quarta-feira, 7 de junho de 2017

PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS GERAIS NA ESCOLA - CAMINHOS PARA MULTIPLICIDADE

Danieli Silva de Souza Rabelo 1
Maria de Fátima Garcia 2
1. Depto. de Educação, UFRN, Caicó/RN.
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Educação, UFRN, Caicó/RN.
INTRODUÇÃO:

Este estudo originou-se durante o período de estágio supervisionado em
pedagogia no ano de 2009, na cidade de Caicó - RN e sua continuação se
deu na pesquisa de conclusão de curso, em desenvolvimento durante o ano
de 2010, sendo oportunizado pela parceria UFRN e Secretaria
de Educação do Município de Caicó - RN. Teve como propósito observar 
sob um olhar diferenciado a importância dos profissionais de serviços 
gerais (ASG) dentro da instituição escolar e sua articulação com gestores, 
equipe pedagógica, equipe de apoio e alunos no funcionamento da escola. 
Baseada na perspectiva de uma pedagogia rizomática (DELEUZE E 
GATTARI, 1995), nossa pesquisa objetivou mostrar como acontece
em uma escola de gestão democrática, a multiplicidade de 
possibilidades provenientes da articulação entre todos, ASGs 
e demais interlocutores da comunidade escolar como fator contribuidor 
para o êxito das boas relações humanas e do processo educativo, 
destacando a relevância do trabalho desses profissionais na condição 
de educadores que são, como nos assegura a Lei Federal 12.014/09.
METODOLOGIA:

A diversidade e o afluxo dos saberes hoje é tal, que não se concebe 
a formação do indivíduo baseada em modelos arcaicos, pois, 
pensamento e conhecimento rumam à partilha e à abertura à 
multiplicidades, ao devir. Neste contexto, viabilizamos nossa pesquisa
da seguinte forma: Visitamos, observamos e convivemos com todos 
os sujeitos educativos em ambiente escolar percebendo como se dá 
a relação de interação e articulação entre ambos; Realizamos 
entrevistas orais com pelo menos dois representantes de cada 
função percebendo pontos positivos e carências na referida 
relação; De posse dos dados coletados elaboramos palestras e oficinas 
direcionadas a todo corpo escolar no intuito de sensibilizá-los acerca 
da importância de se trabalhar a educação coletiva e as boas relações 
humanas para o êxito do processo educativo; Objetivando demonstrar 
a relevância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de serviços 
gerais na escola, elaboramos palestras e dinâmicas, dentre elas a 
intitulada "troca de papéis", onde foi possível a cada sujeito educativo 
assumir (por alumas horas) o papel e a função desempenhada pelos 
demais. Seguidamente, foram distribuidas fichas auto-avaliatvas 
oportunizando a todos descrever os conhecimentos adquiridos, as 
mudanças obtidas e as perspectivas para o futuro.
RESULTADOS:

A pesquisa chegou à escola com ações que inovaram o cotidiano 
escolar, levaram a reflexão sobre a importância de cada sujeito 
educativo e o desempenho de seu papel na e para a escola, 
incentivaram a permanência de uma gestão democrática e 
participativa, repensando antigos conceitos e modificando 
pequenos hábitos que, somados, resultam em grande diferença 
para o todo. Trouxe também o incentivo a novas formas de interação, 
participação e articulação, especialmente entre professores,  ASGs 
e alunos. Confirmou a eficiência e eficácia do trabalho dos gestores, 
renovando seus ânimos e sua confiança à medida que a certeza de 
estar trilhando o caminho certo se confirmava. Estabeleceu múltiplas 
relações entre ambos sujeitos, especialmente a que envolve a família 
e a escola e quebrou barreiras sócio-culturais que se faziam existentes 
pela ausência de esclarecimento.    

CONCLUSÃO:

A partir da pesquisa e das ações executadas, concluímos que: 
Trabalhar o fortalecimento de boas relações humanas envolvendo 
todos os sujeitos educativos, resulta em uma permanente interação 
e articulação de ações e saberes, proporcionando a conquista da 
valorização do trabalho desenvolvido pelo uno e pelo múltiplo, bem 
como maior autonomia na execução das ações do cotidiano e na 
resolução de problemas em âmbito micro e macro; Na escola de 
efetiva gestão democrática, a presença da hierarquia se dá apenas 
para fins burocráticos, pois, na relação entre os sujeitos educativos 
ela não se faz visível, uma vez que, todos são considerados e 
tratados igualitariamente, participando de todos os eventos e 
decisões coletivamente, tendo o direito de sugerir e opinar em prol 
do bem comum escolar. Na gestão participativa e colaborativa, 
destaca-se a função dos ASGs no que se refere a importância de 
suas ações e articulações em ambiente escolar, uma vez que, 
o desempenho de sua função vai muito além da execução de 
atividades rotineiras, multiplica-se, ramifica-se e interliga-se aos 
diversos setores presentes intra e extra escola (equipe administrativa, 
pedagógica, de apoio, alunos, famílias, etc.), o que eleva a qualidade 
do ensino e serviços oferecidos pela escola.

FONTE: