Danieli Silva de Souza Rabelo 1 Maria de Fátima Garcia 2 |
1. Depto. de Educação, UFRN, Caicó/RN. 2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação, UFRN, Caicó/RN. |
INTRODUÇÃO: |
Este estudo originou-se durante o período de estágio supervisionado em
pedagogia no ano de 2009, na cidade de Caicó - RN e sua continuação se deu na pesquisa de conclusão de curso, em desenvolvimento durante o ano de 2010, sendo oportunizado pela parceria UFRN e Secretaria de Educação do Município de Caicó - RN. Teve como propósito observar sob um olhar diferenciado a importância dos profissionais de serviços gerais (ASG) dentro da instituição escolar e sua articulação com gestores, equipe pedagógica, equipe de apoio e alunos no funcionamento da escola. Baseada na perspectiva de uma pedagogia rizomática (DELEUZE E GATTARI, 1995), nossa pesquisa objetivou mostrar como acontece, em uma escola de gestão democrática, a multiplicidade de possibilidades provenientes da articulação entre todos, ASGs e demais interlocutores da comunidade escolar como fator contribuidor para o êxito das boas relações humanas e do processo educativo, destacando a relevância do trabalho desses profissionais na condição de educadores que são, como nos assegura a Lei Federal 12.014/09. |
METODOLOGIA: |
A diversidade e o afluxo dos saberes hoje é tal, que não se concebe
a formação do indivíduo baseada em modelos arcaicos, pois, pensamento e conhecimento rumam à partilha e à abertura à multiplicidades, ao devir. Neste contexto, viabilizamos nossa pesquisa da seguinte forma: Visitamos, observamos e convivemos com todos os sujeitos educativos em ambiente escolar percebendo como se dá a relação de interação e articulação entre ambos; Realizamos entrevistas orais com pelo menos dois representantes de cada função percebendo pontos positivos e carências na referida relação; De posse dos dados coletados elaboramos palestras e oficinas direcionadas a todo corpo escolar no intuito de sensibilizá-los acerca da importância de se trabalhar a educação coletiva e as boas relações humanas para o êxito do processo educativo; Objetivando demonstrar a relevância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de serviços gerais na escola, elaboramos palestras e dinâmicas, dentre elas a intitulada "troca de papéis", onde foi possível a cada sujeito educativo assumir (por alumas horas) o papel e a função desempenhada pelos demais. Seguidamente, foram distribuidas fichas auto-avaliatvas oportunizando a todos descrever os conhecimentos adquiridos, as mudanças obtidas e as perspectivas para o futuro. |
RESULTADOS: |
A pesquisa chegou à escola com ações que inovaram o cotidiano
escolar, levaram a reflexão sobre a importância de cada sujeito educativo e o desempenho de seu papel na e para a escola, incentivaram a permanência de uma gestão democrática e participativa, repensando antigos conceitos e modificando pequenos hábitos que, somados, resultam em grande diferença para o todo. Trouxe também o incentivo a novas formas de interação, participação e articulação, especialmente entre professores, ASGs e alunos. Confirmou a eficiência e eficácia do trabalho dos gestores, renovando seus ânimos e sua confiança à medida que a certeza de estar trilhando o caminho certo se confirmava. Estabeleceu múltiplas relações entre ambos sujeitos, especialmente a que envolve a família e a escola e quebrou barreiras sócio-culturais que se faziam existentes pela ausência de esclarecimento. |
CONCLUSÃO: |
A partir da pesquisa e das ações executadas, concluímos que:
Trabalhar o fortalecimento de boas relações humanas envolvendo todos os sujeitos educativos, resulta em uma permanente interação e articulação de ações e saberes, proporcionando a conquista da valorização do trabalho desenvolvido pelo uno e pelo múltiplo, bem como maior autonomia na execução das ações do cotidiano e na resolução de problemas em âmbito micro e macro; Na escola de efetiva gestão democrática, a presença da hierarquia se dá apenas para fins burocráticos, pois, na relação entre os sujeitos educativos ela não se faz visível, uma vez que, todos são considerados e tratados igualitariamente, participando de todos os eventos e decisões coletivamente, tendo o direito de sugerir e opinar em prol do bem comum escolar. Na gestão participativa e colaborativa, destaca-se a função dos ASGs no que se refere a importância de suas ações e articulações em ambiente escolar, uma vez que, o desempenho de sua função vai muito além da execução de atividades rotineiras, multiplica-se, ramifica-se e interliga-se aos diversos setores presentes intra e extra escola (equipe administrativa, pedagógica, de apoio, alunos, famílias, etc.), o que eleva a qualidade do ensino e serviços oferecidos pela escola.
FONTE:
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