quarta-feira, 21 de junho de 2017

COMO SE SAIR BEM NA ESCOLA?



Que palavra vem à sua mente quando ouve a palavra “escola”?

  • Cansativa ou empolgante?
  • Frustrante ou gratificante?
  • Estressante ou divertida?
Se a imagem que você tem da escola é um tanto negativa, o que pode fazer? E se for positiva, como aproveitar ainda mais os seus anos escolares? Usando a Bíblia como guia, apresentaremos cinco sugestões para você se sair bem na escola.


Crie ânimo

Para ter ânimo em qualquer projeto, você precisa ver seu valor prático.
QUAL é o valor prático da escola? Ela o ajudará a ter sabedoria, e a Bíblia diz que “a sabedoria é para proteção”. (Eclesiastes 7:12) Como assim? Para ilustrar: imagine que você está andando em um bairro perigoso. O que você preferiria — estar sozinho ou acompanhado de um grupo de amigos que, se necessário, poderiam protegê-lo? Com uma boa educação, você tem vários “amigos” fortes que sempre estarão ao seu lado. Eles incluem:
  • Raciocínio. Ir à escola pode ajudar você a desenvolver o que a Bíblia chama de “sabedoria e compreensão”. (Provérbios 3:21Bíblia na Linguagem de Hoje) Essas habilidades serão úteis para você resolver seus problemas em vez de sempre depender de outros para isso.
  • Habilidades sociais. A Bíblia aconselha os cristãos a cultivar qualidades como paciência e autocontrole. (Gálatas 5:22, 23) Conviver com vários tipos de pessoas na escola dá a você muitas oportunidades para dominar essas e outras qualidades que serão úteis na vida adulta, como tolerância, respeito e empatia.
  • Treinamento prático. A escola pode ensinar-lhe a importância de uma boa ética de trabalho, que é de grande valor para conseguir e manter um emprego. Além disso, quanto mais você aprender sobre o mundo ao seu redor, mais preparado estará para conhecer a si mesmo e identificar o que é importante para você. (Provérbios 14:15) Com essa convicção, você terá condições de defender suas crenças de modo respeitoso. — 1 Pedro 3:15.
Resumo: Visto que você precisa de uma formação escolar, pouco adianta ficar pensando nas coisas que você não gosta na escola. Então pense nos pontos citados acima e crie ânimo. Talvez possa até pensar em outros incentivos.
Que tal começar logo? Para você, qual é o principal motivo para se sair bem na escola?

Bons professores são importantes

“No ensino médio, tive um professor de economia que poderia trabalhar numa instituição financeira, mas havia escolhido ensinar numa escola de um bairro carente — onde a maioria dos jovens não liga para essa matéria. Mesmo assim, ele ensinava economia de uma forma simples, prática e divertida para nós. Uma vez, ele até ligou para minha mãe para dizer como eu havia me saído bem num trabalho. Quando os alunos lhe perguntaram por que trabalhava naquela escola, ele respondeu que era o melhor lugar em que já havia trabalhado. Ele nos entendia, se preocupava conosco e nos elogiava. Foi o melhor professor que eu já tive!” — Reyon, Estados Unidos.
FONTE: