sábado, 10 de junho de 2017

BIBLIOTECA ESCOLAR

(...)


A biblioteca escolar brasileira, em sua maioria, não possui as mínimas condições para funcionar dignamente, uma vez que existem nas escolas espaços denominados bibliotecas que não passam de depósito de livros. Em outras situações a biblioteca é um armário trancado, situado ao fundo da sala de aula ao qual os alunos só têm acesso se algum professor dispõem a abri-lo. Existem ainda situações em que o espaço da biblioteca escolar é utilizado como um espaço de punição e não como lugar de estudo, de pesquisa ou leitura. 722 Os recursos humanos em atuação nessas escolas pouco demonstram disposição e preparo para desempenhar tarefa tão importante, um exemplo é a promoção à leitura. E mais raro ainda são os que possuem formação especial para atuar nas bibliotecas escolares, seja na sua administração, planejamento ou organização do acervo. A valorização da biblioteca escolar tem que ser conquistada para a democratização do acesso à cultura socialmente produzida. Portanto, fomentar ações e projetos de leitura para servirem indistintamente a diferentes interesses e classes sociais deve ser prioritário em nossas comunidades. A preocupação com a cultura e lazer de uma comunidade também deve existir em uma instituição de ensino que reflete e agrega valores nos serviços prestados as pessoas que diariamente circulam em suas instalações. A Biblioteca Escolar ideal tem como fundamento principal apoiar a missão institucional da escola onde se insere, principalmente desenvolvendo experiências interdisciplinares de aprendizagem e abordando os conteúdos do currículo. Desta maneira, deve estar plenamente integrada ao processo pedagógico, favorecendo a autonomia e a responsabilidade dos alunos em suas aprendizagens. Com isso atinge o principal objetivo da educação moderna: formar crianças com perfil crítico e competência para continuar aprendendo constantemente. Nesse sentido Válio (1990) afirma que a biblioteca escolar é uma faceta de toda atividade escolar e o bibliotecário é tanto um professor, quanto um apoio e complemento para o professor. Portanto, o bibliotecário escolar é um professor cuja disciplina é ensinar a aprender. Segundo o Manifesto IFLA/UNESCO para Biblioteca Escolar (2006), a biblioteca é uma parte integral do processo educativo, visto que promove serviços de apoio à aprendizagem e fornece livros aos membros da comunidade escolar. O mesmo documento relata que para o desenvolvimento da literacia e/ou competência na leitura e escrita e no uso da informação, no ensino e aprendizagem, na cultura e nos serviços básicos da biblioteca escolar, é essencial o cumprimento dos seguintes objetivos: - apoiar e intensificar a consecução dos objetivos educacionais definidos na missão e no currículo da escola; - desenvolver e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura e da aprendizagem, bem como o uso dos recursos da biblioteca ao longo da vida; - oferecer oportunidades de vivências destinadas à produção e uso da informação voltada ao conhecimento, à compreensão, a imaginação e ao entretenimento; 723 - apoiar todos os estudantes na aprendizagem e prática de habilidades para avaliar e usar a informação, em suas variadas formas, suportes ou meios, incluindo a sensibilidade para utilizar adequadamente as formas de comunicação com a comunidade onde estão inseridos; - prover acesso em nível local, regional, nacional e global aos recursos existentes e às oportunidades que expõem os aprendizes a diversas idéias, experiências e opiniões; - organizar atividades que incentivem a tomada de consciência cultural e social, bem como de sensibilidade; - trabalhar em conjunto com estudantes, professores, administradores e pais, para o alcance final da missão e objetivos da escola; - proclamar o conceito de que a liberdade intelectual e o acesso à informação são pontos fundamentais à formação de cidadania responsável e ao exercício da democracia; - promover leitura, recursos e serviços da biblioteca escolar junto à comunidade escolar e ao seu derredor. À biblioteca escolar cumpre exercer todas essas funções, por meio de políticas e serviços; seleção e aquisição de recursos; provimento do acesso físico e intelectual a fontes adequadas de informação; fornecimento de instalações voltadas à instrução e contratação de pessoal treinado. Para Válio (1990), ao longo dos anos o conceito de biblioteca escolar transformou-se e tornou-se questão obrigatória em eventos que discutem a educação, o currículo e a leitura. A integração do programa da biblioteca escolar com as atividades desenvolvidas na sala de aula e a necessidade do envolvimento entre professores e bibliotecários no sentido de garantir um adequado processo de ensino-aprendizagem também são temas ressaltados por Kuhlthau (2004). No entanto, relacionar a biblioteca com a melhoria do ensino, utilizando-a em sua plenitude, como mediadora do processo ensino-aprendizagem, parece ser uma prática ainda pouco utilizada nas escolas atualmente, principalmente considerando a rede pública de ensino.

FONTE/LINK: