quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

COMO ELABORAR PAUTAS PARA AS PRÓXIMAS REUNIÕES PEDAGÓGICAS?

As reuniões pedagógicas são momentos durante o ano letivo em que toda a equipe de professores de uma escola se encontra com o coordenador para discutir e acompanhar o andamento do  processo de ensino. Além disso, a reunião deve servir para orientação e encaminhamento dos passos pré-definidos no projeto político-pedagógico (PPP). O PPP, em geral, é feito antes do começo das aulas, durante a chamada semana pedagógica, e compreende as atividades do ano inteiro.

O segredo para uma reunião pedagógica bem-sucedida está na elaboração das pautas e na organização: quando o encontro é bem planejado, ele sempre representa um avanço sobre o encontro anterior. Assim, a reunião pedagógica deve ser pautada por metas sempre atualizadas, que garantem a realização de ações encadeadas para melhorar a escola como um todo.

Planejando uma reunião pedagógica

Para que a reunião pedagógica seja bem-sucedida, é preciso  que ela seja conduzida por uma boa pauta. A pauta nada mais é do que um roteiro do que será discutido na reunião: deve conter itens a serem tratados, objetivos, estratégias propostas, materiais necessários e metas a serem atingidas até o encontro seguinte, cuja data já deve ser previamente definida. É importante também que o conteúdo proposto esteja adequado ao período do ano letivo em que a reunião for realizada, para que planejamento e ações possam caminhar juntos.

A pauta deve ser um documento formal, que evidencia o planejamento do coordenador pedagógico e a atuação dos professores. Ela deve servir como referência para as demais unidades da rede escolar.
Neste post, vamos mostrar passo a passo como fazer uma boa organização deste encontro, seguindo um roteiro que você poderá aproveitar no planejamento de todas as suas reuniões pedagógicas.
Acompanhe um modelo de pauta pedagógica que preparamos para você

Siga esse modelo de reunião pedagógica!


1.Identificação do documento

A pauta deve conter o nome da escola, data do encontro, horário (previsão de início e fim) e nome do coordenador pedagógico. As cópias devem ser distribuídas a todos os integrantes da reunião.

2. Avaliação das metas da reunião pedagógica anterior

Discuta se as definições das reuniões anteriores estão sendo aplicadas no dia-a dia da escola, e qual a percepção dos professores a respeito delas. Não estipule mais do que duas ou três metas, pois assim você pode dedicar tempo a cada uma delas, ouvindo todos os participantes;

3. Resultados das demandas da reunião anterior

Relembre as demandas dos professores na reunião anterior. Apresente as providências tomadas, bem como uma explicação sobre os motivos pelas quais algumas demandas não puderam ser atendidas;

4. Objetivo da reunião atual

Explique qual é o objetivo principal da reunião que está sendo convocada. Ou seja: deixe claro qual aspecto do ensino será discutido.
Exemplo de tema: “A utilização de jogos como instrumento de aprendizagem na sala de aula”;

5. Discussão do assunto

Os professores devem apresentar o que já sabem a respeito e suas dúvidas em relação ao tema discutido. Esse é o momento do intercâmbio de ideias. O coordenador pedagógico apresenta sua argumentação (que deve ser planejada antes da reunião) e agrega as ponderações pertinentes dos participantes. Desse resumo, sairão os itens seguintes da pauta;

6. Propostas estratégicas

Como resultado do debate, virão em seguida as propostas do coordenador e dos professores com relação ao tema proposto. Deve-se, então, discutir a viabilidade e a maneira de implantar na prática o que está sendo proposto.
Exemplo: “definir de que maneira e em que momento os professores vão utilizar os jogos em sala de aula.”

7. Materiais necessários

Estabeleça uma listagem dos recursos necessários para concretizar as propostas apresentadas. Defina prazos de entrega, para que as metas a serem estabelecidas para a próxima reunião pedagógica possam ser cumpridas.
Exemplo: “definir que tipo de jogos comprar e em que quantidade”

8. Metas a serem alcançadas em relação ao objetivo proposto

Defina metas objetivas e mensuráveis para que você possa avaliar na prática o impacto das propostas de uma reunião pedagógica. Assim, é possível acompanhar de maneira mais efetiva o andamento do processo de ensino e aprendizado, de modo a identificar o que está indo bem e o que está gerando problemas.
Exemplo de metas: I- “Medir percentualmente a aprendizagem do conteúdo trabalhado com o uso do jogo entre os alunos”; II- Para os alunos que obtiveram percentual de avaliação inferior a 70%, levantar por que razão o recurso didático não funcionou; III- Trazer para a próxima reunião uma avaliação geral do uso de jogos em sala de aula”;

9. Demandas novas dos professores

Essa é a hora de ouvir as reivindicações e observações dos professores sobre os assuntos que não constam do objetivo da reunião. Ouça com atenção. É nesse momento que você conhecerá melhor a sua equipe. Já se disse que, muitas vezes, as perguntas são mais importantes do que as respostas.

10. Data e horário da próxima reunião pedagógica

Já deixe sua  equipe avisada da reunião seguinte, para que todos tenham tempo de desenvolver o trabalho e preparar novas sugestões. Desse modo, é possível tornar os encontros cada vez mais produtivos. Para finalizar, você pode apresentar um vídeo, de no máximo cinco minutos, que fecha a sua reunião.
Exemplo: procure um vídeo sobre o uso de jogos em outra escola e apresente aos professores, pode servir de inspiração.

11. Um instante final de relaxamento e de oportunidade de confraternização

 Providencie um cafezinho com bolo para todos!

Então, nosso modelo ajudou? Comente aqui suas próprias ideias e sugestões! Esperamos que você tenha uma excelente reunião pedagógica!

FONTE:
WPensar