quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

COMO ORGANIZAR UMA REUNIÃO PEDAGÓGICA?

Veja uma lista com sete dicas e práticas que auxiliarão você a realizar uma reunião pedagógica e obter resultados satisfatórios.

A reunião pedagógica tem como objetivo promover a reflexão e discussão da prática docente além de suscitar questões que promovam ações que contribuem diretamente na qualidade da educação.
No entanto, é importante destacar que esse momento é fundamental para a escola e deverá ser usado para  analisar currículo e o Projeto Político-Pedagógico (PPP),  não para discutir assuntos burocráticos. O espaço da reunião precisa ser pedagógico e transformador.
Organizar a reunião previamente com intencionalidade pedagógica é fundamentalmente importante para que esse momento tenha foco e o objetivo da reunião seja atendido.
Vale destacar que, a escola deverá promover outros momentos para discutir assuntos de logística e burocráticos.
Mas como garantir que a reunião pedagógica seja eficaz para melhorar o rendimento da equipe?
O segredo está no planejamento de uma pauta, por isso, preparamos uma lista com sete dicas e práticas que auxiliarão você a realizar uma reunião pedagógica e obter resultados satisfatórios. Boa leitura!

1. Descreva e mapeie as necessidades

As reuniões pedagógicas precisam ser planejadas de acordo com as necessidades da escola.
Para descobrir quais são os pontos que precisam ser melhorados, é recomendado ouvir as opiniões dos professores.
Crie questionários que abordem assuntos e questões sobre aprendizagem, metodologias, comportamento e dificuldades na prática docente, para que os professores possam dar suas contribuições críticas.
Com essas informações será possível fazer um projeto de formação para os assuntos de maior relevância para aquela reunião.

2. Defina objetivos

Para que o encontro seja conduzido com sucesso, é preciso ter em mente quais são os objetivos que levaram a ele, certo?
É preciso refletir, por exemplo, sobre a prática de leitura? Então, anote no roteiro, verifique o motivo pelo qual é preciso refletir sobre esse assunto e defina um objetivo que pretende atingir nessa reunião.
Defina também o ambiente a ser utilizado para a reunião e os materiais que serão necessários. Assim, otimiza o tempo e facilita o andamento do processo sem interrupções.

3. Inicie de maneira positiva

Não é nada convidativo começar apontando os defeitos e criticando o trabalho dos professores, não é mesmo?
Essa atitude pode provocar desmotivação e desinteresse dos professores pela reunião.
Antes de tudo, é importante deixar claro que são uma equipe e que estão ali por um propósito muito relevante: buscar melhorias no desenvolvimento educacional.
Inicie a reunião falando sobre aspectos positivos e abrindo espaço para que os professores discorram sobre seus bons momentos em sala de aula.
Uma boa dica é ler um texto em voz alta ou exibir um vídeo que lembre o motivo grandioso de ser um educador.

4. Utilize a tecnologia na reunião pedagógica

Leve para a reunião pedagógica os avanços tecnológicos para incentivar os professores a utilizar a tecnologia na sua prática docente.
Mostre o quanto é importante e necessário utilizar a tecnologia em sala de aula para despertar a  atenção do aluno e desenvolver diversas habilidades.
Os professores podem levar vídeos voltados para a educação e explicar como eles podem ser trabalhados na aula.

5. Proponha momentos reflexivos

Utilize alguns recursos como dinâmicas, textos, vídeos, entre outros, para que os professores possam refletir sobre o tema abordado.
Outro método eficaz para refletir sobre a educação da escola é criar um ambiente de colaboração no qual os professores se sintam à vontade para expor a sua aula no momento da reunião, a fim de debater com os demais educadores sobre o modo como a aula está sendo conduzida.
Assim, todos podem ajudar e pensar juntos em como produzir uma aula mais significativa.

6. Faça uma síntese das reflexões e dos conteúdos

Após muito diálogo e debate, chegou a hora de sintetizar as ideias. A reunião pedagógica só fará sentido se colocarmos em prática o que foi aprendido.
Dessa forma, faça um levantamento de todas as ideias discutidas e proponha ações que as levem para o dia a dia da escola.

7. Providencie a confraternização

Depois de algumas horas refletindo e propondo mudanças, todos merecem um bom cafezinho e um bolo. Sem contar que o relaxamento faz ideias novas aparecerem.
Enfim, faça um bom planejamento e organize uma reunião pedagógica que ofereça um momento de reflexão e de troca de experiências. Busque soluções para garantir uma melhor qualidade de ensino aos alunos.