quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

GESTÃO DE TEMPO EM SALA DE AULA: COMO EXECUTAR COM SUCESSO?

Educador, confira neste artigo algumas dicas para melhorar a gestão do tempo dentro da sua sala de aula. Acompanhe.

É muito comum textos acadêmicos abordarem a falta de tempo dos estudantes para executarem as tarefas solicitadas pela escola. No entanto, pouco se lê sobre a gestão de tempo de quem educa.
Talvez porque o educador seja apenas um em salas de aula com 40, 50 alunos ou porque sugere-se que ele, como professor, saiba gerenciar suas atividades por ser considerado experiente na docência.
Para auxiliar este educador a organizar e planejar melhor a gestão do tempo em sala de aula elaboramos uma lista com algumas dicas. Vamos a elas?

Planeje as aulas com antecedência

O primeiro passo para que as aulas tenham um ritmo adequado, com início, meio e fim, o ideal é saber alguns detalhes, como: qual é o tempo total da minha aula?
Quanto tempo vou elencar para cada atividade, seja um exercício, uma discussão ou ainda uma apresentação de trabalho? Quais alternativas terei caso a aula seja interrompida com dúvidas ou algum imprevisto?
Planejamento é sinônimo de disciplina e de organização. Uma boa dica para melhorar a gestão do tempo é, dias antes do início das aulas, começar a treinar o conteúdo a ser proposto.
Cronometre o tempo de cada atividade e sempre contabilize uma possível participação dos alunos.
Outras perguntas que podemos considerar são:
  • “O que eu quero transmitir com essa aula? ”; elenque os objetivos de cada aula, isso lhe dará um norte e, caso tenha algum imprevisto, terá em mente o que precisa ser apresentado e o que pode ser retirado para atingir esses objetivos no tempo disponível.
  • “Que informação desejo levar aos alunos? ”
  • “Como posso transmitir essas informações de maneira que eles tenham interesse pelo assunto? ”.
A partir do momento que você começa a planejar as aulas, vai perceber que, ao ficar mais experiente, precisará treinar cada vez menos, conseguirá identificar melhor as necessidades da sua turma e o que pode ser feito para melhorar suas aulas. O importante é nunca parar de se aprimorar.

Use a versatilidade como aliada

Um professor pode ser ao mesmo tempo um confidente, um mestre, um amigo, um conselheiro e até um comediante, caso perceba que a aula pode ter pitadas de humor.
O mais importante é saber o momento ideal para ‘atuar’ de acordo com o roteiro, ou seja, é preciso controlar os momentos de pausa, os momentos em que os alunos participarão e os momentos em que a aula será finalizada.

Utilize ferramentas para gerir melhor o tempo

Preencher quadros complexos de horário, diários detalhados de presença e tabelas cheias de detalhes desnecessários dificultam o ritmo da aula e confundem os alunos.
Atualmente, há softwares que podem ajudar o professor a gerir o tempo em sala de aula, deixando as aulas mais dinâmicas, estimulando, também, a participação do alunos.
Essas ferramentas trabalham com algoritmos específicos, que permitem a construção de quadros de horários versáteis, que envolvem tabelas gráficas e elementos visuais, com acesso do estudante, que pode sugerir, por exemplo, conteúdos ampliados ou novas atividades.
Além disso, alguns programas envolvem a comunidade escolar, como diretores, coordenadores e outros professores. Assim, o professor ganha tempo, organiza as tarefas e interage com os vários agentes escolares.

Direcione a discussão em sala

Para evitar atropelos ou que um aluno fale mais que os outros, conduza a discussão de forma equilibrada.
Use frases do tipo “Alguém quer fazer mais um comentário? ”, “Temos tempo para mais duas intervenções” para organizar melhor as participações.
Se o educador pretende que a maioria da turma continue envolvida, ele deve exercer esse papel de mediador.
Por isso é muito importante que ele esteja atento a todas as intervenções para não perder momentos significativos, que podem levar a novas reflexões.
E então? Você já sabe como melhorar a gestão do tempo em sala de aula? Venha conhecer a Escola da Inteligência!