domingo, 14 de janeiro de 2018

NOVAS BASES PARA O RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS

Segundo Içami Tiba, psiquiatra, escritor, e outro teórico da educação infantil, “é no dia a dia que os pais aprendem como é cada filho. Para esse aprendizado, é fundamental que tenham consciência de que são os principais e insubstituíveis educadores de seus filhos”.
Içami Tiba nos apresenta o Atendimento Integral, que é um procedimento básico que cada pai e cada mãe deve aplicar a cada filho e que tem fundamental importância na formação da autoestima da criança e no desenvolvimento da relação pai e filho.
Os passos do Atendimento Integral de Içami Tiba são muito parecidos com os passos da Preparação Emocional de John Gottman, onde a empatia continua sendo fundamental.
Para o Atendimento Integral a uma criança, são cinco os passos a serem seguidos:
1) PARAR – Parar o que estiver fazendo ou pensando e dar atenção total à criança. Caso não possa parar naquele exato momento, vale colocar uma das mãos no ombro da criança enquanto diz que logo vai atendê-la. A criança deve ficar esperando ali, juntinho de você. É fundamental deixar de lado idéias preconcebidas sobre o que a criança vai falar.
2) OUVIR – É a parte racional. Os pais devem olhar no fundo dos olhos da criança, como se a ouvissem com os olhos. A criança precisa aprender a se expressar. Não se deve tentar adivinhar o que ela quer. Quando pede alguma coisa, ela está desenvolvendo sua capacidade de pensar, de formular uma pergunta e de se expressar para que outras pessoas possam compreendê-la.
3) OLHAR – É a parte instintiva. Tudo o que se percebe visualmente também tem de ser considerado para compreender a criança.
4) PENSAR – Todos os elementos percebidos, tanto visualmente quanto verbalmente, mais o sentido educativo que se queira imprimir na formação da criança, devem fazer farte da resposta a ser dada. Sentido educativo é o objetivo a ser atendido com a educação que está sendo dada.
5) AGIR – Essa ação ou resposta deve ser bem clara e objetiva, saciando o desejo e a necessidade da criança, e estimulando a autonomia e a autoestima.