Após o término da Segunda Guerra, as mulheres de Villa Cella, cidade
no nordeste da Itália, próxima a Reggio Emilia, decidiram erguer e
administrar uma escola para os filhos, pois todas as da região haviam
sido devastadas. Essa escola ficou universalmente conhecida pela
abordagem pedagógica para a educação infantil. O pedagogo e educador de
Régio-Itália, Loris Malaguzzi , foi o criador da idéia de Reggio Emília,
sendo até hoje seu incentivador primordial. Foi este educador quem
constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas
formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de
projetos. Estes projetos, no entanto, não são antecipadamente
planejados pelos professores, mas, surgem através das idéias dos
próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens. O
ensinamento que sustenta todo esse princípio, é a Pedagogia da Escuta,
que foi sistematizada pelo educador italiano. Esta abordagem de Reggio
Emilia se vincula a tudo o que a linguagem visual pode apresentar.
A capacidade criadora e a característica dos trabalhos desenvolvidos
fizeram com que esta atitude típica de educar fosse avaliada, há dez
anos, como a melhor do mundo pela revista norte-americana Newsweek. Este
exemplo, serviu de fonte de apoio e inspiração para a Educação Infantil
de países de contextos bem diferentes como Suécia e Senegal, Dinamarca e
Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos,etc
As lições de Loris Malaguzzi têm três grandes princípios:
A- as crianças podem compartilhar seus conhecimentos
e saberes, sua criatividade e imaginação por meio de múltiplas
linguagens, sem enfatizar nenhuma. As múltiplas linguagens se evidenciam
através do desenho, do canto, da dança , da pintura, da interpretação,
enfim, divulgadas por distintas passagens que se somam na execução do
projeto e nos saberes que são construídos. Anotar, fotografar, gravar e
filmar são partes principais da rotina.
B- O mundo de conhecimentos não está dividido em
assuntos escolares, mas é um grupo único, onde certas áreas são
sugeridas por meio de projetos com uma matéria de trabalho.
C- A interação entre o adulto e a criança deve ser uma
parceria, na qual interesses e envolvimentos recíprocos devem permanecer
e interagir para que um objetivo comum seja alcançado: o saber.
As escolas em Reggio Emilia têm na arte a ferramenta
para o pensamento. São escolas feitas de espaços, onde as mãos e mentes
das crianças se entrelaçam em uma alegria criativa e libertadora,
através de uma aprendizagem real. Assim é possível constatar como a
criança argumenta e se expressa, o que produz com suas mãos , como
brinca, como debate idéias, como sua investigação funciona. O plano é
inserido como um desafio e envolve conhecimento de exploração e
discussão em grupo. Após esta primeira fase, há representação e
expressão, através do uso de meios peculiares: desenho, movimento,
jogos, construção com materiais que abrangem a Arte e a estética
, que são partes essenciais da maneira como a criança compreende e
concebe o mundo. Há um respeito muito grande pelas idéias das crianças
nas suas variadas demonstrações, identificando esse trabalho na
perspectiva de um pesquisador.
As palavras comuns entre os professores de Reggio Emilia, são “cívico” e
“civil”. Dizem e acreditam que a criança tem direito à civilidade, à
civilização e à vida cívica. Afirmam que uma criança habilidosa produz
transformação nos sistemas em que está vinculada e torna-se uma
elaboradora de cultura, valores e direitos. Os educadores promovem os
processos de aprendizagem cooperativos e o trabalho em conjunto. Na
comunidade de aprendizes, todos os partícipes são ativos: ninguém possui
responsabilidade total. A finalidade é interdependência em lugar de
independência, e o pensar “com os outros” em lugar de “por si mesmo”,
isso envolve cidadania e significa basicamente compartilhar e tornar-se
protagonista na sociedade. A sociedade cívica abrange o significado de
identidade das pessoas, ampliando o conceito do “eu” em “nós”.
Referências:Carolyn Edwards, professora Universitária
Autora: Amelia Hamze
Educadora
Profª UNIFEB/CETEC e FISO - Barretos
FONTE:
Brasil Escola
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