Reformas e sala de aula bem montada – estrutura que atrai
Com a chegada do quarto bimestre do ano letivo, é
importante que a direção da escola se organize no sentido de preparar os
aspectos físicos da instituição para o ano seguinte, pois os prédios
sempre precisam de reparos.
Pensando numa boa liderança em relação ao gestor
escolar, pôr em prática o desejo de se ter uma escola apresentável, para
conquistar novos alunos e manter os que ali já estão matriculados, é
talvez o maior dever do mesmo. Mas o que fazer para que a evasão escolar
não aconteça?
Primeiramente,
cuidar da estrutura física da escola, afinal, esse aspecto é muito
importante. Se a escola for pública, não é motivo para ser feia,
desmazelada e mal cuidada. Pelo contrário, como elemento de motivação e
atração, deve estar preparada para receber os alunos que querem ali
estudar, apresentando-se limpa, pintada, com carteiras arrumadas, pátios
enfeitados com trabalhos dos alunos – demonstração de satisfação de
quem já está estudando ali, cartazes convidando outros alunos a
estudarem naquela unidade, serviço de jardinagem feito, bebedouros
limpos e arrumados, refeitório com instalações adequadas, parque com
brinquedos inteiros, quadra poliesportiva devidamente pintada, enfim,
tudo o que for de aparência física da escola deve estar de forma
atrativa.
Além desses aspectos, a simpatia das pessoas que
apresentam o espaço para a comunidade, mostrando que são bem-vindas ao
local, que ali existe respeito e consideração pelos integrantes da
comunidade escolar, mantendo um serviço de secretaria que seja
eficiente, enfim, saber cativar as pessoas que querem fazer parte desse
grupo e as que já o integram.
A qualidade do trabalho pedagógico também é de grande
importância. Não se pode deixar de lado que um dos agentes motivadores
dos estudantes é ver o retorno de sua luta através das novas
aprendizagens, de boas notas, de se ter espaço para pesquisas e
discussões que tornam os sujeitos diferentes – através de uma escola
democrática.
Diferente da educação do passado, onde muitos eram
barrados pelos exames de admissão, a escola de hoje não pode mais ser
aquela que gera insegurança. Pelo contrário, deve convencer os alunos de
que são capazes de crescer, de aprender e se qualificar para a vida.
Conseguindo estruturar a escola dessa forma, os
alunos que ali estão só mudarão quando a mesma não tiver a série
seguinte, ou para prestar vestibular.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
FONTE:
Brasil Escola
Brasil Escola