quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

JORNADA PEDAGÓGICA 2017

COMO FAZER A SEMANA 
PEDAGÓGICA EM POUCO TEMPO

É importante criar um ambiente escolar agradável em que todos se sintam a vontade para propor ações e metas a serem desenvolvidas durante o anol escolar.


Com o fim das férias e o início de um novo ano letivo, chega o momento de organizar as ideias, avaliar o ano anterior e estabelecer novas metas. No entanto, para planejar o retorno às aulas, é preciso levar em conta a realidade de cada escola e cada município. Enquanto algumas instituições possuem uma semana de organização pedagógica, outras reservam somente um ou dois dias para realizar o planejamento.
Neste ano, terei somente um dia para fazer uma reunião com toda a equipe. Portanto, preciso saber o que deve ser priorizado e definir os conteúdos básicos para esse primeiro encontro. Em seguida, durante o resto da semana, os aspectos específicos das turmas serão discutidos individualmente com cada um.
Para me organizar, elaboro uma lista das ações que preciso desenvolver:
Planejamento da semana pedagógica: antes da reunião com os docentes, é essencial reunir-se com a equipe gestora para definir as atividades que deverão ser desencadeadas nesta semana.
- Avaliação do ano anterior: durante o ano letivo, anoto ideias e sugestões para repensar algumas práticas que não estão sendo muito eficazes. Na avaliação, retomo os meus registros para nortear a discussão com os professores. É o momento de escutá-los e buscar ajustes e melhoramentos na aplicação do PPP, garantindo um trabalho de parceria. Essa avaliação com o grupo é uma ótima oportunidade para elaborar atividades que auxiliem e melhorem cada vez mais a prática pedagógica.
Organização básica das turmas: organizo as turmas em parceria com a equipe gestora e apresento aos docentes a lista dos seus alunos. Depois, realizo reuniões individuais para conversar sobre os dados das turmas e o currículo específico de cada uma, além de identificar os alunos com mais necessidades de aprendizagem.
Reuniões individuais: com os dados de cada turma em mãos (documentos, mapas de aprendizagens, fichas individuais, relatórios de resultados, índices de alfabetização e conteúdos trabalhados), analiso e apresento para o professor a turma que lecionará. Conhecer o perfil de cada aluno e da classe como um todo é essencial para traçar metas e objetivos para o ano.
Organização da agenda: é importante construir o calendário escolar com a participação dos educadores. Juntos, a equipe gestora e os docentes devem definir os horários de formação permanente em que toda a equipe deverá estar presente e aqueles que serão realizados individualmente. Também é um bom momento para fazer uma previsão de datas para as reuniões de pais.
Planejamento da primeira semana de aula: nesse encontro, discutimos como será feito o acolhimento dos alunos e as atividades que serão propostas para um melhor conhecimento das turmas. O coordenador pode abordar de forma geral o que deve ser feito nesse período para que os docentes iniciem seu planejamento.
Também considero importante criar um ambiente escolar agradável em que todos se sintam a vontade para propor ações e metas a serem desenvolvidas durante o ano escolar.
E vocês, como organizam o planejamento do início do ano?
Abraços,
Eduarda

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SEMANA PEDAGÓGICA - COMO MONTAR  UM CRONOGRAMA DE 3 DIAS

Um bom planejamento escolar começa com a realização de uma “ Semana Pedagógica”. Nesse encontro, os gestores e toda a equipe pedagógica reúnem-se para projetar os 200 dias de um ano letivo, e também para rever o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. O evento deve, por fim, produzir um documento que traduza a própria identidade da escola, indicando os caminhos a serem seguidos para se chegar aos objetivos educacionais almejados.
A semana pedagógica também é o momento para integrar os professores novos, mostrando a eles a cultura da escola, com relação ao modo de trabalhar em grupo. Além disso, é nesse encontro que deve-se apresentar a todos os docentes as informações necessárias sobre as turmas para as quais irão lecionar.

"Grosso (UFMT), observa que os gestores devem planejar a Semana Pedagógica, executar o cronograma pré-determinado e, principalmente, acompanhar os resultados ao longo do período letivo."

Diante da importância desse evento para toda a comunidade escolar, pode surgir a dúvida: como organizar uma semana pedagógica adequadamente?


"Segundo o presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Barbosa de Camargo, com relação ao conteúdo, de forma geral, o encontro deve começar pela discussão dos grandes temas e, a seguir, elencar os desafios específicos da escola. É muito importante, ainda, ter clareza dos objetivos da Semana Pedagógica."

Siga essa sugestão de cronograma!

Sabemos que o tempo, de forma geral, é bastante escasso para realizar as reuniões que compõem o encontro. Por isso, daremos a você um exemplo de semana pedagógica condensada em apenas três dias. Assim, mesmo com pouco tempo disponível, é possível realizá-la de forma consistente e elaborar um bom planejamento para o ano letivo. É claro que, dependendo do seu caso, esse cronograma pode sofrer alterações. Porém, ele serve como referência geral para a realização de uma semana pedagógica.

Dia 1


Manhã: Boas vindas, Diagnósticos e Objetivos

Recepcione todos, dê as boas-vindas e faça as devidas apresentações. Depois, explique o contexto em que a escola se situa, como o perfil da comunidade e das famílias atendidas. Fale das regras administrativas da escola, da rotina em geral e dos novos materiais adquiridos. No passo seguinte, entregue cópias do Projeto Político Pedagógico aos participantes e apresente os diagnósticos internos e externos da escola. É importante abrir a discussão sobre os objetivos contidos no PPP. Mostre os resultados que a escola conseguiu até o momento e as próximas metas a serem atingidas. Ao final da discussão, apresente o cronograma da Semana Pedagógica com os temas que serão abordados.

Tarde: Apresentação dos projetos institucionais

Como se sabe, os projetos institucionais são aqueles em que a escola mobiliza a comunidade e as famílias dos alunos. Essas ações devem, obviamente, ser coerentes com o Projeto Político Pedagógico em andamento. Nesse momento da reunião, é preciso discutir em grupo sobre os resultados dos projetos institucionais que estão sendo realizados. Abra o debate para novas ideias também! Ouça sugestões e compare exemplos do que está sendo feito em outras escolas. Desse modo, é possível que o encontro leve a resultados interessantes e inovadores.

Dia 2


Manhã: Orientação aos professores e funcionários

É hora de passar as turmas para os professores novos. O coordenador pedagógico deve ter em mãos os devidos portfólios e mapas de aprendizagem, para orientar os docentes com base em informações registradas pelos professores das turmas nos anos anteriores.

"Para falar de classes dos últimos anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, você pode destacar professores antigos que são capazes de explicar o perfil dessas turmas e também como elas avançaram em cada uma das principais disciplinas. É uma forma de integrar todos os participantes."

Na manhã do segundo dia, enquanto o coordenador trabalha com os professores, o diretor pode aproveitar para reunir os funcionários administrativos e de apoio para reafirmar a eles a importância de cada um para o sucesso do projeto escolar.

Tarde: Plano de ensino – Parte 1

Aqui é o momento de dividir conjuntamente os conteúdos por bimestre (ou trimestre), planejar as atividades e os projetos especiais da área didática. É recomendável agrupar os professores do Ensino Fundamental por série e os do Ensino Médio por disciplina. O plano de ensino para cada docente deve ser estabelecido no projeto curricular, considerando a experiência de cada um dos professores. Mais uma vez, tudo isso deve estar de acordo com o PPP.
O acompanhamento do andamento dos trabalhos deve ser feito pelo coordenador pedagógico e pelo diretor, que devem passar de grupo em grupo. Ao final, informar que as propostas fechadas no dia deverão ser apresentadas a todos na manhã do dia seguinte.

Dia 3



Manhã: Plano de ensino – Parte 2

Nesta manhã deve ser apresentado o trabalho de todo o dia anterior, quando foram debatidos os principais pontos do plano de ensino, incluindo atividades e projetos especiais de todas as disciplinas. Essa apresentação é importante para assegurar a coerência do currículo e também a inserção de sugestões vindas de colegas dos demais grupos, que enriquecem o trabalho geral. Após as apresentações, é preciso definir com os professores o prazo final de entrega dos planos de ensino, consolidados a partir da discussão conjunta. Reforce que o trabalho de planejamento não se esgota na entrega dos planos: ele continua ao longo do ano letivo, durante as reuniões periódicas.

Tarde: Fechamento e chegada dos alunos

Esse período está reservado para um balanço das atividades da Semana Pedagógica. Abra espaço para que os professores colaborem com sugestões para melhorá-la no ano seguinte. Além disso, acerte com eles as melhores datas para a realização de reuniões periódicas de acompanhamento. Aproveite para discutir conjuntamente as melhores iniciativas para a recepção dos alunos, inclusive os novos, para que todos os integrantes do universo escolar sintam-se motivados para iniciar o ano letivo.


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