sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

FUNÇÕES DA COZINHEIRA ESCOLAR

São muitas as atribuições da cozinheira, desde a limpeza e organização da cozinha até os cuidados com os insumos nela utilizados, a fim de oferecer uma alimentação sadia na escola


Um dos principais objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar é oferecer uma alimentação sadia na escola, para que o aluno tenha condição de ter um bom aprendizado. Alimentar os alunos, por sua vez, é tarefa desempenhada por um profissional de grande responsabilidade: a merendeira escolar ou cozinheira escolar. 

Segundo Jeanice de Azevedo Aguiar, professora do Curso a Distância CPT Capacitação para Cozinheira - Merendeira Escolar - Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, em Livro+DVD e Curso Online, “A função de merendeira ou cozinheira escolar é exercida geralmente por mulher que assume, em muitos casos, o papel de chefe de família. Entre os profissionais da educação, faz de sua função uma arte, e nela coloca sua dedicação, contribuindo para o bem-estar e o rendimento escolar dos estudantes. Sendo um manipulador de alimentos, então, a merendeira necessita de adequada formação nessa área de alimentação”.

Para que as refeições servidas na escola sejam saudáveis, espera-se que os profissionais atuantes tenham conhecimento das reais necessidades dos alunos, saibam quais procedimentos devem ser tomados diante das características de cada comunidade e adotem medidas adequadas a cada realidade. Assim, espera-se um PNAE profissionalizado, visando à manutenção da boa saúde.

São muitas as atribuições da merendeira, desde a limpeza e organização da cozinha até os cuidados com os insumos nela utilizados. Entre elas, citam-se:

a) Zelar pela limpeza e organização da cozinha;
b) Receber do nutricionista e da direção da escola as instruções necessárias;
c) Receber os alimentos e demais materiais destinados à alimentação escolar;
d) Controlar os estoques de produtos utilizados na alimentação escolar; 
e) Armazenar alimentos de forma a conservá-los em perfeito estado de consumo;
f) Preparar as refeições destinadas ao aluno durante o período em que permanecer na escola, de acordo com a receita padronizada, de acordo com o cardápio do dia;
g) Distribuir as refeições, no horário indicado pela direção da escola;
h) Organizar o material sob sua responsabilidade na cozinha e nas dependências da cozinha (despensa, sanitário, caso seja exclusivo para uso da merendeira);
i) Cuidar da manutenção do material e do local sob seus cuidados;
j) Trajar o uniforme fornecido pelo Serviço de Alimentação Escolar ou pela direção da escola.

Cada merendeira, no exercício de sua função, pode requerer dos seus chefes melhorias nas condições de trabalho, para evitar carga de esforços repetitivos, da coluna, entre outros, tornando mais leve esse trabalho que é, muitas vezes, realizado por uma só profissional. Adequação das cozinhas com: tamanho adequado ao porte da escola, água encanada, pias e cubas grandes, paredes e pisos de fácil limpeza, despensas com prateleiras de fácil limpeza, fogão do tamanho adequado ao número de refeições preparadas, liquidificador, picador de legumes ou processador de alimentos, que auxiliam nas preparações, pratos, talheres, copos, canecas também em número adequado ao número de alunos que consomem as refeições em cada intervalo, são ações que fazem diferença positiva no trabalho da merendeira. Talvez não se consiga de imediato, mas, com o decorrer do tempo, uma realidade ruim pode ser melhorada, por meio de uma merendeira com boas iniciativas.

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Por Silvana Teixeira.

FONTE:
CPT