de cada uma delas, é saber incentivar as pessoas a encontrarem a própria voz, o seu próprio caminho".

Você já deve ter visto equipes que têm a sua frente alguém que não traz consigo a real essência da liderança, e está apenas ocupando um cargo. Muitas vezes esta pessoa não é culpada por isso, pois chegou até lá por esforço, merecimento, pelos resultados que alcançou durante os anos de trabalho duro. Porém mesmo com toda essa bagagem, deixa a desejar, voltando a sua posição anterior, ou mudando de emprego ou setor.
Certa vez tive oportunidade de conhecer uma pessoa com diversas características de um exímio líder. Ele, um funcionário exemplar, assumira a gerência de sua área, porém lhe faltava algo de extrema importância para um líder, a cobrança. Ele alegava que todos sabiam o que deveria fazer e que não gostava de ficar cobrando para que fizessem suas obrigações. No fim, acabava que as atividades que não eram feitas pelos responsáveis, era assumida por ele, sobrecarregando-o.
O fato citado me fez perceber que nem o melhor funcionário não necessariamente será o melhor gerente, o melhor líder. Aprendi também que algumas pessoas só precisariam de um treinamento simples, de algumas ferramentas de gestão, para ser um líder incrível, pois respeito e admiração de seus colegas ele já possuía, mas fora jogado para assumir esse papel sem preparo prévio, e sem antes lhe perguntarem se era isto que ele queria.
É preciso destacar que as organizações, na figura de seus líderes, devem prestar atenção em seus funcionários e perceber quais os reais desejos dos mesmos. Devem-se preparar aqueles funcionários que podem/desejam ser líder, para que talentos não sejam desperdiçados, pois como visto, nem todos estão aptos para exercer este papel.

"NEM TODO EXCELENTE FUNCIONÁRIO TEM COMPETÊNCIA PARA SER UM LÍDER"