Você já teve que lidar com funcionários difíceis?
Pessoas com uma personalidade difícil não concordam, geralmente, que estejam fazendo algo de errado. Elas alegam que são assim e são resistentes a mudanças.
Pessoas com uma personalidade difícil não concordam, geralmente, que estejam fazendo algo de errado. Elas alegam que são assim e são resistentes a mudanças.
O problema é que essas pessoas difíceis atrapalham o relacionamento da equipe, sua produtividade e, geralmente, causam conflitos por conta das suas atitudes.
O interessante é que essas pessoas também podem ser muito competentes e executar bem o seu trabalho, motivo pelo qual saber lidar com funcionários difíceis é uma habilidade gerencial importantíssima para o sucesso de um gestor.
Para ajudar os líderes, elaboramos uma lista com os tipos de funcionários difíceis e como lidar com cada um deles. Confira:
Quais são os tipos e como lidar com funcionários difíceis na prática?
Há diversos tipos de funcionários difíceis e você, provavelmente, já se deparou com alguns deles. Elaboramos uma lista com 6 tipos diferentes e mostraremos o que fazer para lidar com funcionários difíceis. Acompanhe!
1- Competitivo
Quem é? O funcionário competitivo é aquele que não para de buscar a meta a vencer, nem que para isso tenha que trabalhar o dobro do tempo, ferir emocionalmente os colegas, roubar ideias e prejudicar os demais.
O que fazer? Para lidar bem com esse tipo de colaborador, elimine as metas individuais e trabalhe com metas para toda a equipe. Isso mostrará a essa pessoa que ela deve trabalhar junto com os colegas para alcançar o objetivo da empresa. Depois de um período, se ele tiver percebido a importância do trabalho conjunto, é possível retomar as metas individuais.
2- Indeciso
Quem é? O indeciso é aquele que leva dias para tomar uma decisão e, quando decide, volta atrás para revisá-la mais uma vez. Ele faz isso repetidas vezes, muitas vezes, prejudicando o trabalho dos demais e atrasando mudanças importantes que devem ser feitas.
O que fazer? Sempre que esse funcionário precisar tomar alguma decisão, estabeleça um prazo para que ele entregue a solução. Com um prazo fatal, ele não terá espaço para ficar “empurrando” a decisão.
3- Questionador
Quem é? O questionador é o famoso “rebelde sem causa”. Não gosta de usar gravata e, por isso, questiona o ambiente formal da empresa. Não concorda com os prazos definidos pelo gestor e, por isso, não entrega as demandas em tempo. Pede mudança, mas não sugere o que deve ser feito nem as consequências disso.
O que fazer? É possível que essa pessoa não esteja trabalhando na melhor posição dentro da empresa. Coloque-o para trabalhar em uma função na qual os questionamentos são importantes. A título exemplificativo, esse funcionário pode trabalhar no SAC. Ele terá condições de atuar em prol do cliente para que as situações sejam resolvidas.
4- Procrastinador
Quem é? O procrastinador até entrega o que precisa no prazo, mas deixa o trabalho para última hora. Isso geralmente implica em dificuldades no dia a dia dos demais membros da equipe, já que no momento em que ele precisa da ajuda de alguém para algo, ele precisa “para ontem”. Ou seja, a falta de organização acaba tornando o trabalho de todos “urgente”.
O que fazer? Nesse tipo de situação, é necessário que o líder faça feedbacks contínuos relatando essa situação, a fim de que ele melhore com o tempo. Para que o trabalho não seja prejudicado, dê prazos mais curtos para essa pessoa, bem antes do prazo fatal, e cobre pessoalmente o cumprimento desta determinação.
5- Detalhista
Quem é? O detalhista está sempre disposto a dar explicações nos mínimos detalhes, tomando o tempo precioso do gestor e dos colegas de trabalho. Ele lista cada ponto do discurso e se preocupa em não deixar nada de fora.
O que fazer? Aqui também é importante destacar esse tipo de situação em um feedback formal. Além disso, deixe claro que você tem uma série de compromissos, assim como os demais membros da equipe, e de que as conversas durante o trabalho devem ser objetivas e sucintas.
6- Aquele que sempre faz drama:
Quem é? A pessoa que faz um drama de tudo é aquela para quem você fala qualquer coisa, desde o que fez no final de semana ou um livro bom que leu, que ela sempre encontrará algum ponto do que você falou para reclamar. O indivíduo vive lamentando e esgotando a energia de todos ao seu redor, nunca satisfeito com o que tem ou com a forma que vive.
O que fazer? Esse tipo de funcionário pode poluir o ambiente negativamente, portanto, deve ser estabelecido um limite para esse comportamento. Busque amenizar ou exterminar a postura dramática, através de conversas ou buscar o apoio da área de Recursos Humanos.
Como o líder pode se preparar para lidar com funcionários difíceis?
O líder precisa saber lidar com funcionários difíceis que afetam o dia a dia empresarial. Para melhor se preparar para enfrentar tudo isso com inteligência emocional, dar feedbacks construtivos e tomar decisões acertadas, é altamente recomendável que o líder faça um Coaching Executivo. Para esse treinamento, conte com a maior referência brasileira no assunto: a Febracis.
Temos inúmeros cursos e treinamentos que capacitam os profissionais para trabalharem com muito mais foco, autoconfiança e de maneira produtiva. A nossa dica para líderes que queiram aprimorar seus métodos e técnicas motivacionais é o curso Advanced Executive Coaching.
O Advanced Executive Coaching da Febracis confere diversos benefícios aos líderes:
- Foco em gestão de pessoas;
- Redução do desgaste com a equipe;
- Desenvolvimento das competências emocionais de liderança;
- Melhora no relacionamento da equipe; e
- Muito, muito mais!
Nós lhe ajudaremos na sua transformação em um líder de alta performance que saberá lidar com todos os tipos de funcionários difíceis.
FONTE:
FEBRACIS
FEBRACIS