sábado, 10 de junho de 2017

A INTEGRAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E AO CURRÍCULO

Atualmente nos deparamos com um cenário de constantes mudanças que afeta e muda nossos hábitos, nosso modo de trabalhar, de aprender e ensinar, de nos comunicar e relacionar com as pessoas, sem esquecer que tudo isso nos leva a desafios e que nos impõe uma nova maneira e necessidade relacionada à utilização das tecnologias de informação e comunicação. Portanto, é preciso refletir de que forma podemos usar essas tecnologias em nossas aulas, e que estas sejam usadas de forma a levar o aluno a ser o construtor de seu próprio conhecimento e que o professor seja o mediador dessas novas tecnologias, pois, as mesmas dão possibilidades de mudança em nossa vida pessoal e profissional. Trabalhar em uma escola virtualizada é, sem dúvida, um avanço muito grande para a escola e a comunidade escolar, porém, essa virtualização tem que ser bem trabalhada com professores e alunos a fim de promover a conscientização digital de maneira a formar um cidadão crítico e ético, que saiba lidar com as armadilhas do mundo virtual, como: pesquisar se preocupando em colocar o autor da pesquisa, se preocupando com seus dados e não divulgando de qualquer forma e em qualquer site, e outros. Uma escola virtualizada seria acompanhar o mundo digital de forma a promover a inclusão digital através de projetos e oficinas, que tenha as tecnologias de informação e comunicação como ferramentas pedagógicas com metodologias diferenciadas e significativas para o aluno e conteúdos, que venham por meio de informações, notícias, socialização, aulas on-line, pesquisas, publicações, através da interatividade e colaboração com seu professor, no envio de e-mails, pesquisas na internet, vídeos, e outros. Porém, é importante que estejamos cientes das possibilidades e dos perigos das novas tecnologias de informação e comunicação e possamos orientar nossos alunos para que sejam cidadãos críticos e éticos. Portanto, fazer uso de metodologias diferenciadas utilizando as tecnologias é muito interessante para o currículo escolar, porém, é importante que a escola se organize e promova discussão para se planejar quanto ao uso das convergências midiáticas, de forma que todos os que fazem parte da instituição conheçam a 22 utilização dessas tecnologias de forma correta e possam ter segurança na hora de utilizá-la. Portanto, é importante o debate coletivo sobre o assunto. Para Costa apud Almeida e Prado (2008, p.183): A integração entre currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia. Com relação aos alunos, acredita-se na participação deles, mas é necessário que os mesmos sejam orientados quanto ao uso das convergências tecnológicas e deve ser feito dentro da própria escola, com o apoio do Lied e o professor da disciplina e, juntos, possam planejar ou fazer parcerias e assim desenvolverem projetos e trabalhar a integração das mídias e tecnologias ou o próprio Lied oferecer oficinas aos professores e alunos, quanto ao uso das mídias e tecnologias na educação, os alunos participam, gostam e ficam a vontade, mas precisam de orientações quanto ao uso em trabalho escolar. A escola só terá uma educação inovadora e significativa no uso das convergências midiáticas quando gestor, professor e aluno buscarem trabalhar em conjunto, do contrário, será apenas um ensaio.

(PARTE DO ARTIGO)

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